Ouvir música faz bem e tocar pode trazer ainda mais benefícios, mas o custo pode ser elevado e, por vezes, a saída é comprar instrumentos musicais usados. Você tem experiência quanto a isso?

A compra de um usado cai bem para quem vai começar a tocar um instrumento e tem medo de não gostar e se arrepender de ter pagado caro. Funciona também para quem quer ou precisa economizar, considerando que o preço de um instrumento musical novo pode mesmo ser salgado.

Se você se encaixa em uma dessas realidades ou tem ainda uma outra justificativa, temos algumas dicas para que você participe do mercado de compra e venda de instrumentos musicais usados. Confira!

Instrumento usado pode ser muito bom, mas… 

Sabemos que algo usado pode ter danos, mas se as condições estiverem boas, algo que você precisa ter em mente é que instrumentos musicais usados não ficam defasados e podem manter um bom nível de qualidade apesar do uso.

É algo bem diferente daquilo que acontece, por exemplo, com smartphones ou notebooks. Sim, é uma comparação que mistura bastante as coisas, mas ajuda bem a entender as coisas.

A questão é que a forma como o instrumento foi usado e conservado vai implicar em sua qualidade e durabilidade e isso não é algo sempre tão fácil de avaliar.

Ao comprar um instrumento musical novo, sobretudo um de reconhecida qualidade, você tem mais garantia de que terá esse instrumento por um bom tempo. Ao comprar um instrumento usado, você pode acabar perdendo essa garantia por não conseguir analisar o nível de cuidado do antigo dono.

Com isso, saiba que compra e venda de instrumentos usados não acontece à toa, é possível encontrar boas opções, mas nada que seja 100% garantido, ok? Ao dizer isso, não queremos que você desista de comprar um usado, apenas que tenha consciência de que é preciso avaliar sua situação.

Se possível, compre pessoalmente

Quem toca às vezes tem o instrumento musical como uma extensão de si mesmo. Se formos romantizar a situação, vamos dizer a você que não faz sentido comprar algo que vai se tornar um novo membro do seu corpo sem poder avaliar ao vivo e a cores antes.

Sendo mais racionais, o que queremos dizer é que é muito interessante poder ver e tocar em um instrumento musical antes de comprá-lo. Isso porque pessoalmente é mais fácil analisar as características e procurar por defeitos que sejam empecilhos reais para uma boa experiência.

Falamos em empecilhos reais porque uma guitarra cuja aparência esteja um pouco danificada pode seguir sendo uma boa opção para quem quer comprar instrumentos musicais usados. Arranhões contam histórias e, muitas vezes, nada mais do que isso!

Temos clareza, porém, de que comprar pessoalmente nem sempre é possível. Então, tente buscar primeiro por instrumentos vendidos em sua região para, quem sabe, conseguir vê-los antes de bater o martelo.

Caso nada disso esteja ao seu alcance, considere que muitas lojas e vendedores online têm boa credibilidade, basta pesquisar. Além disso, vale conversar com o vendedor e buscar o máximo de informações antes de comprar pela internet.

Peça ajuda antes de comprar

Você esteve pesquisando no mercado de compra e venda de instrumentos usados, encontrou algo que parece estar em bom estado e com um preço que cabe no seu bolso. Ótimo, mas não pare por aí!

O que todo vendedor quer é fechar uma venda, por isso, se você não conhece o bastante pode cair na lábia ou simplesmente se deixar levar por informações que não sabe avaliar direito.

Até mesmo pessoalmente, caso você não tenha tanta noção sobre o instrumento musical de seu interesse ainda, você pode gostar do que vê sem ter noção de que algo pode estar errado.

Por isso, peça ajuda. Se você conhece alguém que toca e pode te acompanhar até à loja, convide essa pessoa. Se vai fazer uma compra online, mande os links dos instrumentos que encontrar e peça auxílio.

A pessoa que entende mais sobre o instrumento musical vai te ajudar a avaliar a qualidade, a identificar sinais de problemas e até a analisar se o preço é justo e se a compra vale a pena.

Toque o instrumento musical

Certamente, se você comprar um instrumento musical usado pela internet, a dica de tocá-lo antes de fechar a compra é impraticável, mas não deixe de acompanhar o que temos a dizer.

Tocar um instrumento é uma das melhores formas de identificar eventuais defeitos e problemas. Por isso, essa orientação é válida até mesmo caso você acabe comprando um instrumento musical novinho em folha!

Instrumentos novos têm garantia e você pode solicitar a troca ou o reparo caso identifique algum problema. Com instrumentos usados a situação é mais difícil, mas pode ser possível solicitar um período de devolução ao vendedor.

Ainda não sabe tocar? Tenha em mente a dica anterior e peça ajuda. Busque alguém que possa fazer isso por você e te ajudar com essa etapa.

Considere consultar um luthier

Se você chegou a este post porque te bateu a vontade de comprar um instrumento musical usado, mas você nunca se aventurou no universo da música antes, pode nem saber o que é um luthier ainda. Calma que a gente explica!

O luthier é um profissional que trabalha com construção, conserto, manutenção e limpeza de instrumentos. Por isso, o luthier é capacitado para fazer uma avaliação e orientar você na hora de comprar um instrumento musical usado.

Esse profissional vai ser capaz de identificar defeitos que talvez você não veria. Ainda, mesmo que não exista nenhum problema, o que é ótimo, o luthier pode te dizer se há algum ajuste a ser feito e se o instrumento vai ter um bom tempo de vida útil pela frente.

Com isso, você também pode ter uma avaliação mais adequada sobre o valor que está sendo pedido no mercado de compra e venda de instrumentos usados.

A dica final, portanto, é para que você inclua o custo da consultoria dada pelo luthier em seus cálculos para que o serviço e a compra caibam em seu orçamento.

Esperamos que essas dicas ajudem você a fazer uma boa compra!

Gostou do post? Confira também nossas 6 dicas para você aprender a tocar um instrumento!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *