Para você que está na melhor idade, em vários momentos é um pouco chato ter que ficar pedindo ajuda para usar o seu smartphone, não é mesmo? Muitas vezes é um sobrinho ou um filho que não pode auxiliá-lo, o que acaba tornando sua vida mais difícil na hora de usar o seu telefone. Neste contexto, é que surgem tecnologias facilitadoras como os launchers. 

Este mecanismo é capaz de deixar sua interatividade com o celular mais fácil e agradável, viabilizando para você maior independência para fazer várias coisas com o telefone que são comuns como tirar uma selfie e mandar para um amigo, fazer uma chamada de vídeo para seu neto querido e executar transações bancárias. 

Ficou curioso em saber mais sobre esta ferramenta? Vem com a gente que vamos contar tudo sobre ela.

Boa leitura!

Afinal o que é esse tal de launcher?

Launcher, que ao pé da letra significa lançador, é um tipo de aplicativo que altera a disposição dos apps no seu smartphone, mudando assim a interface do usuário, deixando ela com visual mais atrativo para facilitar a navegação. 

Isso permite organizar os atalhos, widgets e aplicativos, além de configurar comandos com movimentos de dedos, tornando mais fácil o acesso à ferramentas, otimizando o uso e a execução de tarefas comuns ao nosso dia a dia. 

Mas esse sistema é aberto para qualquer celular?  Os launchers são acessíveis a vários sistemas operacionais, marcas e versões de telefone. Entretanto, para quem tem Android, que é um software mais aberto, existem launchers externos certificados pela Google, que caem como uma luva para customizar seu smartphone. 

Por que preciso do launcher na minha vida? 

Imagine que você quer ter um telefone mais moderno, mas tem medo de adquirir o produto, porque acha que o elevado número de funcionalidades dele podem confundi-lo ainda mais, fazendo com que o que deveria ser solução, se torne um problema. 

Quando pensamos que, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), apenas 24,7% dos idosos tem acesso à internet no Brasil, observamos que o percentual é bem baixo, o que dificulta o acompanhamento das transformações tecnológicas por parte deles. 

Esse inexpressivo número acaba fomentando ainda mais a exclusão destas pessoas do mundo virtual, fazendo com que elas se sintam inseguras. 

Neste contexto, o launcher faz toda a diferença delas, não só por oferecer um layout moderno que possibilita integração dos serviços e personalização do visual, mas também por fazer com que as pessoas se sintam partes de um processo de revolução tecnológica, fato que impacta positivamente no bem-estar e autoestima delas. 

Veja cinco opções de launcher que facilitarão o uso do seu smartphone

1. Nova Launcher

Esse é um modelo adaptado para Android e seus desenvolvedores estão sempre acompanhando as melhores tendências do mercado, com o objetivo de sempre aperfeiçoar o produto, proporcionando a melhor experiência ao cliente. 

O grande atrativo do Nova definitivamente é a sua capacidade de personalização às necessidades das pessoas. Ele permite optar por pacotes de ícones que são capazes de substituir todo os atalhos do telefone.

Outra vantagem dele é a sua configuração que é bem ajustável a diversas versões de telefone e já fica disponível para uso logo após ser definido como o launcher padrão do celular. 

2. Lawnchair

Se você possui os aparelhos da Android mais antigos, não se preocupe. Existe launcher para o seu telefone também. Trata-se do Lawnchair, pode parecer trocadilho com o nome, mas não é. O fato é que ele cai como uma luva para aparelhos com layout personalizado de suas respectivas marcas. 

O sistema dele é baseado nas configurações dos smartphones padrões da Google, o que o faz ser uma versão mais próxima do Android, não exigindo ter que alterar estruturas da versão original. 

Mesmo estando bem conectado a modelos de aparelhos mais antigos, o Lawnchair ainda traz para o usuário algumas funcionalidades dos celulares mais novos como os pontinhos de notificações dos aplicativos e integração com o leque de opções de atividades do Google.

Além disso, ele possibilita inserir temas visuais na tela e oferece recurso de backup das configurações. 

3. Microsoft Launcher

Para quem curte ter na tela do celular as funcionalidades similares a de um PC, fica a dica para o Microsoft Launcher, app elaborado pela desenvolvedora da Windows que viabiliza maior integração com as outras funções do sistema operacional.

Ele também pode ser personalizado na parte visual e ainda permite ter acesso à notícias, agenda de compromisso e anotações diversas na sua tela. 

Outro atrativo é a possibilidade de poder usar a plataforma de papel de parede do Bing, recurso bem bacana para quem gosta das imagens da tela de bloqueio do Windows e quer ter a mesma experiência no celular. 

4. Poco Launcher

Também uma ótima opção para quem busca personalização dos ícones é o Poco Launcher que, além de ter funcionalidades customizadas, não abre mão de proporcionar uma agradável experiência para quem o utiliza. 

Além disso, ele tem uma opção bem legal que consiste em agrupar os ícones da lista de apps por cores e organizá-los por pastas e subcategorias. 

5. Lean Launcher

Trata-se de uma alternativa bem leve e os temas podem ser alterados de acordo com as cores do papel de parede. Ainda falando em tonalidades, ele suporta vários efeitos, mas sem se desapegar totalmente do layout do Android original.

Ele também permite personalizar gestos como arrastar levemente um dedo para abaixo para abrir as notificações, dois para visualizar as configurações e dois cliques para bloquear a tela. 

Para quem tem a necessidade de deixar mais visível as funções na tela, é possível alterar cor e tamanho dos ícones e personalizar o botão “Home” na tela inicial.

Conclusão

O objetivo do post de hoje é mostrar que os celulares para idosos podem ser muito funcionais para quem usa, por meio de mecanismos como os launchers, que fazem toda a diferença, no que diz respeito a proporcionar uma experiência agradável e inclusiva no ambiente digital. Quer saber mais sobre os aparelhos adaptados para quem está na melhor idade?

Acesse o post “Descubra o que é celular para idoso!”, que está no nosso blog.

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *