O termo home office nunca foi tão falado quanto agora. Além de muitas empresas estarem aderindo essa nova modalidade de trabalho, com os recentes acontecimentos, muita gente vem considerando que trabalhar de casa vem sendo uma boa opção. 

Quem já aderiu a essa modalidade recomenda. Além de promover maior qualidade de vida, muitas pessoas já notaram que conseguem entregar melhores resultados quando estão trabalhando de casa. 

Então, para esclarecer mais sobre esse assunto, nós da ObaBox trazemos hoje um conteúdo completo para você saber tudo sobre como trabalhar home office e aproveitar ao máximo o seu rendimento. 

Esperamos que goste da leitura!

O que é o home office?

O home office é uma modalidade de trabalho que permite que a pessoa trabalhe de casa ou do ambiente de onde ela estiver. Além disso, essa modalidade também é conhecida por permitir uma maior flexibilização de horários, de modo que a pessoa escolha o horário em que vai trabalhar. 

A grande questão é que o home office não tem uma regra. Muitas empresas estão aderindo esse tipo de modalidade, pois perceberam que o rendimento de seus funcionários crescia e muito, o que trazia melhores entregas e resultados para o trabalho. 

Em pesquisa realizada pela Valor Econômico, de cerca de 350 empresas entrevistadas, mais de 40% afirmaram que já possuíam a política de trabalho remoto, isto é, home office, em suas empresas. 

A tendência vem crescendo cada vez mais, principalmente por conta de uma economia que a modalidade gera para cada organização, podendo ser revertida em salários mais atrativos para os funcionários. 

Com a implantação do trabalho remoto, a qualidade de vida inevitavelmente aumenta. O estresse para sair de casa, pegar ônibus ou até mesmo enfrentar o trânsito ou a violência dos grandes centros acaba sendo diminuída. 

É notável que implementar cada vez mais a modalidade traz benefícios não apenas para o empregador e para o funcionário, mas em escala global também.

Com menos carros na rua, menos poluição para o meio ambiente. Além disso, pessoas que produzem melhor geram um salto na economia em produtividade e aumento do poder de compra. 

Os desafios do trabalho remoto

Porém, nem tudo são flores para quem trabalha de casa. O ambiente do lar muitas vezes pode acarretar distrações a mais em comparação quando se trabalha na empresa.

Por mais que o home office não seja uma modalidade nova, tendo em vista a história do empreendedorismo onde pessoas fabricavam seus produtos artesanalmente em casa, ainda há uma dificuldade para entender o trabalho remoto. 

Provavelmente, você já deve ter ouvido algum relato de uma pessoa que trabalha de casa e encontra dificuldades para explicar aos parentes e a família que ela está trabalhando e não de folga. Ou então, que sofra com diversas interrupções por conta de deveres domésticos. 

Sem contar as vezes que se vê tentada em pegar no controle, ligar a Netflix e começar a assistir aquela série que ficou encostada por causa da rotina intensa de trabalho. 

Os desafios do trabalho remoto está, principalmente, em manter o foco e não se deixar cair na tentação de deixar o trabalho para depois ou procrastinar. Além disso, há o desafio da comunicação de que as pessoas que convivem com o funcionário entendam o seu horário de trabalho e sua rotina. 

Então, para ajudar a esclarecer ainda mais sobre esses desafios, separamos uma lista breve sobre o que é verdade e o que é mentira no home office

Mitos e verdades sobre o trabalho em casa

  1. Trabalhar em casa faz a pessoa trabalhar menos: Mito. Muitas vezes o trabalho de casa é visto com “diferentes olhos” por algumas pessoas acharem que a pessoa trabalha menos. Isso não é verdade. Dependendo da função, o rendimento pode ser o mesmo e até maior por conta do conforto que encontra no lar. 
  2. Home office é folga: Mito. Estar trabalhando em casa não é folga. Então, isso significa que pessoa estará trabalhando como se estivesse em seu local habitual de trabalho. 
  3. Para trabalhar em casa é necessário se planejar: Verdade. Ter uma rotina de trabalho é necessário para que a pessoa consiga render mesmo trabalhando em casa. Por isso, é necessário que ela continue seguindo sua rotina normal de horários como se estivesse saindo para trabalhar. 
  4. Trabalhar de casa pode ser menos estressante. Verdade. Não passar pelo estresse do trânsito, de ter que sair de casa cedo para chegar ao trabalho e ter mais tempo para passar com a família pode ajudar e muito a diminuir os sintomas de estresse. 

Vai trabalhar de casa? Então, fique atento(a) a essas dicas

Se você quer preservar o seu bom rendimento no trabalho ou até ter a oportunidade de melhorá-lo, algumas dicas são essenciais para que você trabalhe home office. Confira o que preparamos para você. 

Antes de começar, prepare o seu ambiente de trabalho

Trabalhar esparramado no sofá pode não te ajudar a você se concentrar no trabalho. Isso sem contar na dor nas costas que você pode acabar arranjando por conta dessa posição. Por isso, antes de começar, prepare um canto especial para você conseguir trabalhar. 

Se puder, separe uma mesa em um local confortável, uma cadeira que te ajude a manter a sua postura ereta e mãos à obra. A medida que o tempo for passando, dê o seu toque especial para transformar o seu ambiente preferido no seu escritório particular. 

Mantenha uma rotina saudável

Muitas pessoas que já conhecem a modalidade de trabalho remoto sabem que manter um horário para acordar e outro para dormir é essencial. Tal medida faz com que a pessoa tenha maior disciplina e consiga ter disposição para fazer tudo durante o dia. 

Uma dica é você continuar acordando no mesmo horário que acordava antes para ir ao trabalho. Se você levanta às 7 da manhã para chegar ao trabalho às 9, por exemplo, acorde nesse horário e antes de começar a trabalhar em seu horário normal, faça uma atividade física ou qualquer outra tarefa para te preparar para o início da sua jornada. 

Explique aos seus parentes e familiares sobre como é trabalhar em casa

Muitas pessoas podem achar que trabalhar de casa é sinônimo de férias. Então, para quebrar essa crença de modo que ela não interfira no convívio com a família e no seu trabalho, uma boa conversa é importante para esclarecer o assunto. 

Conte com quem pode te ajudar

Colocar regras para ter disciplina e foco no dia a dia é essencial se você deseja performar bem trabalhando de casa. Mas é claro que essa não é uma tarefa simples. Por isso, a nossa dica é utilizar ferramentas que possam te ajudar a organizar a sua rotina diária e sem complicação. 

Na nossa sugestão de texto (veja em “Mais sobre organização e trabalho em casa”) você encontrará uma dica de leitura. Por lá verá dicas de apps para gerenciamento de tarefas. Não deixe de dar uma olhada. 

Respeite o seu horário de trabalho

Assim como você tem hora para começar a sua rotina, você também tem para almoçar. Respeite o seu horário de intervalo, assim como você também deve respeitar o encerramento do expediente. 

É comum que algumas empresas queiram ficar 24 horas conectadas e produzindo. Mas para evitar o seu desgaste e se for possível, defina os horários que você poderá atender solicitações. Descanso é essencial, mesmo para quem trabalha como home office

Você viu nesse texto:

  • O trabalho como home office não é uma novidade no mercado, porém ainda muitas pessoas estão se acostumando com essa modalidade;
  • Boa parte das empresas já vêm empregando a modalidade em suas políticas  de trabalho;
  • O trabalho remoto pode incrementar a qualidade de vida dos funcionários, trazendo melhores rendimentos e resultados para as empresas;
  • Em escala global, o trabalho como home office também é importante, principalmente em relação ao meio ambiente;
  • É importante ter uma rotina de trabalho e seguir algumas regras simples para que a performance não seja atingida negativamente. 

Mais sobre organização e trabalho em casa

Trabalhar como home office exige bastante preparo e foco para que as entregas sejam feitas no prazo e com o máximo de rendimento. Porém, nem sempre é fácil conseguir ter foco com as distrações que podem ocorrer dentro do ambiente do lar. 

Pensando nisso e como uma forma de ajudar quem trabalha de casa e quer se organizar melhor, tanto na vida pessoal, quanto profissional, trouxemos uma sugestão de texto. Não perca a leitura do texto Vai trabalhar em casa? Conheça 7 aplicativos para te ajudar na organização das tarefas.

Esperamos que ajude a incrementar ainda mais a sua criatividade.

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim! Então, não deixe de compartilhar esse texto em suas redes sociais com quem precisa saber como ter um bom desempenho para trabalhar home office.

Share: