Avanços, novidades reais e tantas outras que são sonhadas e estimadas para o futuro: você gosta deste assunto? Se sua resposta foi “sim”, provavelmente vai gostar das nossas dicas de séries e filmes sobre tecnologia.

Na lista, misturamos ficção e não ficção para apresentar seriados, filmes e documentários sobre tecnologia que podem ser de seu interesse.

Certamente, há várias outras possibilidades além das que selecionamos, mas esperamos ter feito boas escolhas.

Confira a seguir nossa lista de 8 filmes que você pode ver pela TV, notebook ou pelo seu ObaPad:

Séries sobre tecnologia

1. Black Mirror

O primeiro episódio de Black Mirror foi lançado em 2011, mas foi quando a série entrou para o catálogo da Netflix que se tornou assunto recorrente nas redes sociais.

Isso porque Black Mirror tem a premissa examinar a sociedade moderna com foco nas consequências imprevistas do uso de novas tecnologias. Para tanto, apresenta temas de forma um tanto quanto obscura, além de se fazer de sátiras para provocar reflexões e questionamentos.

A ideia é mostrar que nem toda novidade traz benefícios e que deveríamos estar mais atentos a isso enquanto abraçamos os avanços tecnológicos que nos são apresentados.

Cada episódio apresenta uma temática, cenário e atores diferentes, podendo ser vistos isoladamente ou, caso você preferia, em sequência mesmo.

2. O código Bill Gates

Aos 19 anos, Bill Gates fundou a Microsoft ao lado do sócio Paul Allen. Com QI 152, há quem diga que a mente do magnata americano funcione como uma máquina, o que levaria a existência de um “código” mental.

O código Bill Gates é uma minissérie em caráter documental que convida você a uma viagem pela mente do fundador da maior e mais conhecida empresa de computação do mundo.

Nesse “mergulho”, a dedicação extrema de Bill Gates, explicações e depoimentos sobre o funcionamento de sua mente são apresentados. Algo que pode nos ajudar a entender um pouco toda sua genialidade e ainda, compreender que não é fácil se comparar ao sujeito.

Algo que, quem sabe, pode levar muita gente a colocar os pés no chão antes de achar que vale a pena simplesmente abandonar os estudos para empreender porque Bill o fez e obteve o sucesso.

3. Dark Net

Também apresentada como A Rede Sombria, Dark Net é uma série também de natureza documental que explora os usos mais sombrios da tecnologia da qual dispomos.

Para que você tenha uma noção do que lhe aguarda, em um dos episódios explica como a tecnologia pode ser usada para potencializar a polarização política e dar poder a vozes extremistas.

Outro indica como o poder das conexões das redes sociais pode ser, e infelizmente é, usado para que pessoas cometam assédios e ameaças protegidas pela anonimidade.

4. Altered Carbon

Altered Carbon é uma série de ficção científica que traz um homem de volta à vida após 250 anos congelado. Acontece que, nessa sociedade, tornou-se prática comum a troca de corpos e o homem, Takeshi Kovacs (Joel Kinnaman) preserva apenas sua consciente.

Kovacs é o único soldado sobrevivente de um grupo rebelde chamado Emissários que acabou derrotado em uma revolta contra a ordem mundial estabelecida à época. De volta, ele recebe de Matusa Laurens Bancroft (James Purefoy) a chance de desvendar um assassinato para poder seguir em uma nova vida.

Filmes sobre tecnologia

5. Silicon Cowboys

Silicon Cowboys é um documentário sobre tecnologia que conta a história de três amigos ―  Rod Canion, Jim Harris and Bill Murto ― que sonharam e foram atrás do desenvolvimento do Compaq, um computador portátil.

A Compaq Computers foi fundada em 1982 e logo os três responsáveis se viram em uma briga direta contra a IBM, uma gigante do setor. Assim, o filme conta como o surgimento de uma concorrente improvável alterou o mercado de computadores e ajudou a moldar o futuro da computação.

6. Invasão de Privacidade

Invasão de Privacidade é um filme de drama ou suspense que conta a história de Mike Ryan (Pierce Brosnan), um homem de negócios bem sucedido que acaba em desavença com Ed (James Frecheville), um consultor de TI.

Ed é funcionário da empresa de Ryan e acaba agindo de forma inapropriada na mansão do chefe e isso desencadeia a inimizade entre os dois. Contrariado com a situação, o consultor usa seus conhecimentos em tecnologia para orquestrar um ataque contra o negócio, a família e a vida do chefe.

7. O Jogo da Imitação

O Jogo da Imitação é um filme sobre tecnologia que se baseia em fatos reais, seguindo os gêneros do drama e do suspense, para contar um pouco do trabalho de Alan Turing (Benedict Cumberbatch).

Turing faz parte de uma equipe formada pelo governo britânico para quebrar o Enigma, o código enviado pelos alemães aos seus submarinos em pela II Guerra Mundial.

Aos 27 anos, Turing é um matemático extremamente movido pela lógica e focado em seu trabalho, o que lhe provoca problemas de relacionamento com as pessoas de um modo geral.

Apesar dessa dificuldade, Alan Turing logo passa a liderar a equipe visando construir uma máquina que demore apenas 18 horas para analisar todas as possibilidades de codificação do Enigma.

Para tanto, porém, o matemático precisar aprender a trabalhar em equipe tendo Joan Clarke (Keira Knightley) como importante aliada.

8. Anon

O que você sabe sobre a relação entre tecnologia e privacidade. Uma verdade que tem sido apresentada já há algum tempo é que nossos smartphones têm mais informações ao nosso respeito do que somos capazes de imaginar.

É bem provável que seu celular tenha mais conhecimento sobre a sua vida do que as pessoas com que você mora ou se relaciona de forma próxima. Até que ponto essa situação pode chegar?

Anon é um filme sobre tecnologia que viaja para um futuro em que a privacidade de tornou inexistente e em que não existem crimes graças ao uso de um sistema de vigilância extrema.

Entretanto, uma mulher (Amanda Seyfried) encontra uma falha no sistema e o detetive Sal Frieland (Clive Owen) passa a investigar um serial killer que foi deletado de todas as imagens do programa.

Assim, terminamos a lista com séries, documentários e filmes de tecnologia para quem gosta de conhecer a história, imaginar o futuro e se distrair com realidades que parecem impossíveis.

Agora, conta pra gente nos comentários: qual dos séries ou filmes apresentados você ficou mais interessado em ver?

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *