Qual seu estilo de música favorito? Você tem certeza que pensou em um estilo e não em um gênero? E ritmo, você sabe bem o que é?

Se essas perguntas acabaram causando uma confusão aí na sua cabeça, não se preocupe. A música atrai gente que entende tudo a respeito e gente que só sabe curtir o som e está tudo bem.

Em todo o caso, se você gosta mesmo do assunto, pode ser legal entender as diferenças entre estilos musicais, gêneros musicais e ritmos. Acompanhe!

O que é estilo

O estilo é algo pessoal que está atrelado às escolhas que são feitas pelos artistas envolvidos na produção musical. Sabe quando você suspeita que uma música é de determinado artista, mesmo sem ouvir sua voz, porque a algo no som que passa essa ideia?

Provavelmente, é o estilo.

Estilo musical trata de personalidade e é o que difere um músico do outro, um compositor do outro. É algo que está atrelado aos ritmos, à melodia, à harmonia, à forma de tocar e outros elementos.

No mundo atual, podemos dizer que o estilo também está relacionado à forma que a música é vendida.

Com tudo isso, a diferença entre os estilos é muito mais uma questão de percepção sobre a personalidade que cada artista imprime em suas músicas e que se apresenta.

Como você vai entender melhor logo mais, artistas de um mesmo gênero musical podem ter estilos bem diferentes.

O que é gênero

Por sua vez, os gêneros musicais são formas de categorizar os estilos e agrupá-los de acordo com suas similaridades. A MPB, por exemplo, é um gênero muito característico entre os movimentos musicais brasileiros.

Contando com diversas influências, da bossa nova ao funk (o gênero afro-americano) a MPB reúne artistas com um estilo, ou seja, com um som que é facilmente reconhecido por quem conhece e por quem é fã de música.

Além do estilo musical, a categorização do gênero também leva em conta os instrumentos, o som e o tema ou os temas. Mas tudo isso pode se tornar ainda mais específico.

O subgênero

Já ouviu dizer que Gilberto Gil é MPB clássica e que AnaVitória é a Nova MPB? Diferenciações como essas podem se dar em razão da divisão em subgêneros que nada mais são do que subcategorias.

Se você gosta desse gênero, inclusive, fazemos o convite para que leia nosso post especial sobre a MPB e escute algumas das músicas que merecem destaque.

Voltando às explicações, se você precisa de outro exemplo para entender melhor, considere que o rock é um gênero e o heavy metal, o hard rock, o grunge ou o rock progressivo são exemplos de subgêneros.

Trata-se, portanto, de uma forma de fazer com que um gênero seja mais facilmente identificado pelos fãs.

Se você descobre um artista novo e curte seu estilo, pode se informar sobre a qual gênero ele pertence para descobrir outros artistas similares. Se consegue saber qual o subgênero, as chances de encontrar músicas novas de que você realmente goste são maiores.

E o que é ritmo

Por fim, o ritmo é algo que pode ser importante para identificar o estilo de um artista e, sobretudo para entender a qual gênero ele pertence. Afinal, o ritmo é um elemento musical.

Quando falamos em ritmo musical, falamos em um movimento coordenado, em repetições de intervalos musicais que fazem parte da composição de uma música.

Esses intervalos podem ser fracos ou fortes, curtos ou longos, regulares ou irregulares.

Seja como for, acabam por determinar ou ditar o tempo da música e isso faz do ritmo um dos elementos fundamentais de uma composição.

Não é tudo a mesma coisa, mas…

Antes mesmo dessas explicações, é possível que você soubesse bem o que era ritmo, ainda que não soubesse explicar.

Supomos isso porque qualquer um que já se aventurou a dançar qualquer música que seja foi convidado a tentar entrar no ritmo.

De certa forma, pela experiência e pelo instinto, a gente acaba entendendo que o ritmo é o que marca a música.

As repetições e intervalos são o que nos ajuda a saber quando movimentar nossos corpos e em qual velocidade, por exemplo.

Por outro lado, a confusão entre estilo e gênero é muito comum. Esperamos que, com as explicações, você tenha conseguido entender a diferença entre os significados dos dois termos, mas pode ter certeza: você vai encontrá-los trocados ou sendo usados como sinônimos por aí.

Com isso, se você matou sua curiosidade sobre o que são estilos musicais ou o que são gêneros musicais, mas se preocupa em não saber usar corretamente os conceitos, relaxe.

O que mais toca por aí!

A dica é relaxar porque o mais importante é aproveitar a música e curtir seus estilos ou gêneros favoritos. Dançar fora do ritmo também está permitido!

Assim, independente de suas preferências ou habilidades, aproveitamos que ainda estamos nesse assunto para contar quais são os gêneros musicais mais ouvidos no Brasil.

Para tanto, fomos atrás de uma pesquisa divulgada pelo portal Hypeness que separa as preferências de gênero por região do país.

Em suma, os brasileiros ouvem mais o sertanejo do que qualquer outro gênero musical, sendo a MPB e a música gospel outros destaques na preferência nacional. Veja só: 

  • na região Norte, o gospel (52%) é mais ouvido que o sertanejo;
  • lá no Nordeste, a MPB (68%) tem a preferência da galera;
  • aqui no Sudeste o sertanejo (55%) é o gênero favorito;
  • e, no Sul, é novamente o sertanejo (64%) que se destaca.

Sentiu falta de outros gêneros musicais? Pois sabia que, em termos gerais, “o pop é o preferido para 36% dos entrevistados do Sul, o rock para 33% do Centro-Oeste, samba para 24% do Sudeste e, da mesma forma, o forró é massivo no nordeste, e o eletrônico aparece na preferência do Centro-Oeste”.

Além disso, é curioso apontar que ainda que seja preferência nacional, o sertanejo não faz tanto sucesso no exterior.

Segundo um levantamento do Spotify, o funk é o gênero brasileiro mais ouvido em terras estrangeiras. Mas vale dizer, o mesmo levantamento também coloca o funk como gênero mais ouvido por aqui.

No fim das contas, independentemente de pesquisas ou levantamentos, o que importa mesmo é o seu gosto pessoal. Seus estilos e gêneros preferidos.

Ficou com vontade de colocar algo para tocar? Escute suas músicas favoritas nas vitrolas retrô da Obabox!

Share:

1 Comment

  • Tais tavares lima, 20 de outubro de 2020 @ 16:24 Reply

    Meu estilo favorito de música é funk,acústico e sertanejo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *