Tem gente que parece ter um mapa completo da cidade na cabeça, não é? Mas se este não é o seu caso, existe solução: os aplicativos de GPS offline. Isso mesmo, aqueles que podem ser usados até sem conexão de internet.

É cada vez mais difícil achar que não queira se render à praticidade dos aplicativos GPS. Atualmente, com celulares especialmente desenvolvidos para idosos, como o ObaSmart 2, até quem não é tão familiarizado com as novas tecnologias pode aproveitar esse tipo de solução e evitar apertos.

Com tudo isso, para não se perder e encontrar o rumo de casa, você não tem desculpas: basta recorrer a um dos 6 aplicativos de GPS para celular que apresentamos a seguir!

1. Google Maps

Para quem já está habituado a buscar endereços e rotas pela internet, o Google Maps é uma das ferramentas mais conhecidas, inclusive entre os aplicativos de GPS offline.

A Google tem um bom sistema de mapeamento de localidades do Brasil e do mundo e, por isso, sua solução consegue nos ajudar a encontrar o rumo de casa ― ou de qualquer outro destino ― sem muita dificuldade.

Uma vez baixado, o Google Maps está automaticamente configurado para ser usado online. A navegação conectada à internet tem vantagens como informações em tempo real sobre o trânsito na região.

Para usar esse aplicativo de GPS para celular no modo offline, o usuário precisa habilitar essa função do Maps acessando o menu e selecionando “mapas offline”. Ao fazer isso, você vai receber uma solicitação de baixar o mapa desejado.

Isso porque, uma vez offline, o Google Maps não consegue garantir ao usuário acesso ao mapa local completo. Diferente disso, você deve criar uma delimitação, por exemplo, entre seu local de trabalho e sua casa e salvar esse mapa para consulta mesmo quando não tiver acesso à internet.

2. Waze

Quando os aplicativos de GPS ganharam força, o Waze estava puxando a fila. Um dos motivos para a popularidade dessa solução é sua construção coletiva com participação dos próprios usuários.

Se você passa por uma avenida e percebe que um novo radar semafórico foi instalado, por exemplo, pode enviar essa informação para o Waze. Assim, outros usuários que passarem pelo local vão ser avisados da existência do semáforo. Isso também vale para buracos na via, congestionamento e outros. Legal, não é?

O que muita gente não sabe é que o Waze tem a função de GPS offline. Tudo o que você precisa fazer é, antes de sair de seu ponto de origem, informar o destino e carregar a rota a ser traçada no aplicativo.

A partir disso, o aplicativo GPS vai guiar você pelo caminho a ser seguido. O único porém, digamos assim, é que se você errar o trajeto em algum momento, o Waze não terá condições de recalcular rota e informar o que você precisa fazer para voltar ao caminho correto ou chegar ao ponto de destino. Então, atenção!

3. Maps.me

O Maps.me é um serviço de destaque quando o assunto são os aplicativos de GPS offline. Isso porque o serviço conta com uma série de mapas enviados pela OpenStreetMap, a maior comunidade de navegação sem fins lucrativos do mundo.

Com isso, o Maps.me tem autoridade reconhecida por mais de 100 milhões de viajantes em todo o mundo, sendo capaz de ajudar você a se localizar nos mais diversos locais.

O que o aplicativo faz é identificar, usando a funcionalidade de geolocalização de seu celular moderno, onde você está para manter a salvo os mapas que correspondem às rotas em sua região. Assim, quando você precisar, tem as informações disponíveis para usar o aplicativo GPS mesmo offline.

Como alguns outros serviços, um ponto interessante é que o Maps.me apresenta opções de rotas para serem feitas de carro, de bicicleta ou à pé.

4. Here WeGo

Entre os aplicativos de GPS para celular disponíveis no mercado, o Here WeGo é apresentado como um forte concorrente do poderoso Google Maps. Inclusive, também demanda que o usuário habilite a funcionalidade de utilizar o aplicativo offline para situações com pouca ou nenhuma internet disponível para o trajeto.

Com o download dos mapas que usuário precisa, um ponto de destaque do Here WeGo é sua capacidade de mostrar rotas para diversas situações.

Certamente, essa não é a única solução que apresenta trajetos diferentes para veículos e pedestres, mas esse aplicativo GPS se destaca por aliar essa possibilidade a uma navegação mais inteligente.

5. TomTom GO

Até agora, todos os aplicativos GPS que mencionamos podem ser utilizados no Brasil ou no exterior. Mas, se você está em busca de uma boa solução e não se importe de baixar para o seu celular uma que funcione apenas em território nacional, TomTom Go Brasil é a sua escolha.

Agora, se você quer um serviço de qualidade que funcione em qualquer lugar do mundo, atenção na hora de instalar o aplicativo GPS para celular e escolher o TomTom Go World.

O TomTom é considerado um excelente aplicativo de GPS offline pelos usuários. Talvez, isso justifique o fato de que essa é uma solução paga. Pode ser um investimento que valha a pena caso você precise trafegar por estradas desconhecidas com segurança, seja no Brasil ou fora.

6. GPS Brasil

Se você está gostando dessa possibilidade de usar GPS offline, mas tem receio de esquecer de habilitar a função de uso sem internet ou de baixar o mapa antes de sair de casa, temos a alternativa ideal: o GPS Brasil.

Como o nome indica, essa solução de GPS para celular é especialmente voltada para uso em território nacional. O diferencial é que o aplicativo já vem com o mapa do Brasil baixado, então você não tem que se preocupar com nada para utilizá-lo no modo offline.

E como a maioria das soluções que apresentamos neste post, o GPS Brasil é de uso gratuito. Assim, você economiza tempo enquanto se desloca pelo país sendo informada sobre o trajeto a seguir e tem a garantia de evitar o consumo de dados do seu celular, sem precisar pagar nada por isso.

Aplicativos de GPS offline são nossos grandes aliados em uma vida conectada em que, cada vez menos, memorizamos informações sobre rotas, especialmente para locais que pouco visitamos.

Opções não faltam para que você evite se perder por aí!

Gostou do post? Existem ainda vários outros aplicativos GPS de qualidade. Caso conheça algum e queria recomendar, fale-nos sobre deixando um comentário!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *