Pode ser que isso nunca tenha passado pela sua cabeça, mas sabia que limpar o celular é uma boa ideia? Talvez você tenha o hábito de passar a camiseta na tela para tirar as marcas de dedo, mas isso não é tudo.

No dia a dia, seu aparelho tem contato frequente com o óleo natural que seu corpo elimina através dos dedos. Além disso, estamos sempre pegando no celular com a mão suja. Quem é que nunca conferiu as mensagens enquanto comia um pouco de pipoca?

Ainda, exposto ao tempo e aos resíduos que carregamos no bolso e nas bolsas, os aparelhos acumulam muita sujeira. Não vamos nem aprofundar na questão das bactérias que se multiplicam, sobretudo se você leva o celular para o banheiro!

Se essas breves reflexões são o bastante para que você se interesse em descobrir como limpar seu celular moderno, siga em frente e boa leitura!

1. Conheça seu aparelho

Existem aparelhos no mercado que têm uma boa certificação contra a água, ou seja, são resistentes à água. É o caso, por exemplo, do iPhone XS e do Galaxy S9. Outros, porém, não possuem essa certificação.

Informar-se sobre isso, algo que pode ser feito buscando dados do aparelho pelo manual ou pela internet, é importante para que você saiba quais procedimentos pode seguir para limpar o celular sem danificá-lo.

2. Use pano úmido para limpar a tela

Se você não conseguir encontrar nenhuma informação sobre o seu celular ou simplesmente quiser simplificar a tarefa, pode optar por limpar a tela com um pano úmido.

Para seguir essa dica, evite exageros e deixe o tecido apenas levemente umedecido. É indicado ainda deixar uma parte seca ou ter outro pano consigo para secar o aparelho e finalizar o processo de limpeza.

Alguns fabricantes recomendam a utilização de um pano de microfibra, mas se você não tiver um desses, pode optar por outro que seja macio para evitar arranhões.

3. Tenha álcool isopropílico ou lenço umedecido

Se você descobrir que seu aparelho é mais resistente à água, pode investir em uma mistura de água destilada e álcool isopropílico para limpar o aparelho. Vale borrifar diretamente na tela e na parte traseira ou, se considerar mais seguro, umedecer o pano e passá-lo no aparelho.

A mistura também pode ser aplicada a um cotonete visando limpar os cantinhos do celular onde é comum que a sujeira se acumule.

Outra dica de como limpar celular é utilizar um lenço umedecido para bebês ou para a face ― por terem compostos menos agressivos ― visando retirar sujeiras que somente o pano umedecido com água não é capaz de retirar. Um problema comum causado pela nossa oleosidade natural.

4. Elimine resíduos com uma escova de dentes

Se o aparelho nunca tiver passado por um processo de limpeza, é provável que tenha muitos resíduos acumulados nos cantinhos.

Nesse caso, antes de passar pano ou qualquer outra substância líquida, vale tentar retirar o sujeira seca com o auxílio de uma escova de dentes velha. É preciso ter cuidado para não exagerar na força e a ideia é usar as cerdas para “cutucar” os resíduos que se agarram nas junções do aparelho.

Pode parecer inusitado, mas essa é uma boa dica para você que está descobrindo como limpar celular. Você pode, inclusive, guardar a mesma escova para limpezas futuras.

5. Use palitos de dentes para ajudar na limpeza

Outra opção para tirar a sujeira que se agarra nos cantinhos e junções, assim como nos “furinhos” do alto-falante e saída de som do aparelho é usar palitos de dente.

Tudo que você precisa fazer é passar as pontinhas do palito nesses locais para remover a sujeira. A mesma dica do cuidado com o excesso de força vale. Ao longo do processo, talvez você compreenda porque algumas pessoas consideram que limpar celular com palito de dente é prazeroso!

6. Dê um banho de luz ultravioleta

Se, por algum motivo, você tem luz ultravioleta em casa, saiba que pode usá-la para limpar seu celular. Se você ficou incomodado com a breve reflexão que fizemos sobre as bactérias que se acumulam no aparelho, pode até querer providenciar uma luz dessa.

É que o banho de luz ultravioleta ajuda a matar certos tipos de bactéria, o que pode ser uma boa ideia caso você tenha mais tempo disponível para essa limpeza ou ache muito importante se livrar do máximo de micro-organismos possível.

Dicas extras para conservar o celular (mais) limpo

O celular é um aparelho de uso diário e, para muitas pessoas, de uso quase constante. É simplesmente impossível mantê-lo perfeitamente limpo, por mais dedicação que você coloque nessa tarefa.

A principal recomendação é que você se lembre de limpar o celular regularmente. Não precisa fazer isso todo e dia e, certamente, não precisa repetir todos os processos a cada semana. É provável que você identifique as medidas necessárias a cada momento.

Antes de finalizar, porém, temos algumas dicas que vão ajudar você a conservar seu aparelho mais limpo. Confira:

7. Use e mantenha a capinha limpa

Pode acontecer, sobretudo quando o modelo do celular é novo no mercado, mas é difícil encontrar um aparelho que não tenha uma capinha disponível para compra.

O sucesso dos smartphones impulsionou todo um mercado de capinhas protetoras, existindo vários materiais e estilos no mercado. Encontre um que proteja bem seu aparelho e seja agradável ao seu gosto e utilize-o.

Além de usar a capinha, é importante se lembrar de limpá-la. Algumas capinhas são feitas de silicone ou algum tipo de borracha e podem, inclusive, tomar banho de água e sabão para eliminar sujeiras.

Essa limpeza é importante porque partículas de poeira e até cílios podem conseguir passar pelo espacinho entre a capinha e o aparelho. Eventualmente, a sujeira se transfere de um para o outro e é isso que desejamos evitar!

8. Use e troque a película esporadicamente

As películas que protegem a tela dos celulares são muito indicadas para proteger contra arranhões e quedas. Chega um momento, porém, em que convém trocá-las. O tempo de vida útil dessas películas varia de acordo com o material e com os cuidados que o dono tem com o próprio aparelho.

De tempos em tempos, é bom substituir a película antiga por uma película nova para se livrar de sujeiras mais resistentes e, claro, de algumas bactérias que estejam se acumulando por ali.

9. Evite pegar o celular com as mãos muito sujas

A gente sabe que, muitas vezes, é difícil evitar pegar o celular com as mãos muito sujas.

Se você está na cozinha temperando a carne e uma ligação importante chega, talvez você não vá querer parar para lavar as mãos antes de atender, preferindo apenas esfregá-las no pano de prato. Coisas assim acontecem!

Sempre que possível, porém, retire o excesso do que quer que esteja nas suas mãos antes de manusear o aparelho. Isso também vai facilitar a tarefa da próxima vez que você for limpar o celular.

O que você achou do post? Deixe um comentário contando sua própria dica para a limpeza do celular!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *