Você liga a TV em um programa, série ou filme norte-americano ou europeu, de repente, vê gente falando de lava-louças ou usando esse eletrodoméstico. Te parece legal?

Aqui no Brasil, ter uma máquina lava-louças não é como como ter uma máquina de lavar roupas, por exemplo. Entretanto, o item está à venda em muitas lojas e há quem faça boa propaganda a respeito.

Neste post, vamos ajudar você a descobrir se vale a pena investir na compra de uma lava-louças para a sua casa. Acompanhe!

Um “geralzão” sobre a lava-louças

O nome desse eletrodoméstico é autoexplicativo, não acha? Falamos de uma máquina que pode ser usada para lavar a louça do dia a dia, quase sempre substituindo a lavagem à mão, feita na pia.

Quase sempre porque, é preciso ressaltar, nem todo utensílio de cozinha pode ir ao lava-louças, mas é cada vez mais comum que os itens sejam adequados a esse tipo de lavagem.

Existem lava-louças compactas e outras maiores, como acontece com máquinas de lavar roupas, secadoras e outros. Algo que, geralmente, está relacionado com a capacidade das lavadoras, com o volume de água e energia consumidos.

Além disso, existem máquinas lava-louças de chão, de embutir e até de pia. Essa última, certamente tende a ser um modelo menor que dá conta de um volume também menor de itens por vez.

Como é comum com outros eletrodomésticos, pode haver variação de funções e de características de um modelo de lava-louças para o outro. Por isso, analise com atenção e, se possível, confira avaliações de usuários.

Por não ser um eletrodoméstico tão comum em nosso dia a dia, quanto mais informações e feedbacks buscar, mais chances terá de fazer uma escolha segura e não se arrepender.

Principais vantagens da lava-louças

Mesmo sem ter usado uma máquina de lavar louças, é provável que você já conheça alguma de suas vantagens e tenha dúvida a respeito de outras. Assim, vamos as principais delas: 

Economia de tempo

Sejamos sinceros, ninguém gosta de ver uma pilha de louças sujas se formando na cozinha, não é mesmo? Acontece que às vezes falta tempo e às vezes falta disposição.

Com uma lava-louça, você economiza tempo porque basta colocar os itens na máquina, dar os comandos e a limpeza é feita por você.

Bom, é bem verdade que, antes de colocar os itens na máquina, você vai precisar limpar os restos de comida, mas é bem provável que você já tenha esse hábito!

Outro ponto positivo é que pratos, panelas, talheres e outros utensílios que possam ir ao lava-louças saem limpos e secos. Depois disso, é só guardar tudo no devido lugar.

Economia de água

A maioria das máquinas lava-louças é bastante eficiente e isso significa que um volume menor de água é gasto para limpar todos os itens em comparação a uma lavagem feita manualmente.

É claro que o nível da economia vai variar com base em diferentes fatores. Um deles, é a forma como você lava suas louças no dia a dia.

Tem gente, sem pensar muito no meio ambiente e nem no próprio bolso, lava as louças com a torneira aberta o tempo todo. Ui! Por sua vez, tem gente que tem mais cuidado e faz o possível para evitar o desperdício. 

A economia de água desses dois perfis de pessoa vai ser diferente quando uma lava-louças passar a fazer parte da rotina.

Além do mais, é preciso lembrar que a forma de uso da máquina também vai influenciar. O mais interessante é juntar certo volume de itens para aproveitar bem a água na lavagem ao invés de acionar a lava-louças sempre que alguma coisinha se sujar.

Limpeza mais eficiente

Em geral, o uso deste eletrodoméstico demanda o uso de um sabão para lava-louças que é mais concentrado do que os detergentes que temos o costume de usar na lavagem a mão.

Assim, o que queremos que você saiba é que o sabão próprio para uso em lava-louças garante uma limpeza mais eficiente. Além de te poupar do esforço, a máquina tende a fazer um serviço mais bem-feito. Parece ótimo!

Economia de energia

Para fechar nossa lista de vantagens, saiba que os modelos mais modernos de lava-louças tendem a ser energeticamente mais eficientes. O que pode representar uma economia de energia.

Aquela regra de juntar louça para economizar água também se aplica aqui. Então, se você usar sua máquina de forma estratégica, tendo um modelo mais eficiente, pode mesmo reduzir o valor da sua conta no fim do mês.

Principais desvantagens da lava-louças

Nem tudo são flores e bolas de sabão coloridas no universo das máquinas de lavar louça. Em outras palavras, desvantagens também existem e você precisa conhecê-las antes de fazer sua compra.

Investimento alto

A compra de uma máquina lava-louças pode representar um investimento alto em um primeiro momento. Um custo que você só vai deixar de sentir depois que terminar de pagar as parcelas.

É claro que, se você comprar uma lava-louças pequena ou escolher um modelo mais em conta que te atenda bem, o impacto no seu orçamento vai ser menor.

De qualquer forma, estamos falando de um eletrodoméstico e, por si só, essa informação deve servir para te lembrar que os preços não costumam ser baixinhos.

Restrições de uso

Lembra-se de que dissemos que a lava-louças quase sempre substitui a lavagem a mão? Pois é, é que nem todos os utensílios estão preparados para serem limpos por uma máquina.

Por isso, pode ser preciso que você vá substituindo itens de cozinha pouco a pouco, o que significa fazer novos investimentos. Ou que simplesmente aprenda a lidar com essa questão para evitar gastos desnecessários.

Quanto a isso, sempre confira as instruções dos fabricantes para não ter problemas. Se você lavar uma colher de pau na lava-louças, a máquina vai ficar bem, mas a colher pode se estragar rapidamente.

Necessidade de juntar louças

Tanto para economizar água quanto para economizar energia, o mais recomendado é usar a capacidade máxima da máquina lava-louças.

Em alguns casos, a lava-louças pode nem funcionar se estiver vazia demais!

Assim, você vai precisar se adaptar porque, enquanto espera as louças se juntarem, pode precisar de um utensílio limpo que ainda está na espera da lavagem.

Eventualmente, pode ser que você precise recorrer à pia para driblar essa espera.

Economia de energia

Sim, nós sabemos que apresentamos esse fator entre as vantagens, mas há um motivo para que apareça também entre as desvantagens.

A questão é que nem toda lava-louças é realmente eficiente. Assim, pode ser que o gasto com a energia em sua casa aumente, ainda que seja compensado pela economia com a água.

Em todo caso, é importante que você tenha clareza quanto a isso para não se frustrar depois.

Vale a pena ou não ter uma lava-louças?

Se você está aí pensando que vamos deixar você responder a essa pergunta por conta própria… acertou! Tudo vai depender do seu perfil e da sua necessidade.

Por exemplo, se você não suporta a ideia de ter que juntar louça para lavar, não vai lidar bem com uma máquina lava-louça. Por outro lado, se sente que essa espera não é nada demais, pode colher as vantagens do eletrodoméstico.

Da mesma forma, se você mora só ou se divide a casa com apenas uma pessoa, a lava-louça pode ter um custo-benefício ruim. Em contrapartida, se há mais gente e sempre um bom volume de louças para lavar, a máquina pode ser uma verdadeira mão na roda.

Por fim, não se esqueça de considerar o espaço disponível em sua cozinha e, claro, o seu orçamento.

Gostou do post? Compartilhe com outras pessoas que têm interesse em comprar uma lava-louças. Quem sabe alguém te ajuda a tomar uma decisão!

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *