Já pensou em ter uma marcenaria para chamar de sua?

Pode ser que sua marcenaria em casa seja criada em razão de um hobby e da vontade de criar uma coisinha aqui e reformar outra ali. Pode ser também que se transforme em uma fonte de renda extra.

Independentemente dos seus objetivos, temos dicas sobre ferramentas para marcenaria caseira, cursos e mais. Confira!

Por que ter uma marcenaria em casa

Criar uma marcenaria em casa não é lá a coisa mais fácil do mundo. Por isso, por mais que você tenha vontade, ainda pode estar com um pé atrás.

Considerando essa possibilidade, separamos alguns benefícios que vão servir de motivos para você tomar a sua decisão de uma vez por todas. Veja:

Menos estresse e mais saúde

Trabalhos manuais têm potencial terapêutico e, por essa razão, podem ajudar você a reduzir o estresse e a ansiedade.

Não é de hoje que falamos sobre a importância de cuidar da saúde mental, não é?

Provavelmente, depois de tudo o que vivemos em 2020 ― que será um marco em nossas vidas por muito tempo ― essa importância ficou mais clara para você.

Ao focar em seus projetos de marcenaria, você vai se desligar de outras questões que possam estar desafiando sua saúde mental.

Enquanto você estiver trabalhando em seus projetos, sua mente vai aproveitar o descanso de tanta preocupação. Por isso, falamos de uma ideia que pode ajudar você a se manter mais saudável e feliz.

Poder criar coisas incríveis

Geralmente, quem pensa em ter uma marcenaria em casa é porque gosta e fica observando peças de madeira por aí, questionando como são feitas e tudo mais.

Ter o que é necessário para fazer suas próprias criações tem tudo para ser incrível. Você pode desenvolver projetos para sua casa ou para presentear pessoas queridas.

Com isso, suas criações podem melhorar a funcionalidade e a beleza de um ambiente. Sem contar que podem ser assunto para conversas com visitas e te aproximar de sua família e amigos.

Fazer uma graninha extra

Ainda, não poderíamos deixar de mencionar que você pode fazer um dinheiro extra caso decida vender suas criações.

Não precisa ser nada contínuo de forma a virar um negócio sério se você não quiser. Mas é interessante saber que a possibilidade existe!

Como montar sua marcenaria em casa

Reflexão feita, vamos às dicas que vão ajudar você a montar sua marcenaria!

Escolha o local adequado

Uma marcenaria em casa certamente não precisa ser tão grande quanto uma marcenaria comum. Isso provavelmente nem seria possível.

O que você precisa considerar ao escolher o espaço é que:

  • Você precisa de um ambiente grande o bastante para conseguir desenvolver seus projetos;
  • Você precisa de uma porta ou passagem ampla o bastante para entrar e sair com móveis ou outras peças maiores;
  • Você precisa de um lugar que tenha espaço suficiente para guardar suas ferramentas manuais;
  • Você deve escolher um ambiente coberto para não trabalhar no sol e nem ter que lidar com a chuva.

Por “grande o bastante”, entenda que um cômodo de 2×2 metros pode ser o suficiente. A questão da porta precisa ser analisada com cuidado.

Fora isso, tenha em mente que a organização é sua grande aliada e o lugar ideal pode ser uma garagem ou um quartinho que você tenha em casa, por exemplo.

Escolha as ferramentas certas

Como mencionado, as ferramentas para marcenaria que você precisa ter em casa são as manuais. Não faz sentido querer ter maquinário pesado, certo?

É fundamental que você tenha itens como:

  • Uma furadeira;
  • Um martelo;
  • Uma serra versátil como a ObaSerra.

Por falar em versatilidade, aposte nisso sempre que possível para ter um melhor custo-benefício e usar melhor o espaço da sua marcenaria em casa.

Cada tipo de projeto vai ajudar você a ir, aos poucos, equipando sua marcenaria com o que você precisa: pregos, lixas, pincéis e por aí vai.

Para começar, não se esqueça de itens de segurança como óculos de proteção, luvas, máscaras e um calçado resistente.

Por que e onde buscar orientações

Outra dica essencial para que você tenha sua marcenaria é buscar orientações confiáveis.

Aprender por conta própria pode ser uma delícia e pode dar muito certo. Entretanto, ter orientações pode fazer a diferença, poupando tempo e garantindo que você tenha sucesso com seus projetos.

No youtube, você vai encontrar vários vídeos ao estilo Faça Você Mesmo que vão te dar boas ideias e até os passos para criar várias peças de marcenaria.

Inclusive, recomendamos que você passeie por esses vídeos para ver quantas coisas incríveis você pode criar se tirar a ideia da sua marcenaria em casa do papel!

Se você quiser conquistar mais autonomia, pode ganhar mais se investir em um curso. Algo que pode ser feito por meio de plataformas de ensino online.

Essa segunda opção pode ser bem interessante porque, em muitos casos, cursos online permitem que os alunos tirem dúvidas com os professores. Algo que pode ser fundamental para quem está começando.

ObaSerra + curso de marcenaria da eduK

Já que falamos nisso, não podemos deixar de mencionar a parceria do Natal 2020 da Obabox que tem tudo para te conquistar!

Comprando a ObaSerra, você ganha acesso gratuito ao curso de marcenaria da eduK, uma das plataformas mais incríveis do país.

Na verdade, na compra de qualquer produto Obabox neste Natal você ganha acesso gratuito a 15 cursos da eduk por seis meses.

Depois desse período, se quiser continuar aprendendo, você tem um descontão de 65% para se tornar assinante da plataforma e ter acesso a mais de dois mil cursos.

Conclusão

Ter uma marcenaria em casa requer planejamento. É preciso encontrar o espaço adequado e investir na busca das ferramentas certas.

Isso não significa que a ideia não vale a pena, porém. Muito pelo contrário! Se esta é sua paixão e você quer transformá-la em hobby, analise suas possibilidades e vá em frente.

Lembre-se de que é possível ganhar um dinheiro extra e que, se você precisar de orientações para começar, existem até cursos de marcenaria online que vão te ajudar.

Se empolgou com a ideia de ter a própria marcenaria? Aproveite a oportunidade, compre sua ObaSerra e garanta acesso ao curso da eduK!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *