Uma das coisas que mais encanta na gastronomia é a pluralidade com que ela se apresenta, respeitando as peculiaridade de cada lugar. No Brasil, isso não é diferente. Nossa culinária é muito rica e isso fica evidente quando colocamos em um só menu os mais diversos sabores regionais. 

Prova disso, é que os chefs brasileiros estão ocupando lugar de destaque na gastronomia mundial. Desde 2015, restaurantes brasileiros fazem parte do Guia Michelin, um dos maiores rankings da culinária no mundo. Isso demonstra a relevância da nossa cozinha. 

Pensando nisso, mostraremos na sequência, alguns dos maiores chefs de renome nacional e internacional. Vem comigo!

Os melhores chefs de cozinha do Brasil com estrela Michelin

Alex Atala

O chef dos restaurantes Dom, Dalva e Dito é uma figura que aparece constantemente em premiações. Ele possui duas estrelas Michelin, sendo o primeiro brasileiro a alcançar essa honraria. Além disso, o Dom já foi considerado um dos melhores restaurantes do mundo. 

Atala é conhecido por reinventar a culinária brasileira, explorando ingredientes de diversas regiões como tapioca, castanha de baru, jambu e tucupi, que dão vida a pratos autorais e super ousados. 

Outra característica dele é a preocupação em dar visibilidade para os produtores locais. Um exemplo disso é que boa parte dos insumos usados em seus pratos são trazidos da Amazônia. 

Ivan Ralston

O chef Ivan Ralston também faz parte do seleto grupo de chefs de cozinha com duas estrelas Michelin, que foram conquistadas em 2018, com o restaurante Tuju. 

O ponto forte dele está em lançar mão de técnicas inovadoras e ingredientes pouco comuns. Além disso, ele oferece essa experiência única aos seus clientes em um ambiente menos formal. 

O cardápio varia de acordo com a época do ano e tem até opções veganas. Fica a dica para as vieiras com abóbora marinada no yuzu e algas e a moqueca de cavaquinha e vegetais. 

Felipe Bronze

A cidade maravilhosa do Rio de Janeiro também está no hall da fama da gastronomia. O chef Felipe Bronze, que comanda o restaurante Oro, também é mais um bicampeão brasileiro do Michelin, conquistando duas estrelas, respectivamente em 2015 e 2018. 

O perfil deles segue a linha de uma cozinha brasileira de vanguarda, que é feita no fogo. O Oro tem basicamente dois menus, que são servidos de acordo com a sazonalidade dos ingredientes. Por fim, a brasa entra como a grande protagonista na elaboração dos pratos. 

Jun Sakamoto

Nós também arrasamos quando o assunto é culinária oriental. Prova disso é o restaurante de Jun Sakamoto, que traz o mesmo nome do proprietário. 

Estabelecimento ótimo para quem adora ou pretende se aventurar pelas delícias da culinária japonesa. No menu, você poderá degustar os já conhecidos sushis e sashimis, além de pratos exclusivos que trazem a assinatura do chefe. 

Além disso, outro diferencial é que, em grupos pequenos de pessoas, ele abre a sua cozinha e mostra alguns segredos do processo de preparação. 

Helena Rizzo

Você achou que não teria a presença feminina entre os premiados do Michelin? Engano seu! Helena Rizzo, chef que comanda o Maní, é a única mulher brasileira a ser agraciada com essa condecoração. 

Ela explora uma culinária variada, inclusive com opções vegetarianas. No restaurante dela, é possível encontrar cardápios mais acessíveis, com sugestões de almoço entre terça e sexta-feira. 

Alberto Landgraf

Mais um restaurante carioca de renome é o Oteque, comandado pelo chef Alberto Landgraf. Ele conquistou a medalha Michelin em 2019. 

O chef paraense explora em seu menu alguns ingredientes mais comuns nas regiões norte e nordeste. Se você estiver a passeio no Rio e quiser conhecer o restaurante, a dica é experimentar as vieiras com leite de castanha e tangerinas e a pescada com mandioquinha e creme de legumes. 

Edson Yamashita

Quem também esbanja talento quando o assunto é culinária japonesa é o chef e sushiman Edson Yamashita, dono do restaurante Ryo Gastronomia. 

Ele inaugurou o seu restaurante em 2016 e segue o conceito kaiseki, que consiste em oferecer o menu do dia, acompanhado de pratos frios e quentes e uma sobremesa. 

Uma característica marcante do chef é a apresentação dos pratos, sempre impecáveis em beleza, que complementam o sabor irresistível. 

Os melhores nomes da cozinha ao redor do mundo

Daniela Soto-Innes

Daniela é chefe do restaurante Cosme, que fica em Nova York, e foi considerada a melhor cozinheira do mundo pela revista britânica Restaurant, uma das principais publicações do gênero, em 2019. 

Seu restaurante recebeu elogios até do ex-presidente norte americano Barack Obama, que elogiou a carne de pato e o guacamole vermelho. Ela é vista como uma chef que revolucionou a culinária mexicana, trazendo pratos autorais, respeitando a sazonalidade dos ingredientes. 

Além disso, outra característica marcante de Daniela é o seu entusiasmo e empatia com os clientes. 

Ana Ros

Considerada uma das melhores chefs do mundo, Ana Ros é ainda mais popular por causa de sua participação no seriado Chef’s Table, da Netflix. 

Seu restaurante, o Hisa Franko, fica em uma região da Eslovênia governada por comunistas há décadas. 

Se você espera literalmente autenticidade em uma culinária, esse é o lugar, já que o estilo de Ana é pouco convencional. Basicamente, consiste em pegar os ingredientes mais adequados para a época do ano, combinar os sabores e não ter medo de arriscar. 

Anne-Sophie Pic

Essa mulher construiu um império gastronômico ao longo de sua carreira. Atualmente, ela possui oito ótimos restaurantes, que passam pelos maravilhosos bistrôs até os incríveis points gastronômicos. 

Característica marcante da sua cozinha está na manutenção das raízes da culinária francesa, mas também na exploração de outros sabores, o que resulta em um menu autêntico e que proporciona uma experiência incrível para quem tem a oportunidade de apreciar.   

Conclusão

O post de hoje tem a proposta de mostrar quem são os chefs de cozinha que dão o que falar no Brasil e no mundo. Você gosta de gastronomia ou está pensando em se aventurar pelo mundo da culinária? 

Não se esqueça de que, para isso, é essencial investir em utensílios como panelas e frigideiras, que farão toda a diferença no sabor da sua comida. Então entre agora mesmo no link e confira a linha chef da Obabox. 

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *