Os golpes via whatsapp são mais comuns do que você imagina. Mesmo quando volta e meia uma nova forma de golpe vem à tona, a prática não é novidade para quem lida com segurança da informação. 

Já para os usuários, resta ficar de atenção para não se tornar a próxima vítima. Então, se você quer saber os cuidados com o whatsapp e como não sofrer riscos, o texto de hoje é para você. 

No texto a seguir vamos falar sobre os golpes mais comuns sobre como cada usuário deve se precaver.

Esse artigo é indicado para todos os públicos e idade. Vale a pena compartilhar. 

Esperamos que tenha uma boa leitura!

Golpe no whatsapp: uma questão de segurança

O Whatsapp está presente em cerca de 99% dos celulares em território nacional. Esses dados são da pesquisa Panorama Mobile Time / Opinion Box.

Por conta da facilidade de se comunicar, de trocar mídias, áudios e informações, os golpes via whatsapp ficam ainda mais fáceis. 

Para quem já tem conhecimento em tecnologia, pode ser mais difícil cair em algum deles. Porém, para quem é das antigas, pode ser que não esteja com um olhar mais apurado para quando uma situação é golpe ou não. 

As fraudes mais conhecidas envolvem sequestro da conta do usuário e clonagem das informações.

Os criminosos estão se utilizando de anúncios na internet para colher dados das pessoas e entrar em contato com elas.

A partir de SMS para o número do contactado, a pessoa pode acabar tendo seus dados clonados e suas informações vazadas. 

Esses são apenas alguns, mas há outros igualmente conhecidos que vamos falar ao longo do texto. Porém, não se pode deixar passar a necessidade de prestar atenção em quem corre riscos. 

É necessário entender que todos os usuários do whatsapp não estão livres desses golpes. Até quem é da geração digital pode sofrer com algum sem ao menos perceber.

As gerações que estão tendo contato agora com a internet, ou seja, pessoas de mais idade, podem ser mais suscetíveis aos golpe. 

O primeiro passo é desconfiar

Não existe uma regra que sirva para os golpes via whatsapp. O jeito é se manter atento e sempre se certificar de que a informação é verdadeira.

Por exemplo, se alguém entra em contato com você lhe pedindo dinheiro, mesmo que seja um contato conhecido na sua lista de pessoas, é importante buscar falar com ela por outro meio para garantir que a informação seja verdadeira. 

Outro aspecto é prestar atenção em promessas que surgem do nada. Desconfie.

Não tenha vergonha em pedir ajuda e ver se o que estão falando é mesmo verdadeiro antes de tomar qualquer atitude.

Esse é o princípio básico para qualquer pessoa que usa a internet e não sabe o que está acontecendo do outro lado da tela. 

Os principais golpes via whatsapp

  • Código de verificação: Geralmente o usuário recebe um código de verificação que não foi solicitado. Em seguida recebe uma ligação onde a pessoa afirma que o código é para outro número. Então, é solicitada que ela envie um SMS ou compartilhe esse código com o número proposto. Feito isso, o número de celular é clonado e o criminoso recebe acesso aos contatos do whatsapp da pessoa. 
  • Golpe da festa: Ficou conhecido entre pessoas influentes, mas pessoas fora da mídia também receberam. A pessoa recebe uma ligação sendo convidada para uma festa com pessoas famosas. Para marcar presença é necessário repassar um código para um número. Esse golpe clona as informações do whatsapp da mesma forma que o primeiro. 
  • Posse da conta do whatsapp: Mesmo que o seu número não tenha sido clonado, você pode ser contatado por um número clonado. Geralmente o número clonado manda uma mensagem dando a desculpa de que uma pessoa conhecida sofreu um acidente ou esteja precisando do dinheiro para alguma situação.
  • Pishing: Ofertas com preços bastante atrativos começaram a circular nas redes sociais. Se tratava de um golpe onde os criminosos faziam a promessa de venda de um produto ou serviço que não existia. 

Cuidados com o whatsapp: o que fazer para se proteger?

Além da atenção e da necessidade de verificar se a informação vinda do whatsapp procede, alguns cuidados podem ser tomados para preservar a sua integridade. 

  1. Verificação em duas etapas: Acesse o seu whatsapp. Configurações > Conta > Confirmação. Seguida clique em “duas etapas” e “ativar”. Dessa forma, mesmo que o seu número seja clonado, eles não vão conseguir ter acesso a sua conta e nem de comunicação com os seus contatos. 
  2. Não instale nada sem verificar a procedência: Geralmente links que vem de mensagens podem conter malwares que roubam informações do usuário. Se for instalar algum aplicativo, busque fazer da loja oficial do seu telefone. 
  3. Altere a sua senha de tempos em tempos: Isso é uma forma simples para você se manter mais seguro e protegido. Vale tanto para whatsapp como redes sociais. 
  4. Sofreu um golpe? Comunique imediatamente o whatsapp: O whatsapp tem políticas próprias para lidar com criminosos e pessoas mal intencionadas dentro do aplicativo. Deixar a rede social ciente impede que outras pessoas passem pelo mesmo golpe. Além disso, é importante deixar pessoas conhecidas avisadas sobre o ocorrido. 

Você viu nesse texto:

  • O whatsapp é uma das redes sociais mais usadas no Brasil inteiro;
  • Por conta de ser tão popular, golpes via whatsapp se tornaram comuns e frequentes entre diversos usuários;
  • Há formas de se precaver de que golpes acabem acontecendo com o usuário. Uma delas é evitando instalar aplicativos ou clicando em anúncios e links fora das lojas oficiais e sites da empresa;
  • Verificar a veracidade das informações é essencial para se manter longe de riscos e manter suas informações protegidas. Não tenha medo de perguntar para quem você confia. 

Mais para a sua segurança e comodidade

Agora que você já está por dentro dos perigos que ainda rondam o whatsapp, vamos continuar falando sobre segurança?

Você é daquelas pessoas que prefere ir ao banco para poder fazer um pagamento? Ou é daquelas que já aceitou a modernidade e faz tudo pela internet?

Seja lá qual for a sua escolha, a ObaBox traz uma sugestão de leitura importante para você. Se você ainda não conhece o internet banking ou já é usuário fiel, saber informações de segurança para transações bancárias é essencial para se manter longe de golpes. 

Então, para te ajudar nisso, não deixe de ler o nosso texto A importância da segurança ao utilizar o internet banking.

Esperamos que goste da leitura!

Gostou do conteúdo? A gente espera que sim! Então, é a sua vez de compartilhar esse texto nas suas redes sociais. Ah, não deixe de compartilhar também no whatsapp para alertar amigos e familiares!