Você tem um smartphone e já sabe que esses pequenos aparelhos são como pequenos computadores cheios de funções e que podemos levar para todos os lados. Já se perguntou quais são os melhores aplicativos para celular?

É certo que a definição de quais são os melhores aplicativos é algo que passa pelo gosto pessoal e pelas necessidades de cada um. Uma pessoa que não utiliza o transporte coletivo, por exemplo, não precisa de um programa que avisa os horários e itinerários de cada ônibus da cidade.

Ainda assim, achamos que é possível fazer uma lista com aqueles que figuram entre os aplicativos mais úteis e os mais populares. Dessa forma, você terá uma boa base para escolher os seus, fazendo sua avaliação quanto a que realmente é do seu interesse. Vamos lá?

1. Whatsapp

Não poderia ser diferente! O primeiro de nossa lista sobre os melhores aplicativos para celular é o whatsapp. É bem provável que você já tenha esse programa instalado em seu celular, mas vale a pena mencioná-lo assim mesmo.

O whatsapp mudou a forma como as pessoas se comunicam porque tornou a troca de mensagens de texto muito mais prática ― além de gratuita. Ainda, o aplicativo permite que conteúdos diferentes sejam compartilhados: links de notícias do dia, imagens com dizeres desejando “bom dia”, vídeos divertidos e até figurinhas.

Atualmente, o whatsapp é a forma de comunicação favorita de muitos. Até mesmo aqueles que preferem fazer ligações, às vezes, optam por mandar uma mensagem antes para se certificar da disponibilidade da pessoa ou tentar adiantar o assunto.

2. Voice recorder & Transcription

Ok, o nome é grande e em inglês e isso pode assustar, mas não se preocupe. Voice recorder & Transcription quer dizer “gravação de voz e transcrição”. Basicamente, quando acionado, este aplicativo grava o que está sendo dito e transforma em texto.

Existem diferentes utilidades para este programa. Professores e alunos de cursinhos, por exemplo, recorrem a soluções como esta para terem momentos mais importantes da aula registrados em texto. Algo que pode facilitar a consulta em um momento futuro.

Outra razão para baixar este aplicativo é gravar orientações médicas e tê-las em texto para conferir sempre que precisar tirar alguma dúvida ou se lembrar de alguma instrução. 

Áudios são muito úteis, mas se você tiver uma gravação muito longa, pode demorar a identificar a parte de maior interesse. Com o texto, você tem a possibilidade de bater o olho em uma palavra-chave e achar o trecho que contém a informação que deseja.

3. Moovit

O Moovit é um guia do transporte público. Ônibus, trens, metrôs e bicicletas, além de suas rotas são apresentadas neste que é um dos melhores aplicativos para celular.

O Moovit é indicado, sobretudo para quem não tem carro próprio ou prefere não utilizar serviços de transporte por carro. Basta selecionar o campo “para onde você quer ir?”, digitar qual é o destino desejado, clicar em “buscar rotas” e aguardar.

O aplicativo oferece diferentes resposta com base nos diferentes tipos de transporte. Você pode escolher entre eles, de acordo com sua preferência, e ainda solicitar para ser apresentado às rotas mais curtas ou às que tenham menos trocas entre o veículo e outro.

4. Guiabolso

Dinheiro é um assunto que merece nossa atenção. Isso porque, cuidar das finanças para evitar gastos desnecessários ou dívidas é importante para todos. Além do mais, é só tendo controle dos nossos gastos e receitas que podemos planejar o futuro.

Você está pensando em fazer uma viagem? Em comprar um celular? E que tal fazer aquela reforma tão sonhada em casa? Seja qual for o seu objetivo, saber o quanto você pode gastar em cada momento é o mais recomendado antes de tomar qualquer decisão.

No Guiabolso você insere informações que permitem que o aplicativo faça um resumo mensal de seus gastos. Assim, você tem um comparativo do planejamento feito com o seus extratos.

O objetivo deste programa que figura na nossa lista de melhores aplicativos para celular é ajudar você a ter mais controle de suas finanças. É possível identificar como economizar e também agendar compromissos, como o pagamento de contas, para não perder prazos e ter de pagar multas.

5. Duolingo

Você já parou para pensar que, desde o dia em que nasce, o ser humano tem a oportunidade de aprender algo novo a cada dia? Temos o costume de pensar que, depois de que nos tornamos adultos e os anos passam, já não vale a pena se preocupar com essas questões, mas não é bem assim.

Nunca é tarde e cada novo aprendizado estimula nosso cérebro e promove uma sensação de bem-estar e realização pessoal. Com isso em mente, você já pensou em aprender um idioma novo?

O Duolingo é um dos aplicativos que nos permitem aprender inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e outros. O legal é que, além de escolher o idioma de seu interesse, você pode configurar o programa de acordo com seu nível de conhecimento e com o tempo que dispõe por dia para estudar.

Os exercícios vão ajudar você a ler e escrever, ouvir e falar em outros idiomas. Legal, não acha?

6. 12 minutos

E por falar em aprender, você é daqueles que valorizam uma boa leitura? Nos dias de hoje, corridos e cheios de outras fontes de conteúdo, nem sempre conseguimos nos dedicar a todos os livros que gostaríamos, não é mesmo?

Por essa razão, o aplicativo 12 minutos pode ser uma boa opção. Ao baixar este programa, você encontra uma lista variada de livros, inclusive de best-sellers, ou seja, dos mais vendidos no Brasil e no mundo.

Basta selecionar o título de seu interesse e apertar o play. O 12 minutos é um aplicativo que apresenta o resumo em áudio de diversas obras. O nome é justamente porque esses resumos têm a duração de 12 minutos.

Sendo assim, em um curto período de tempo, você pode aprender com os pontos mais relevantes de um livro, tendo a oportunidade de ouvi-los pelo aplicativo.

7. Kekanto

O Kekanto é um guia de cidades atualizado pelos usuários. Ele figura em nossa lista de melhores aplicativos para celular porque pode ajudar você a encontrar qualquer tipo de estabelecimento que precisar.

Além de funcionar no Brasil, o Kekanto também tem informações de outros países, caso você faça viagens internacionais, como Argentina, Chile e México. Em todo caso, por meio do aplicativo você pode pesquisar por restaurantes, cafés, pontos turísticos, hotéis, lojas e mais.

Há filtros para que você informe a ocasião ― exemplo, um encontro em família ―, a faixa de preço do estabelecimento e a região de preferência. Com todos os requisitos preenchidos, você recebe sugestões acompanhadas de endereço, formas de contato, horário de funcionamento e mais.

8. Flush

Para fechar nossa lista de melhores aplicativos para celular, uma pergunta: você já conhece o Flush? Trata-se de um programa que surgiu de uma necessidade comum, mas que muita gente nunca parou para pensar que pudesse contar com uma solução assim.

Flush, em inglês, quer dizer “descarga”. Essa é uma situação que, provavelmente, acontece com todos nós pelo menos uma vez na vida: a de estar fora de casa, na rua, sentir e bexiga encher e não saber para onde correr para resolver a situação.

Ninguém merece ficar com vontade de fazer xixi sem saber quando vai encontrar um banheiro. Além disso, ter de prender o xixi e tentar ignorar a vontade pode até ser muito útil para evitar apertos, mas também pode ter consequências ruins para a saúde do trato urinário.

Então, eis a solução! Um aplicativo que ajuda você a encontrar os banheiros públicos mais próximos. O programa conta com um mapa que indica banheiros em locais públicos como restaurantes, shoppings e mais.

O que você achou da nossa lista? Deixe o seu comentário contando se você já faz uso de algum desses aplicativos ou se tem alguma sugestão para nós!