“Fulano não sai desse celular, que coisa!”.

Não importa se você é jovem ou alguém que usa celular para idoso, há uma boa chance de que já tenha ouvido ― ou feito ― esse comentário, não é mesmo?

Não temos dúvida de que o equilíbrio no uso da tecnologia é necessário. Hoje em dia, porém, é difícil encontrar alguém que passe o dia inteiro sem trocar uma mensagem sequer no WhatsApp. Por isso, neste post, vamos falar sobre a importância desse aplicativo.

A ideia não é justificar o uso exacerbado, mas sim ajudar você a entender o quão útil e necessária essa ferramenta pode ser na vida de muita gente. Acompanhe!

Comunicação e aproximação entre as pessoas

O nome WhatsApp tem uma origem bem simples: a pergunta “what’s up?” que, na tradução livre do inglês para o português quer dizer “e aí?”. Trata-se de uma frase muito utilizada para puxar assunto e iniciar uma conversa.

Para o programa, seu fundador, Jan Kuom, basicamente substituiu o “up” por app, que nada mais é do que um diminutivo para a palavra aplicativo. Assim surgiu o WhatsApp que, no Brasil, é chamado de “zap” ou “zap zap” por muitos.

A escolha de Kuom indica o principal objetivo do programa: promover a comunicação entre as pessoas ― e fazer isso de forma prática e acessível, aproveitando a transformação digital que a sociedade acompanha.

Até hoje, é certo que ainda existem pessoas que preferem conversar por meio de uma ligação. Inclusive, entendemos que há assuntos que, dada a sua importância ou urgência, não podem ser tratados por mensagem de WhatsApp.

Entretanto, a praticidade da ferramenta conquistou tanto as pessoas que fica difícil imaginar a vida voltando a ser como era antes do WhatsApp. Poder iniciar uma conversa permitindo que o outro responda em seu próprio tempo é algo bastante adequado para as rotinas corridas dos tempos atuais.

Já imaginou ter que ligar repetidas vezes para tentar falar com alguém sem saber que a pessoa está em um compromisso? E se quando essa pessoa finalmente retornar a sua ligação for a sua vez de não poder atender? Quanto tempo vocês podem demorar até conseguirem resolver uma questão simples?

Diante de uma situação assim, até quem não fica preso ao celular o dia inteiro ou que prefere ligação consegue compreender a vantagem da existência de um aplicativo como o Whatsapp.

A questão da aproximação

Para muitos de nós, é difícil manter um contato frequente com aqueles que gostamos. Em geral, aniversários, festas de fim de ano e eventos similares são ocasiões-chave para rever amigos e familiares.

Nos tempos em que só as ligações telefônicas existiam, é certo que muita gente se ligava e chegava a conversar por horas com pessoas queridas. O avanço tecnológico, porém, mudou a nossa forma de comunicação.

Se não pelo Facebook ou outra rede social, as pessoas hoje em dia preferem se falar pelo Whatsapp. São mensagens de “Bom dia”, vídeos divertidos, matérias e informações importantes sendo compartilhadas e, claro, muita conversa.

Existe um grupo em especial que se beneficia muito da possibilidade desse contato: a terceira idade. Muitos dos que já têm seus filhos criados e morando fora de casa sentem falta dos tempos em que o contato era mais frequente.

A vida corrida que levamos faz com que filhos e netos nem sempre consigam visitar seus familiares queridos. Por isso, um celular para idoso com WhatsApp pode fazer a diferença e promover a aproximação.

À medida que os anos passam e nos tornamos adultos, começamos a dar mais valor para esse contato com a família e com os amigos distantes. É certo que mensagens, fotos e vídeos trocados pelo WhatsApp não substituem o encontro face a face ou o abraço carinho. Entretanto, o aplicativo pode ser de grande ajuda para criar um canal entre nós e aqueles que amamos.

Contato pelo WhatsApp Business

O WhatsApp se tornou uma ferramenta tão importante para a sociedade que passou a contar com funções especiais para que o utiliza a trabalho. A opção permite que pessoas façam uma separação entre contatos pessoais e profissionais.

Para o uso profissional, é possível programar o envio automático de respostas, além de agendar mensagens especiais. Além disso, é possível adicionar ao perfil da empresa informações importantes como nome, endereço, site e e-mail.

E para você que já não trabalha, qual vantagem o WhatsApp Business traz? Bom, uma delas é a possibilidade de se comunicar mais facilmente com empresas do seu interesse.

Hoje em dia, habituados à troca de mensagem, até quem usa um celular para idoso pode preferir mandar um “zap” do que ligar para a secretária do médico e marcar uma consulta. A existência da função Business abre caminho para que essa possibilidade se torne mais comum, facilitando a vida de muitos.

Relacionamento com os clientes

Seja pelo WhatsApp padrão ou pelo Business, a possibilidade de interação entre empresas e consumidores ou entre profissionais e seus clientes tem muitas vantagens.

Imagine que você ou alguém da sua família acabou de descobrir um diabetes. Certamente, na consulta, o médico passa as devidas orientações, mas dúvidas podem surgir, sobretudo no início.

Uma opção é ligar para o consultório e tentar uma brecha para falar com o profissional. A outra pode ser enviar uma mensagem pelo WhatsApp e receber de volta um texto detalhado ou até mesmo um áudio com as respostas para as suas dúvidas. Prático, não acha?

Situações como essa, que permitem que profissionais construam um relacionamento mais próximo com seus clientes podem ser muito importantes. A clientela se sente bem atendida, o que aumentam as chances de fidelização. E o profissional abraça a oportunidade de entregar qualidade no atendimento, garantindo que seu trabalho tenha resultados ainda melhores.

Equilíbrio e atenção!

Com tudo o que você leu até aqui, é bem provável que já tenha entendido a importância do WhatsApp nos dias de hoje. Para concluir, portanto, queremos ressaltar a importância do equilíbrio e da atenção no uso da ferramenta.

Ainda que o aplicativo tenha suas vantagens, a ideia não é justificar o uso exacerbado. Descansar os olhos das telas e se engajar em outras atividades ― trabalho, estudos, leitura, caminhada, lazer, encontros face a face ― faz muito bem!

Além disso, sabendo que milhares de mensagens são compartilhadas todos os dias pelo WhatsApp, é sempre importante ter atenção ao seu conteúdo para evitar propagar ou se preocupar com as chamadas “fake news”.

Assim, com equilíbrio e atenção, todos nós podemos desfrutar os benefícios do WhatsApp, inclusive a terceira idade ― algo que pode ser feito sem dificuldades por quem utiliza um celular para idosos como o ObaSmart!

Gostou do post? Conheça o ObaSmart 2: o melhor celular para idoso com WhatsApp!