Sentir-se bem consigo mesmo é um direito reservado a todos. Até mesmo entre as que já estão na terceira idade, há quem busque dicas de maquiagem simples para disfarçar algumas marcas do tempo e realçar traços da própria beleza. Se identificou?

Neste post, separamos dicas que são adequadas a todas as faixas etárias, mas focamos naquelas que são mais simples e práticas pensando especialmente na maquiagem para terceira idade. Confira!

Comece com a limpeza facial

Às vezes, na correria ou na ansiedade por se arrumar logo, não damos a devida importância à limpeza do rosto antes de iniciar a maquiagem. Esse deslize, porém, pode fazer com que os produtos não se fixem bem e com que até uma maquiagem simples se torne trabalhosa.

Para a limpeza facial, existem sabonetes específicos que não agridem a pele do rosto. É interessante ter atenção à características pessoais antes de comprar o produto.

Sua pele é mais oleosa ou ressecada? É comum que pessoas da terceira idade tenham a pele mais seca, por isso, é bom evitar fórmulas que agravem essa situação, já que podem levar ao descascamento.

Na hora de secar o rosto, lembre-se de fazer movimentos delicados. É melhor pressionar a toalha do que esfregá-la pela face. O movimento mais agressivo pode machucar, além de aumentar a flacidez.

Proteja e prepare a pele para a maquiagem

Há quem ignore a recomendação de proteger a pele, mas o cuidado é sempre importante. Depois da limpeza, a principal dica de maquiagem para a terceira idade ― e para as mais jovens também ― é passar o protetor solar.

Existem no mercado protetores especiais para cada tipo de pele, assim como acontece com os sabonetes de limpeza. Além disso, você encontra uma variedade de produtos com “efeito mate”, ou seja, protetores que não deixam o rosto brilhoso ou com a aparência oleosa.

Para maquiagens simples, algumas pessoas preferem não aplicar o primer e, por isso, fica a seu critério. Caso você ainda não saiba, o primer é um produto a ser usado antes da maquiagem para ajudar na fixação e realçar as cores.

Se você optar pela aplicação do primer, lembre-se de que é preciso esperar o protetor solar secar, ser devidamente absorvido pela pele primeiro. Vale saber que alguns primers tem uma tecnologia que os permite cobrir poros abertos e suavizar linhas de expressão!

Escolha a base e o corretivo certos

Com a pele limpa, protegida e preparada, é hora de fazer a aplicação da base. Novamente, há produtos específicos para cada tipo de pele e você também deve ter atenção para escolher a cor certa.

Busque a orientação das vendedoras e, se possível, faça testes de cor para comprar a base que mais se aproxima do tom natural do seu rosto. De forma especial, na maquiagem para a terceira idade não é aconselhado o uso de bases líquidas porque essas tendem a realçar as linhas de expressão. Uma boa alternativa é a base em pó.

Os corretivos devem ser usados depois da base. Maquiagens mais complexas utilizam diferentes cores e tons do produto, cada um cumprindo um propósito para deixar o rosto impecável. Entretanto, se você está interessada em uma maquiagem simples e de efeito mais natural, aposte em apenas um corretivo para suavizar olheiras e algumas marcas.

Sabendo que olheiras tendem a ser mais escura que o restante da pele do rosto, a ideia é escolher um corretivo que seja um ou dois tons mais claro. Assim, ao aplicá-lo sobre a região, você conseguirá clareá-la e deixá-la no mesmo tom que sua face.

Cuidado com a aplicação do pó compacto

O uso do pó compacto é uma das formas de uniformizar o tom da pele e disfarçar marcas remanescentes. Entretanto, é importante saber que o uso exagerado do produto pode realçar as linhas de expressão.

Na maquiagem para a terceira idade, o uso do pó compacto é indicado apenas se necessário para reduzir a oleosidade na zona T, ou seja, testa, nariz e queijo. Caso você decida utilizar o produto, lembre-se de que também deve ter atenção à cor escolhida.

Olhos, maçã do rosto e boca

As dicas apresentadas até agora são a base para uma maquiagem simples. É neste ponto que as suas escolhas vão definir o efeito que você deseja ter, o resultado que deseja alcançar com sua make.

Pessoas mais jovens tendem a carregar mais na maquiagem dos olhos, usando diferentes tons de sombra, aplicando cílios postiços e usando um rímel para aumentar volume e comprimento. Em geral, na maquiagem para terceira idade, as escolhas tendem para um efeito mais natural.

Você certamente não precisa escolher uma sombra que seja quase do tom da sua pele. Idade não é motivo para não poder brincar com as cores! Se ater ao simples, porém, é o que lhe dá mais chances de ter uma maquiagem elegante.

A aplicação de cílios postiços pode ser complicada, sendo assim, você pode se limitar em aplicar um bom rímel. Lembre-se de que quanto mais camadas (sem exageros), mais evidentes são os efeitos do produto. Durante e logo após a aplicação, cuidado para não sujar outras áreas do rosto!

Evidenciar as maçãs do rosto é algo que interessa à maioria das mulheres. Para isso, basta aplicar um pouco de blush tendo atenção à escolha do tom certo e à quantidade do produto.

Dê preferência a tons que combinem com a sua pele e favoreçam o efeito natural. Um blush rosado confere a aparência de pele saudável, enquanto um de cor bronze pode ser mais adequado para noite.

Por fim, o batom! Opções não faltam no mercado e você tem a liberdade para escolher o que mais lhe agradar. Entretanto, a dica de maquiagem para a terceira idade é evitar tons mais escuros.

Com o passar dos anos, a tendência é que nossos lábios afinem e os batons escuros reforçam essa aparência.

Dedos ou pincéis?

Nos últimos anos, uma infinidade de pincéis diferentes surgiram no mercado. Quem adora se maquiar ou trabalha com isso, sabe bem que existem modelos diferentes para cada área do rosto, produto ou efeito desejado.

Se tudo isso parecer muito complicado ou trabalhoso, você pode simplesmente buscar a orientação das vendedoras para montar um kit básico. Lembre-se de informar a elas que tipo de produtos você usa ― o pincel para a base em pó pode ser diferente daquele para a base líquida, por exemplo.

Ainda, caso você prefira, pode usar os dedos para fazer toda a sua maquiagem. Se for essa a sua escolha, porém, limpe constantemente seus dedos com água ou lenço umedecido para evitar a mistura de produtos que pode borrar e estragar até mesmo uma maquiagem simples.

Gostou do post? Se você tiver alguma outra dica de maquiagem, compartilhe-a conosco pelos comentários!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *