Você sabe como limpar banheiro? Sabe MESMO? O banheiro é uma das áreas da casa que mais gostamos de ver brilhando, até porque isso nos faz sentir mais à vontade.

Entretanto, deixar o banheiro como um brinco não é das tarefas mais fáceis, tampouco das mais agradáveis. Por essa razão, acreditamos que toda dica que é bem-vinda e esperamos que as que selecionamos para este post possam ajudar você. Confira!

Comece retirando objetos

A primeira coisa que você deve fazer para limpar o banheiro é prepará-lo. Isso significa tirar todos os objetos que possam atrapalhar ou ser danificados durante o processo.

Toalhas, pisos, lixeiras devem sair. E se sua ideia é lavar a bancada da pia e não simplesmente passar um pano, lembre-se também de tirar objetos que estejam acomodados em cima dela.

É recomendável que você retire os objetos mesmo nos dias em que decidir tirar só o grosso da sujeira, ou seja, quando seu objetivo não for a de fazer uma faxina mais completa. Dessa forma, você evita que produtos químicos respinguem e deixem marcas nos objetos.

Faça a limpeza dos azulejos

Uma vez que você já tiver retirado os objetos do local, pode se preparar para começar a limpeza dos azulejos. Para tanto, há quem prefira produtos que encontramos prontos nos supermercados e há quem prefira usar misturinhas limpa banheiro.

Comece molhando as paredes de azulejo, algo que pode ser feito com o auxílio de um balde pequeno ou uma espécie de caneca de plástico usada apenas na limpeza. Em seguida, esfregue-os. Usar produtos específicos pode poupar tempo e garantir que sujeiras presas no rejunte sejam mais facilmente eliminadas.

Entretanto, se você preferir usar uma mistura caseira para limpar o banheiro pode apostar no vinagre branco com bicarbonato. Para tanto, siga a receita: misture 1/2 xícara de bicarbonato de sódio com 1/2 xícara de vinagre e coloque essa mistura em um borrifador.

Borrife sobre o local ― o uso é recomendado para tirar aquela sujeira que fica agarrada entre os azulejos ― e aguarde 10 minutos. Depois desse tempo, limpe o local com água e o auxílio de uma esponja. Pronto!

Passe para o box

Com os azulejos limpos é hora de partir para o box. Se tem uma coisa que nós aprendemos quando começamos a limpar banheiro é que o box tende a acumular gordura. É o óleo da sujeira corporal misturado ao de produtos como shampoos e condicionadores.

Para a limpeza, você pode usar uma bucha macia com um pouco de detergente neutro e água de morna para quente ― cuidado para não se queimar. Esfregue o box por dentro e por fora e enxágue até retirar toda a espuma. Se perceber que alguma área ainda acumula gordura, repita a operação até obter o resultado desejado.

Depois, uma boa dica é secar o box e aplicar uma camada fina de lustra móveis com um pano macio. Essa camada fina, que vai se secar naturalmente, vai ajudar a repelir a água no dia a dia, evitando que a gordura se acumule novamente.

Caso você prefira, lembre-se de que existem no mercado produtos específicos para a limpeza do box que desengorduram, dão brilho e também criam uma camada protetora na superfície.

Higienize o vaso sanitário

Para fazer a higienização do vaso sanitário, que tal mais uma dica de misturinha limpa banheiro? Você só vai precisar de água sanitária e detergente para criar uma mistura potente!

Durante toda a limpeza do banheiro, o uso de luvas de borracha é recomendado. Caso você prefira não utilizá-las o tempo todo, é recomendável que o faça ao menos quando for higienizar o vaso.

A mistura deve ser usada, com o auxílio de uma bucha, para limpar o lado de fora do vaso. Cuidado, se o tampo for de madeira, evite molhá-lo, sobretudo com produtos químicos para não danificá-lo.

Já na hora de limpar a área interna, espalhe e esfregue a mistura com o auxílio de uma escova própria para esse fim. Ainda, se a escova for usada regularmente, vale despejar um pouco mais da mistura dentro do vaso e deixar a escova de molho por alguns minutos para desinfectá-la.

Depois de tudo isso, basta enxaguar a parte externa e dar uma descarga para remover a misturinha da parte interna.

Faça a limpeza da pia

O material da pia é bem similar, quando não o mesmo, do material do vaso sanitário. Por isso, se desejar, você pode usar a mesma misturinha limpa banheiro. Entretanto, recomenda-se que você use outra bucha por questão de higiene.

Migre para as superfícies

Para limpar a bancada, outra dica interessante é misturar água, vinagre branco e bicarbonato de sódio em um borrifador. Já percebeu como o bicarbonato é um aliado da limpeza doméstica? 

A mistura limpa, desinfeta e remove sujeiras persistentes. Depois, basta jogar água para remover os resíduos e a mistura e, claro, secar a superfície.

Caso você prefira, pode apenas passar um pano úmido ou com algum produto específico para fazer a limpeza sem precisar molhar tudo!

Passe para o espelho

No dia a dia, acabamos sujando o espelho do banheiro com respingos de água ou de produtos que usamos na higiene pessoal. Isso deixa manchas que, além de prejudicarem a visualização, têm um aspecto ruim.

Livrar-se desse problema é algo simples. Primeiro, o indicado é usar um pano seco para remover a poeira e depois um pano umedecido com álcool ou com produtos próprios para a limpeza de vidros.

Não se esqueça dos ralos

Limpar os ralos é sempre muito importante para evitar o acúmulo de odores. Em geral, um banheiro tem dois: um dentro do box, junto ao chuveiro e outro perto da pia ou do vaso.

A primeira dica é limpá-los com água sanitária ou detergente e esfregar com uma escova resistente para remover resíduos que estejam grudados. Em seguida, vale jogar um pouco de vinagre branco para neutralizar os odores.

Temos ainda mais uma dica que deve ser seguida somente quando você terminar de limpar o banheiro todo: colocar bolinhas de naftalina dentro dos ralos. Isso vai ajudar a manter os insetos longe e evitar sua proliferação.

Finalize limpando o chão

Caso você detecte a presença de lodo no chão, utilize a misturinha limpa banheiro de bicarbonato de sódio e água quente e, com o auxílio de uma escova de cerdas duras, esfregue o local.

Esse problema costuma acontecer dentro da área do box. Com isso em mente, lembre-se de limpar o chão nessa região antes de fazer a limpeza do box em si. Do contrário, você terá que lidar com respingos e refazer seu trabalho.

Quando não há lodo em parte alguma, a melhor dica é esfregar o chão do banheiro com água e sabão ou com água e um produto de limpeza de sua preferência. Depois você vai precisar enxaguar e puxar a água.

Há quem ainda opte por finalizar passando pano no piso ao invés de deixá-lo secar naturalmente. Se seu banheiro não tem janelas ou uma circulação de ar ruim, secá-lo manualmente é a melhor solução.

Com tudo terminado, basta retornar com os objetos para os seus devidos lugares!

As dicas foram úteis? Então, confira mais uma: conheça a ObaSpin, a escova giratória da Obabox que vai tornar a limpeza dos azulejos, piso e pia muito mais simples e rápida!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *