“Pode deixar que eu mando pra você no ‘zap’!”.

Você já se perguntou quando foi que as ligações e mensagens de texto foram substituídas por este aplicativo que mudou a vida de pessoas de todas as gerações? Bom, o que importa mesmo é saber como instalar whatsapp no celular.

Nos tempos de hoje, programas como o whatsapp fazem parte da rotina de muitos. Não ter o aplicativo instalado em um celular moderno pode até fazer com que você tenha dificuldades para conseguir se comunicar com quem deseja. Por isso, confira neste post o passo a passo de instalação do “zap zap”!

Passo 1: tenha em mãos seu celular moderno

A primeira coisa que você precisa fazer para instalar whatsapp no celular é que você precisa ter um aparelho moderno. Isso quer dizer um celular que tenha acesso à internet e que tenha sido projetado para baixar aplicativos, também chamado de smartphone.

Os celulares modernos são aqueles que possuem telas grandes que funcionam com o toque de nossos dedos. Os outros, sejam antigos ou releituras, são aparelhos que têm teclas físicas. Ainda que alguns desses tenham acesso à internet, geralmente têm uma conexão mais fraca e não são preparados para receber os programas.

Passo 2: inicie o celular e encontre sua loja de aplicativos

Agora que você já sabe por que precisa ter um aparelho moderno em mãos, está pronto para continuarmos? O passo seguinte para instalar o whatsapp no celular é iniciá-lo, ou seja, fazer com que seja possível selecionar os ícones da tela.

Feito isso, você deve procurar sua loja de aplicativos que pode ter os seguintes nomes: “play store”, “loja” ou “app store”. A variação se deve aos diferentes sistemas operacionais que um aparelho pode ter, android, windows e iOS.

O ícone de sua loja de aplicativos pode estar na tela central ou ser encontrado nas telas secundárias deslizando o dedo para os lados. Outra possibilidade é buscar, pelo menu, a loja entre os aplicativos disponíveis.

Passo 3: digite “whatsapp” na barra de pesquisa

Encontrou a loja? Basta abrir o aplicativo e digitar “whatsapp” na barra de pesquisa. É muito fácil de encontrá-la, sobretudo porque costuma vir acompanhada do desenho de uma lupa.

Após digitar, basta clicar em “buscar” e aguardar a lista de resultados. Se você tiver digitado o nome do programa direitinho, o whatsapp será o primeiro aplicativo a aparecer para você. Na sequência estarão outros similares que você pode simplesmente ignorar.

Passo 4: confira se achou o aplicativo certo e instale-o

O whatsapp messenger é um aplicativo identificado pela cor verde e o desenho de um telefone dentro de um balão de diálogo. É fácil reconhecê-lo e acreditamos que você não vai ter nenhum problema com isso, mas não custa conferir.

Encontrou o aplicativo certo? Selecione a opção de “baixar”, “instalar” ou “obter”. Pode ser que, depois disso, você tenha que fornecer algumas informações como seu usuário e senha da loja de aplicativos. Caso nenhuma informação seja solicitada, basta clicar em “aceitar”. Em seguida, é só aguardar enquanto o celular faz a instalação do programa.

Dica n° 1: sempre que for baixar algum programa, tenha atenção às opções que aparecem na lista de resultados. Alguns aplicativos, sobretudo os menos famosos, têm nomes parecidos e é importante ter cuidado para não acabar escolhendo o errado!

Dica n° 2: alguns processos relacionados ao uso de um celular moderno pedem suas senhas de acesso. Usar segredos simples demais, como “1234”, nunca é recomendado e, por vezes, sequer permitido. Apesar disso, tente escolher combinações que sejam fáceis para você se lembrar, assim, vai poder usar seu smartphone sem empecilhos.

Passo 5: acesse a “home” do celular para encontrar o aplicativo

Enquanto você lia as dicas do passo anterior, seu celular teve tempo o suficiente para baixar, ou instalar, o whatsapp. Sendo assim, volte para a “home”, aquela tela inicial onde você encontra os diferentes ícones dos diferentes programas que tem no aparelho.

Em seguida, encontre o whatsapp e acesse-o.

Passo 6: abra o aplicativo e complete as informações de cadastro

Assim que você abrir o whatsapp, vai precisar informar o seu número de telefone celular. Isso porque, o aplicativo funciona com base na sua linha e não no aparelho propriamente.

Lembre-se de colocar o DDD da sua região. E ah, você vai reparar que tem um +55 antes do espaço reservado para que você digite seu número. Este é o código que identifica o Brasil e cada país tem um código próprio. Por isso, não há nada com que se preocupar.

Em poucos instantes, o whatsapp estará pronto para uso e troca de mensagens. Antes disso, porém, você acessar as “configurações” dentro do aplicativo para editar seu perfil e escolher uma foto bem bacana para que seus contatos reconheçam você.

Passo 7: envie uma mensagem como teste

A este ponto, você já acompanhou todos os passos a serem seguidos para instalar o whatsapp no celular. Mais do que isso, fez até os primeiros ajustes para configurar sua conta no aplicativo.

Apenas para que você saiba por qual caminho seguir daí em diante, nossa sugestão é de que você envie uma mensagem de teste para algum contato. Para quem? O mais apropriado é que seja alguém próximo e que vá gostar de saber que agora você está no “zap zap”.

Para enviar a mensagem, dentro do aplicativo você encontra uma aba de “conversas” e, logo abaixo, uma barra de pesquisa. Clique na barra e digite o nome de algum contato que você queira buscar.

Entenda que o whatsapp tem acesso às informações de nome e telefone que você tem salvas em seu celular. No aplicativo, aparecem todas as pessoas que também já instalaram o whatsapp e que são, portanto, aquelas com quem você pode se comunicar por ele.

Encontrou alguém? Ótimo! Clique no nome da pessoa e perceba que uma nova página vai se abrir para que você digite sua primeira mensagem que pode ser algo como: Oi, fulano! Aqui é cicrano. Estou enviando esta mensagem para saber se meu whatsapp está funcionando bem. Agora podemos nos falar por aqui. Abraços”.

Assim que você terminar de escrever, vai reparar em um ícone na cor verde ou azul que se parece com uma seta. Se você reparar bem, vai perceber que é um aviãozinho de papel! Em todo caso, basta clicar neste ícone para enviar a mensagem.

Depois, é só aguardar! Assim que visualizar e puder, a pessoa para quem você enviou sua mensagem teste vai mandar uma resposta e assim terá início a sua vida como usuário do whatsapp. Legal, não acha?

Esperamos que este passo a passo realmente ajude você. Quando estiver pronto para explorar um pouco mais o aplicativo, confira nosso post sobre Como fazer figurinhas no whatsapp!