Você já pensou em exercitar seu cérebro para aprimorar sua capacidade cognitiva? Manter a mente ativa e “afiada” traz uma série de benefícios e é algo que pode ser feito por meio de jogos de raciocínio lógico.

Para este post, separamos jogos à moda antiga que não dependem do uso de um computador ou dispositivo móvel, mas demos atenção especial àqueles que estão há poucos cliques de distância em sua loja de aplicativos.

Siga em frente com a leitura para conhecer suas opções e prepare-se para turbinar seu cérebro!

1. Cubo Mágico

O Cubo Mágico pode parecer uma simples brincadeira, mas é preciso pensar e desenvolver estratégias para conseguir com que cada face do grande cubo tenha uma cor diferente.

Também chamado de Cubo de Rubik em uma homenagem ao seu criador, o arquiteto Erño Rubik, a brincadeira é um jogo de raciocínio porque demanda a análise de movimentos e o planejamento de estratégias para que o objetivo seja alcançado.

Um ponto positivo é que o Cubo Mágico não precisa de internet para funcionar. Assim, pode ser visto como uma alternativa para momentos em que você estiver sem acesso à uma conexão de internet ou que preferir se desligar um pouco do uso de dispositivos eletrônicos.

2. Sudoku

Outra alternativa de jogo de raciocínio lógico para quem não quer ou não pode usar a internet é o Sudoku. Bem, hoje em dia é fácil encontrar aplicativos de Sudoku, mas o passatempo se popularizou ainda na época de sucesso das revistinhas impressas vendidas nas bancas de revista.

Ainda é possível encontrar revistas inteiras de Sudoku com testes de nível fácil, intermediário, difícil ou muito difícil. Em todos os casos, no jogo clássico, há um grande quadrado dentro do qual se encontram outros nove quadrados menores contendo nove células cada um.

O objetivo do jogo é distribuir os números de um a nove pelas células, garantindo que não haja repetições dentro dos quadrados menores, tampouco na mesma linha ou coluna. Algo que requer atenção e bom raciocínio.

Ao optar por jogar Sudoku no papel, você evita dicas que muitos aplicativos desse jogo dão de forma espontânea ou oferecem, caso o jogador se veja em uma encruzilhada. Assim, a versão tradicional tende a ser mais desafiadora!

3. Letroca

Partindo para os jogos de raciocínio para Android e iOS, começamos com o Letroca, um jogo para quem quer afiar o vocabulário e estimular a mente a trabalhar de modo mais ágil.

Uma série de letras é apresentada para que o jogador encontre o maior número de palavras possível fazendo combinações entre essas letras. Pode parecer fácil, mas a mente nem sempre identifica as possibilidades da forma como imaginamos que vai acontecer.

Além do mais, existem quatro modos do Letroca, sendo o zen o único que não conta com um timer para pressionar o jogador a pensar rapidamente. Os outros modos são starts, clássico e metade.

4. Sumoo

O Sumoo é jogo de raciocínio lógico e matemática que fica mais difícil à medida que o jogador obtém resultados corretos, mostrando-se preparado para um novo desafio.

Neste aplicativo, quadrados com números aleatórios são mostrados e o jogador precisa conectar quadrados adjacentes (posicionados ao lado, acima, abaixo ou diagonalmente) para que sua soma seja equivalente ao valor solicitado na tela.

Para tornar as coisas mais interessantes, o Sumoo tem contagem regressiva e conta também com um modo multiplayer que permite que mais de uma pessoa jogue ao mesmo tempo.

5. Monument Valley

No Monument Valley, o jogador precisa alterar a arquitetura de estruturas e objetos que são apresentados na tela para criar um caminho pelo qual a princesa Ida consegue andar: em linha reta e sem bifurcações.

Assim sendo, trata-se de um jogo de raciocínio lógico porque é preciso analisar as possibilidades para executar os movimentos corretos, evitando que a princesa fique presa. O objetivo é conseguir que ela chegue sã e salva ao seu destino.

6. Yellow

O Yellow é um jogo de raciocínio que conta com 50 enigmas que precisam ser resolvidos para que a tela do dispositivo vá, pouco a pouco, sendo pintada de amarelo.

O Yellow exige foco, sobretudo porque o nível dos enigmas varia de forma aleatória. Em outras palavras, o jogo não começa fácil e vai aumentando o grau de dificuldade e sim intercalando os níveis de exigência de forma a surpreender o jogador.

7. Lumosity

O Lumosity é um aplicativo que apresenta diferentes opções entre jogos de raciocínio lógico, memória ou agilidade na tomada de decisões.

O mais interessante é que o app conta com uma espécie de inventário de habilidades que serve para que seus pontos fracos ou habilidades que demandam melhorias sejam identificadas.

É com base nesse inventário que o Lumosity desenvolve um treino para que você consiga se aprimorar. Considerando essa proposta, o aplicativo também oferece um histórico de dados para que você possa acompanhar e avaliar a sua própria evolução.

8. Peak

Se você gostou da ideia de ter um treinamento amplo em um mesmo aplicativo, o Peak é uma opção bastante interessante. Seus jogos de raciocínio, memória, agilidade mental e linguagem foram desenvolvidos com base em pesquisas científicas e educacionais.

A proposta é apresentar jogos inteligentes e o Peak chama muita atenção por oferecer uma análise completa do desempenho e evolução do jogador.

Pelo aplicativo, você tem acesso a comparativos, mapas cerebrais e gráficos separados por categoria.

9. Skillz

Skillz é um jogo de raciocínio lógico que aposta na diversão para promover o desenvolvimento da memória e da agilidade do pensamento. Segundo seus criadores, o aplicativo também ajuda o usuário a testar seus reflexos.

Aos poucos, o jogador vai se tornando mais preciso para diferenciar cores e resolver enigmas que envolvem habilidade visual e dedução lógica para chegar a respostas que, em um primeiro momento, podem parecer “impossíveis” ou sem sentido.

Um ponto interessante é que os desafios podem envolver múltiplos jogadores, sendo eles outras pessoas que estejam conectados à plataforma ou amigos que tenham sido convidados para o desafio.

Gostou do post? Conta pra gente se você já conhecia algum desses jogos ou se tem outra sugestão para quem está em busca de aprimorar o raciocínio lógico!

Share:

1 Comment

  • Anônimo, 25 de junho de 2020 @ 07:40 Reply

    👏👏👏 Excelentes dicas para interagir com a família nesse momento tão difícil para todos nós. Amei as dicas 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *