Lar para idosos pode parecer a mesma definição para asilo e casas de apoio para idoso. Porém, quando se entende um pouco sobre o assunto, pode-se notar que essas definições podem estar longe de serem a mesma coisa. 

Mas como ninguém precisa saber sobre tudo, nós acreditamos que um texto para explicar um pouco mais sobre o assunto seria o ideal para te ajudar a desvendar mais sobre essas definições. 

Esperamos que a leitura abaixo te ajude. 

Lar para idosos: O que é?

O lar para idosos, também conhecido como casa de repouso, é um lugar que possui infraestrutura suficiente para conseguir promover o bem estar de pessoas de mais idade. 

Funcionando como uma moradia, a casa de repouso é uma instituição voltada a idosos, tanto dependentes quanto independentes, que precisam de assistência e cuidados especializados. Recebendo acompanhamento contínuo, além de controle adequado para cada necessidade que possuam, por meio de profissionais da área da saúde.

O lar de idosos também conta com atividades para que idosos possam ter uma melhor qualidade de vida e tranquilidade para aproveitarem o tempo que necessitarem dos serviços que o lar dispõe. 

Existem alguns lares que funcionam como verdadeiras pousadas e hotéis com o objetivo de trazer ao idoso a sensação de que ele está sendo cuidado, mas também aproveitando o melhor da vida. 

E o asilo?

Quando falamos sobre asilo é comum a nossa mente ir direto para lugares onde há certo descuido com as necessidades de pessoas, sejam elas mais idosas, mas também de qualquer idade. 

É importante lembrar que quando conhecemos a definição da palavra “asilo” a mesma nos traz o significado que asilo significa “abrigar”, ainda mais em momentos de extrema necessidade. Você, provavelmente, já deve ter ouvido falar sobre “asilo político” e outras definições para asilo como uma medida de proteção a um indivíduo. 

Os antigos asilos para idosos eram conhecidos por reunirem em boa parte das vezes histórias de senhores e senhoras por todo o mundo que eram deixados nessas unidades e até esquecidos pela família. 

Não se pode mentir que ainda há algumas unidades espalhadas pelo mundo afora que ainda possuem em suas unidades histórias assim, mas o que se vê nos dias de hoje é que cada vez mais idosos estão tendo autonomia para decidir o que é melhor para eles.

A qualidade de vida vem melhorando gradativamente e situações tristes como as de asilos do passado estão ficando cada vez mais para trás. 

Existe um receio ainda grande por parte de pessoas da melhor idade em passarem por situações de abandono, o que traz resistência para que conheçam as casas de repouso e o que elas oferecem. 

Entretanto, é necessário paciência e respeitar a vontade de quem já fez tanto pela sociedade. A casa de repouso não funciona como uma prisão, mas sim como uma medida de assistência, carinho e cuidado. 

Avaliando um bom lar para idosos

Para avaliar um bom lar para idosos, é necessário levar alguns requisitos em consideração. Além de uma boa comodidade, conforto nas acomodações e respeito de funcionários e profissionais, atividades que mantenham o idoso ativo ajudando a melhorar as suas funções cognitivas são essenciais para fazer uma escolha final sobre o lar. 

Atividades são essenciais para promover o bem estar para idosos. Algumas delas e que podem ser encontradas em casas de repouso são:

  • Ginástica moderada;
  • Atividades em grupo;
  • Terapia;
  • Psicólogo;
  • Meditação;
  • Musicoterapia;
  • Dentista;
  • Fisioterapia;
  • Podologia;
  • Culinária
  • Serviços de beleza;
  • Oficinas;
  • Passeios e festas

Incluindo todas essas atividades, um aparato médico e especializado é necessário no local no caso de emergências e pronto socorro. 

Profissionais 

Profissionais da saúde devem ser devidamente credenciados e registrados pelo órgão responsável por garantir um serviço de qualidade de médicos e enfermeiros. 

É extremamente importante que quando o idoso passa a fazer parte do lar para idosos, a família saiba constantemente sobre como ele está sendo tratado e se ele se sente bem. Além disso, se os profissionais são atenciosos, solícitos e estão prontos para atender as demandas. 

O feedback permitirá que tanto o idoso quanto a família possam dar continuidade ao processo com a casa de repouso e se a mesma está ajudando que todos se sintam confortáveis com seus serviços oferecidos.

Quem pode ficar no lar?

Idosos a partir dos 60 anos podem fazer parte de casas de repouso. Lembrando que essa é uma decisão que deve partir da família e também de quem fará parte da casa.

O lar de idosos permite que as visitas aconteçam sempre que possível. Em algumas, a família também pode solicitar o videomonitoramento para saber como andam os cuidados com o idoso e para casos de emergência. 

Gratuito ou pago?

Boa parte das casas de repouso são pagas e variam de acordo com a idade da pessoa e os serviços que ela necessita ou deseja obter. 

Existem também algumas casas de repouso gratuitas mantidas pelo governo e outras que recebem incentivos por meio de caridade. 

Pagas ou gratuitas, as casas de repouso podem ser encontradas de forma rápida. Muitas possuem sites explicativos com o que é oferecido dentro da instituição. Confira a partir da localização de sua região. 

Mais sobre qualidade de vida

Manter uma vida saudável na terceira idade pode ser uma verdadeiro desafio. São tantas questões para se lidar como desconfortos no corpo e locomoção que muitas vezes pode dar até um desânimo em começar a mudar de vida com o pé direito. 

Porém, para não deixar que o desânimo pegue você, resolvemos indicar um texto que pode ajudar dando aquele estímulo para você começar hoje a mudar a sua rotina e ter uma vida melhor. Para a sua leitura, indicamos o nosso post Não se esqueça: exercícios para manter o cérebro saudável.

Desejamos que você aproveite a leitura!

Casa de repouso ou espaço para idosos? Escolha o que faz bem!

Quando se chega na melhor idade é comum achar que as coisas que eram feitas antes e que traziam felicidade vão ter que ficar para trás. Porém, isso não é verdade. 

Para que se tenha uma vida saudável em qualquer idade, antes de tudo é necessário fazer o que traz bem estar e felicidade. Seja em uma casa de repouso ou dentro do próprio lar, opte sempre pelo conforto e por um coração tranquilo.

Se você gostou desse texto e ele te ajudou a entender mais sobre o que é o lar de idosos, não deixe de comentar e compartilhar esse texto com quem precisa.

Share:

1 Comment

  • Rejane Maria do Carmo, 3 de janeiro de 2021 @ 13:51 Reply

    O meu pai é cegy e mora sozinho em um hotel precisamos de uma casa de repouso pra que ele tenha cuidados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *