Pessoal, hoje o nosso papo definitivamente não vai cheirar bem. Humildemente nós pedimos desculpas, mas é porque o caso é grave e, portanto, a conversa é importante.

Se tem uma coisa que é extremamente desagradável, é quando o banheiro está com aquele odor insuportável que pode estar vindo do ralo do esgoto, da pia, do vaso sanitário, enfim, independentemente do local, o fato é que incomoda muito. 

No post de hoje vamos abordar os principais motivos deste problema e como se livrar dele. O diálogo hoje pode parecer um pouco nojento para você. Até entendemos, mas garantimos que será muito útil. Boa leitura!

Quais as causas de mau cheiro no banheiro

Você abriu a porta do banheiro e logo veio aquele cheiro horrível. O que dá vontade de fazer? Sair de casa? Manter a porta fechada? As opções são compreensíveis até certo ponto, mas elas não resolvem o problema. 

Neste caso, meu amigo, a única saída é encarar o problema de frente e ver o que está acontecendo. 

Com o objetivo de ajudá-lo, nós levantamos algumas possibilidades que podem provocar essa triste e mal cheirosa situação. Veja algumas delas!

Uso inadequado do vaso sanitário

Parece meio estranho dizer isso, mas existe sim o jeito certo de usar o vaso sanitário e pode acreditar que muitos ainda o utilizam da maneira errada, prejudicando seu funcionamento. 

Mas então como devo usar o vaso da minha casa? Por exemplo, jogar materiais como papel higiênico, absorvente, fio dental, fios de cabelo, entre outros restos dentro dele não é recomendado. 

O acúmulo destes materiais pode entupir a tubulação, prejudicando o escoamento de água e causando mau cheiro. 

Mau uso da pia

Sabe a regrinha do vaso que destacamos no tópico anterior? Vale também para a pia. Os fios de cabelo e outros resíduos também prejudicam a passagem da água, resultando em um odor insuportável. 

Imagine acordar de manhã e aí você vai lavar o rosto ou escovar os dentes e se depara com um cheiro insuportável na pia. Péssima forma de começar o dia e ninguém merece, né? Então fica a dica para não jogar nada no ralinho e aí seu banheiro estará sempre limpo. 

Problemas na instalação do sifão e vaso sanitário 

Além da utilização inadequada, outro fator que pode ajudar a prejudicar o funcionamento dos principais componentes do banheiro são possíveis problemas na instalação. 

Por exemplo, sabe aquela caixa logo abaixo da pia? Aquele é o sifão e ele necessita de um pouco de água em sua reserva para que funcione com eficiência. 

Caso ele esteja vazio ou com pouca quantidade de água, o mau cheiro possivelmente pode estar vindo de lá.

No que diz respeito ao vaso sanitário, ele deve estar devidamente conectado e selado, com o objetivo de evitar que o gás dos canos escape e provoque um odor forte e desagradável. 

Caso o sanitário não esteja devidamente vedado, a única solução pode ser a sua retirada para reinstalação, provocando transtorno e prejuízos para você no dia a dia. 

Cinco formas de eliminar de vez o mau cheiro do banheiro

1. Faça limpezas periódicas

Caso não exista nenhum problema nos principais equipamentos do banheiro, o caminho provavelmente será mesmo a boa e velha faxina

Além disso, vale algumas simples e boas práticas como aplicação regular de desinfetante na pia, dentro do vaso e no ralo do banheiro. Isso ajuda muito a eliminar os odores, principalmente quando não temos tempo sobrando para dar aquela geral na casa.

2. Evite o acúmulo de resíduos em vasos e pias

Como dissemos anteriormente, o entupimento de pias e vasos é um dos principais causadores de mau cheiro. 

Portanto, a não ser os dejetos que já conhecemos, nada de jogar outros objetos dentro do vaso ou da pia. Você não quer ter prejuízos com manutenção nestes equipamentos, certo? Então fica a dica! Pense nisso!

3. Use desentupidores de borracha

Recomendamos não permitir que o vaso fique entupido, mas se isso ocorrer tenha sempre em mãos um desentupidor. 

Esse simples, porém eficiente objeto, vai ajudá-lo a eliminar aquele restinho de cabelo agarrado na pia que não deixa água descer. 

No último caso, caso você não tenha um desentupidor, vale apelar para um alicate, pinça ou algo desta natureza para solucionar o problema. 

4. Deixe o vaso fechado e a janela aberta

Algumas práticas para deixar o banheiro com um cheiro minimamente aceitável são bem simples e não exigem muito esforço. 

Entre elas estão deixar o vaso fechado e o basculante aberto. Isso permite que o cheiro não se espalhe pelo ambiente, deixando o uso do local mais agradável. 

5. Utilize soluções com água, vinagre e bicarbonato de sódio

Pode acreditar que há quem diga que tais misturas surtem muito efeito na hora de desentupir pias, por exemplo. De fato, existem muitas pessoas que usam essa alternativa e costuma dar certo. 

Uma receitinha básica que indicam para as pias é misturar 500 ml de água quente, 250 ml de vinagre branco e 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

Depois você tem que despejar a mistura no ralo e esperar por 30 minutos. Na sequência, venha com água morna e ou quente para tirar os produtos e pronto. A pia estará pronta e perfeita para uso.  

Se a sua ideia é se aprofundar ainda mais em soluções de limpeza do banheiro, indicamos o post “Deixe seu banheiro super limpo com essas dicas”, que está no nosso blog. 

Conclusão

Tudo bem que o papo não foi dos mais agradáveis, mas temos certeza de que as dicas serão valiosas para seu dia a dia no seu lar doce lar, sem contar que elas evitam até possíveis prejuízos financeiros. 

A ideia do post é que você não passe mais por esse constrangimento seja na hora de receber visitas na sua casa, ou mesmo quando estiver sozinho. Afinal de contas, ninguém merece um banheiro fedido, não é mesmo? 

E aí? O que achou do nosso papo de hoje? Já passou por experiência semelhante no seu banheiro? Como você resolveu esse problema? Compartilhe sua experiência nos comentários.

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *