No começo, o acúmulo de sujeira nas paredes de casa vai passando despercebido. Até que a gente bate o olho em uma área que nos chama a atenção e pensa “preciso descobrir como limpar parede suja”.

Às vezes, é a poeira que vai se acumulando. Em outras, são as marcas de mão, intencionais ou não, que revelam que a parede já não está tão limpa quanto antes. Seja qual for o motivo, é possível reverter essa situação.

A limpeza de um ambiente, incluindo suas paredes, certamente melhora o aspecto do local. Esse, porém, não é o único benefício: a limpeza também afasta alergias e doenças respiratórias!

 1. Saiba qual o tipo de tinta de sua parede

A primeira informação que você precisa buscar para descobrir como limpar parede é que tipo de tinta foi usada na superfície em questão. As mais comuns são:

  • Tinta à base de água. Tende a desbotar com mais facilidade e, por isso, é importante evitar esfregá-la com esponjas ou usar muita água. O ideal é usar um pano úmido e, se necessário, um pouco de detergente neutro;
  • Tinta acrílica lavável. Essa é uma tinta que permite a você lavar a parede sem se preocupar tanto com os danos à tinta. É certo que, para isso, é importante evitar produtos muito abrasivos;
  • Tinta fosca. Pode ser lavada ou limpa com o auxílio de uma esponja, sendo preciso cuidado para não exagerar no uso da força e acabar danificando a superfície.

Esse pequeno guia vai ajudar você a tomar as melhores decisões para limpar a parede suja em sua casa;

2. Use vinagre para limpezas profundas

Se você nunca limpou as paredes de casa, pode ser necessário começar com uma limpeza profunda. Se você considerar que ainda não precisa de uma medida mais poderosa, guarde essa dica para outro momento.

Em todo caso, a dica é usar vinagre branco: um poderoso aliado da limpeza doméstica e que provavelmente tem mais usos do que você imagina! Você vai precisar de oito colheres de sopa de vinagre branco para dois litros de água morna, ou outra mistura seguindo a mesma proporção.

Aplique a mistura nas áreas manchadas com auxílio de um pano ou uma esponja macia. Após a remoção da sujeira, seque a área com outro pano para evitar manchas;

3. Aposte no detergente neutro para limpeza leve

Para limpar a parede da sujeira do dia a dia, o procedimento é outro. Para uma limpeza mais leve, você vai precisar de água, um pano branco macio, uma esponja e um pouco de detergente neutro.

Os passos são os seguintes: primeiro, umedeça o pano branco e passe na parede. Se isso não for suficiente para remover a sujeira, aplique algumas gotas de detergente na parede e esfregue levemente com a esponja.

É importante fazer movimentos na horizontal ou na vertical, evitando realizar movimentos circulares com a esponja. Uma vez que a sujeira for removida, seque a área com o auxílio de um pano;

 4. Tire marcas pés e mãos com sabonete branco

“Ixi, alguém deixou uma ‘mãozona’ lá na parede!”. Já ouviu ou fez um comentário desse tipo? Eventualmente, alguém acaba mesmo colocando a mão suja na parede e deixando uma marca por lá.

Em casas com crianças, é também muito comum encontrar marcas de pés que são consequência das brincadeiras despretensiosas dos pequenos.

Seja qual for o motivo, a dica para tirar marcas de mãos e pés e limpar as paredes é usar um pouco de água, uma bucha macia e um sabonete branco. Basta passar o sabonete no lado mais macio da bucha, molhar com água e esfregar a parede levemente.

Lembre-se de seguir a dica já mencionada de evitar movimentos circulares e pronto! Na sequência, você pode secar a área com um pano macio;

 5. Remova manchas de gordura com bicarbonato

O bicarbonato de sódio é outro grande aliado da limpeza doméstica e agora você vai descobrir como utilizá-lo para limpar parede suja de gordura.

Misture um pouco do bicarbonato com um pouco de água morna para formar uma pastinha. Avalie a quantidade necessária com base no tamanho da mancha que está em sua parede.

Utilize o lado macio de uma esponja seca para aplicar a pasta sobre a mancha e esfregue sem exagerar na força. Um pano branco macio também pode ser usado para essa finalidade. Depois, basta retirar os resíduos do produto com o auxílio de um pano;

6. Livre-se das marcas de giz e canetinha com pasta de dente

Pais, avós e outros parentes próximos estão sujeitos a se deparar com as “artes” que as crianças eventualmente fazem nas paredes de casa usando giz de cera ou canetinha. Respira fundo e nada de desespero!

Para limpar a parede, você tem duas opções, sendo a primeira aplicar pasta de dente e esfregar o local com o auxílio de um lenço umedecido. Parece estranho, mas costuma funcionar.

A outra é recorrer à pastinha de bicarbonato que ensinamos na dica anterior e aplicá-la com uma esponja macia para remover os riscos e desenhos;

7. Saiba como limpar papel de parede

E se não estivermos falando de tinta e sim de papel de parede? Esse material também precisa passar por limpezas para evitar o acúmulo de poeira e manter o aspecto de limpo e novo.

Assim, nossa dica para limpar a parede nesse caso é começar passando um aspirador de pó ou um pano por toda a parede, algo que pode ser feito com o auxílio de um rodo.

Em seguida, misture um pouco de detergente neutro em água morna ou, se o acabamento do papel de parede for de vinil, um pouco de vinagre branco em água morna.

Umedeça um pano ou esponja macia na mistura e aplique em toda a superfície delicadamente. Prefira movimentos verticais ou horizontais;

8. Evite produtos químicos

Por fim, mas não menos importante, evite produtos químicos. O aviso é especial para limpadores multiuso, solventes, removedores ou qualquer outro que for mais abrasivo.

Esses produtos tendem a manchar a parede, modificando sua cor. Em casos mais graves, podem até acabar removendo a pintura ao invés de simplesmente limpar a parede suja!

É a primeira vez que você vai limpar parede? Antes de espalhar as misturas por toda superfície, teste primeiro em uma área ou mancha específica e confira o resultado antes de continuar. Assim, você se certifica de que tudo vai sair como desejado.

Quer ajuda para limpar paredes mais resistentes ou de azulejo? Conheça a ObaSpin, a escova elétrica de limpeza da Obabox!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *