Você já ouviu falar sobre AI (Artificial Intelligence)? A Inteligência Artificial, também conhecida como IA, está fazendo parte da vida de não só muitos brasileiros, mas também de muitas pessoas ao redor do globo. 

Cada vez mais esse tipo de tecnologia vem fazendo parte de campos como da ciência, da saúde e até de melhorias a serem implantadas nos próximos anos para cada cidadão comum no mundo. 

Se esse conceito ainda está um pouco superficial para você, leia o texto que preparamos sobre o assunto e saiba mais. 

Desejamos uma excelente leitura!

O que é a Inteligência Artificial?

Pode parecer recente, mas o termo Inteligência Artificial não é tão novo quanto parece. A primeira vez que a expressão surgiu foi em 1956 por meio do professor John McCarthy quando se referia à capacidade que máquinas poderiam ter ao resolverem problemas que até então só eram solucionados por humanos

Ao longo do tempo esse conceito continuou com a mesma essência, ou seja, viabilizar que máquinas assumissem cada vez mais conceitos inteligentes para poder pensar como nós, seres humanos. Isso tudo por meio da lógica. 

A Inteligência Artificial não se trata apenas de armazenar um conjunto de dados e informações para que uma máquina replique exatamente, mas sim para que ela aplique e seja autônoma em sua tomada de decisões. 

Além disso, com máquinas cada vez mais inteligente, esse processo permite também que elas aprendam, evoluindo e alcançando patamares de informação ainda maiores do que de um cérebro humano. 

Com o avanço da tecnologia, robôs e máquinas ficam cada vez mais rápidas em interpretarem dados e informações para tomarem uma decisão. Inclusive, é possível perceber que há tempos as pessoas já interagem com elas. 

Quer um exemplo? Pagar o estacionamento no caixa eletrônico. O caixa é capaz de reconhecer o valor a ser pago, além do tipo de cédula em dinheiro que recebeu para viabilizar o troco. Isso é Inteligência Artificial. 

É claro que esse é um exemplo simples. Existem milhares de outros que chegam a níveis extraordinários onde a interação vem se tornando cada vez mais próxima da humana. Países como a China e o Japão vem investindo cada vez mais nessas tecnologias e exportando para o mundo inteiro. 

Então, quer dizer a IA está em tudo?

Sim. A Inteligência Artificial vem se tornando cada vez mais comum no nosso cotidiano. Só para você ter uma ideia, se você utilizar um comando de voz do seu telefone para poder ligar para um vizinho, isso também é inteligência artificial. 

A IA tem um objetivo claro de facilitar a vida de pessoas e trazer ainda mais avanços para que o ser humano consiga evoluir ainda mais em suas descobertas, mas é claro que a implementação desse tipo de tecnologia levantar questionamentos. 

Um desses questionamentos se refere à profissões que podem acabar por conta de profissionais serem substituídos por máquinas. É o caso do exemplo que demos sobre o caixa eletrônico. Há anos atrás era comum encontrar uma pessoa que era responsável por receber o pagamento do estacionamento, mas hoje não mais. 

A resposta que é recebida para esse tipo de questão é que com o avanço tecnológico, as pessoas terão oportunidade de avançar em suas profissões e partirem para funções mais complexas. Mas certeza disso apenas teremos na prática. 

A Inteligência Artificial também nutre o propósito de sofisticar boa parte dos métodos e meios, além dos hábitos que as pessoas possuem para facilitar. Porém, não apenas isso, mas personalizar cada vez mais a tecnologia para cada tipo de pessoa, seja ela física ou jurídica. 

O fato é que a IA vem sim trazendo grandes oportunidades para a vida das pessoas. Uma das principais beneficiadas é a área da medicina que vem recebendo cada vez mais incentivos para aliar conhecimentos médicos aos novos procedimentos cirúrgicos guiados pela Inteligência Artificial. 

Quais são as principais tendências?

Só para você ter ainda mais ideia da dimensão do assunto que estamos falando, é estimado até o ano de 2025, usar esse tipo de tecnologia apenas no setor saúde movimenta cerca de 34 bilhões de dólares. A fonte é da Revista Exame, que ainda traz mais informações sobre o assunto. 

Você quer ver mais? Não apenas a área da saúde está recebendo investimentos altos, como as próprias redes sociais que estão se sofisticando a cada dia para conseguirem captar por meio do comportamento dos usuários nas redes o que precisam, o que procuram e quais são as suas principais necessidades. 

Todos esses dados geram informações que serão transformados em novos produtos e serviços cada vez mais avançados para nutrir consumidores e futuros clientes. 

E se você ainda acha que essa realidade ainda está muito longe de você, precisamos lhe informar que ela está mais próxima do que imagina. 

Se você já ligou para a central da sua operadora para fazer alguma reclamação ou tirar alguma dúvida, deve ter notado que estava falando com uma espécie de gravação. Porém, era uma gravação que te fazia perguntas e te orientava, correto? Isso também é Inteligência Artificial e ela chegou para ficar. 

A Era Digital é uma realidade para todas as pessoas, principalmente para as que consomem produtos e serviços diariamente. 

Então, seja bem-vindo(a) à modernidade, se acomode no seu assento e acompanhe as próximas notícias e avanços que a tecnologia trará nos próximos anos. 

Mais sobre praticidade e tecnologia

Não é de hoje que a tecnologia vem ganhando cada vez mais a atenção de pessoas ao redor do mundo. Não importa a idade que você tenha, você provavelmente já deve ter algum artefato tecnológico fazendo parte da comodidade do seu lar. 

O Bluetooth também faz parte dessa grande revolução. Por isso, o nosso objetivo aqui é falar um pouco sobre ele e explicar as facilidades que ele traz para a vida de muitas pessoas. 

Para isso, indicamos a leitura do texto O que é bluetooth? Como funciona essa tecnologia? para que você saiba tudo sobre o assunto. 

Esperamos que tenha uma boa leitura!

Gostou desse conteúdo? Então, nos ajude compartilhando esse texto em suas redes sociais para que mais pessoas saibam um pouco mais sobre a temática da inteligência artificial.