Cada vez mais iniciativas privadas e públicas estão investindo em atividades de lazer para idosos. Como a cada ano a população da terceira idade cresce no mundo, fica claro a necessidade de investir não apenas na saúde dessas pessoas, mas em lazer e cultura para idosos e no bem estar deles

Por isso, se você veio até esse texto buscando encontrar as principais dicas para se divertir na melhor idade, você veio até o lugar certo. Preparamos esse texto especialmente para te ajudar nesse assunto. 

Esperamos que você tenha uma excelente leitura e muita diversão!

Lazer e cultura para idosos: É saudável se divertir!

Em estudo recente publicado pelo Scientific Reports, foi apontado que boa parte das pessoas de mais idade passam tempo demais assistindo televisão, o que traz sérios riscos para a memória. 

Já as atividades que acontecem fora de casa, longe da televisão, como passeios culturais que colocam o idoso em contato com lazer e qualidade de vida, trazem maiores estímulos para as atividades de rotina dessas pessoas. 

Em pesquisa com mais de 3.500 idosos, foi apontados que os que assistiam televisão por cerca de 4 horas ao dia tinham declínio de quase 10% da memória, dificultando a armazenagem de informações e dados importantes. 

Enquanto àqueles que saíam de cada para poder se distrair com atividades ligadas à cultura, lazer e até esportes tinham resultados melhores e conseguiram retardar a perda de memória em boa parte dos casos. 

Sabe-se que muitas iniciativas do governo têm o objetivo de trazer melhorias para a qualidade de vida de idosos. Algumas pagas e outras gratuitas, o que não falta é opção para levantar do sofá e começar a mudar a vida de maneira gratificante e prazerosa. 

Pensando nisso e para te ajudar nessa mudança de rotina, separamos alguns locais onde você pode encontrar essas iniciativas e começar de imediato as atividades. Confira abaixo.

Espaço de lazer para idosos

Saiba agora um pouco mais das nossas dicas e o que você pode fazer para trazer uma revolução (positiva) na sua vida, aproveitando o melhor que ela reserva. 

1º – Use a internet a seu favor

A internet é uma ferramenta essencial para encontrar informações hoje em dia. É claro que é tanta informação que qualquer pessoa pode ficar perdida. Mas que não seja por isso, se houver dificuldades, você sempre pode contar com a ajuda de alguém que possa esclarecer uma dúvida. 

Na própria internet é bastante simples encontrar informações sobre atividades que acontecem em praias, clubes, praças e espaços especiais em trazer lazer e cultura para idosos. Isso faz com que você saiba onde ir e não perca mais tempo para mudar de vida.

2º – Atividades físicas 

Não é todo mundo que gosta de exercitar, mas se esse não for o seu caso, as atividades podem te ajudar e muito a manter a saúde em dia e uma mente sã. Algumas iniciativas do governo da região costumam trazer atividades leves para praças e praias de forma gratuita para as pessoas da terceira idade.

Para se informar, basta acessar a internet e verificar onde essas atividades acontecem e se estão perto da sua residência. 

3º – Academias, ginásios e clubes

Além das atividades físicas, esses espaços também podem oferecer outras atividades mais leves e que estimulem a mente. Por meio de competições e outras atividades em grupo, como a dança, o idoso tem a chance de conhecer pessoas e viver uma vida saudável em comunidade. 

4º – Vamos viajar?

Provavelmente as viagens são as atividades preferidas entre pessoas de qualquer idade. Mas viajar tem um gostinho todo especial quando se está na melhor idade: aproveitar o caminho até o destino, conhecer pessoas novas, se despreocupar… É tanta coisa boa que nem dá para colocar por aqui. 

Mas não podemos esquecer de uma coisa: se você está com a preocupação que o dinheiro está curto demais para conseguir um passeio, talvez seu receio acaba aqui. Iniciativas do governo visam garantir cerca de 50% do valor total da passagem para viagens interestaduais. 

Além disso, planos e pacotes de viagens em companhias de viagem também trazem descontos especiais. Não deixe de se informar e realizar o seu sonho.

5º – Que tal aprender um pouco mais?

Se você adora se informar e não quer parar no tempo, começar um curso pode ser uma ótima ideia para poder se divertir. Além dos descontos que também são possíveis de encontrar para pessoas da terceira idade, nada consegue substituir a emoção de se desafiar, aprender algo novo e avançar em um novo estudo cada a dia. 

Sem contar que dependendo do curso, é possível encontrar outras atividades, como grupos de leitura e atividades que possam estimular ainda mais a mente e a satisfação pessoal. 

Mais motivos para te convencer que é possível se divertir na melhor idade

Se você ainda não se convenceu que muitas atividades podem te ajudar e muito na sua qualidade de vida, separamos mais algumas razões para te ajudar a pensar um pouco mais nisso. 

  • Ajuda a diminuir os sintomas da depressão e/ou ansiedade;
  • Solidão nunca mais! Crie novos amigos e aproveite o dia ao lado deles;
  • A vergonha vai ficar para trás: Atividades podem ajudar você a se comunicar;
  • Coordenação motora nos trinques: Se exercitar e fazer qualquer tipo de atividade te ajuda a realizar movimentos com menos dificuldade;
  • Memória de elefante: Melhore a sua memória e lembre-se dos melhores momentos da sua vida

Quer mais? Confira mais atividades de lazer para idosos

Quem disse que para envelhecer com saúde é preciso ficar apenas dentro de casa esperando o tempo passar? Isso é coisa do passado! Existem diversas atividades que podem ser praticadas de forma saudável pela melhor idade e que podem melhorar de forma substancial a sua vida. 

Se você quer conferir algumas dessas atividades, o texto Envelhecer com saúde: confira 6 ótimas atividades para idosos! pode te ajudar. 

Desejamos uma leitura excelente!

A verdade é que a diversão começa na terceira idade

Dar o primeiro passo pode ser um dos mais difíceis, ainda mais quando se há costumes que há muito tempo estão presentes na vida. Mas isso não significa que é impossível mudar. 

As atividades para a terceira ajuda vem para trazer um novo olhar para idosos de que é possível estar feliz e satisfeito com medidas simples, mas que fazem uma grande diferença em suas vidas. 

Se você sente que chegou o seu tempo de mudar de vida, não espere mais. Você pode desbravar o mundo, se quiser, basta começar. 

Gostou desse texto? Se você deseja saber mais sobre como manter uma vida boa e saudável e se aproveitando ao máximo com alegria e diversão, não deixe de acompanhar nossos outros posts que sempre preparamos para você.

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *