Levanta uma mão se você adora musicais. Agora, levanta a outra se você gosta de filmes sobre música. E então, está com uma ou com as duas mãos para o ar?

Diversas produções feitas para os cinemas ou para as telinhas são ideais para quem adora cantar junto, conhecer um pouco mais da história da música ou de consumir qualquer filme que tenha a música como temática.

Obviamente, ninguém precisa gostar de todas essas possibilidades. Por isso, fizemos este post para apresentar filmes com música para quem adora música, quer seja fã de musicais ou não. Vamos lá?

6 musicais para você que adora cantar junto

Grease

Para muita gente, é difícil falar de musicais sem mencionar Grease. Trata-se de uma comédia romântica produzida que se passa na Califórnia da década de 50 e conta a história de amor de Danny (John Travolta) e Sandy (Olivia Newton-John).

O casal de estudantes troca juras de amor, mas acaba se separando até que Sandy se matricula na escola de Danny, onde é infantilmente esnobada por ele até que as coisas finalmente se ajeitam. Como pano de fundo, o filme retrata o comportamento de jovens da época em uma leitura dinâmica e divertida.

Moulin Rouge

Moulin Rouge está entre os maiores musicais de todos os tempos. O filme é apresentado como uma comédia musical que engloba o romance.

A história foca em Christian (Ewan McGregor), um jovem escritor que tem talento para a poesia e que enfrenta seu pai para poder se mudar para Montmartre, um bairro boêmio de Paris.

Por lá, ele recebe o apoio de Henri de Toulouse-Latrec (John Leguizamo) que o apresenta a uma vida social e cultural que gira em torno da boate Moulin Rouge. No local, Christian conhece e se apaixona por Satine (Nicole Kidman), a maior estrela de Moulin Rouge.

Across the Universe

Outra comédia musical é Across the Universe, uma produção que mistura drama e romance na década de 60.

O filme começa em Liverpool, com Jude (Jim Sturgess) se decidindo a ir para os Estados Unidos em busca do pai. Na Terra do Tio Sam, ele encontra Max (Joe Anderson), de quem se torna amigo e conhece sua irmã Lucy (Evan Rachel Wood), por quem se apaixona.

Lucy está envolvida em movimentos de contracultura e propostos contra a guerra do Vietnã e, em meio às turbulências do momento, o casal vê seu amor colocado à prova.

Se você é bom em referências, já percebeu que o musical é inspirado nas obras dos Beatles!

Mamma Mia

Mamma Mia é mais uma comédia romântica que aparece como opção para os fãs de musicais.

A história retratada se passa em 1999, na ilha grega de Kalokairi. Lá, Sophie (Amanda Seyfried) se prepara para seu casamento sem saber quem é seu pai e, portanto, quem poderia conduzi-la ao altar. Por isso, envia convites para Sam Carmichael (Pierce Brosnan), Harry Bright (Colin Firth) e Bill Anderson (Stellan Skarsgard).

Todos comparecem, vindos de diferentes partes do mundo movidos, sobretudo pelo interesse em encontrar a “mulher de suas vidas”, Donna (Meryl Streep), mãe de Sophie. Donna, porém, é pega de surpresa e inventa desculpas para não revelar à filha quem é seu pai.

Bohemian Rhapsody

Bohemian Rhapsody é um drama musical e documentário lançado para retratar a vida de Farrokh Bulsara, mundialmente conhecido como Freddy Mercury (Rami Malek).

Durante a década de 70, Freddy e seus companheiros da banda Queen ― Brian May (Gwilym Lee), Roger Taylor (Ben Hardy) e John Deacon (Joseph Mazzello) ― iniciam um novo e marcante capítulo da história da música.

As coisas começam a sair do controle, porém, quando a vida extravagante de Freddy Mercury se torna um desafio para que a banda consiga lidar com a fama, o sucesso e suas questões pessoais.

Rocketman

Rocketman, além de comédia musical, é também uma biografia que conta a vida de ninguém menos que Mr. Elton John.

Na produção, vemos como Reginald Dwight (Taron Egerton) se transformou de um sujeito tímido para um dos maiores ícones da música mundial. O filme passa por sua infância complicada e sua história de vida como um todo por meio de releitura de músicas de Elton John.

Entre os assuntos retratados, estão a relação do cantor com Bernie Taupin (Jamie Bell), seu compositor e parceiro musical, e com John Reid (Richard Madden), seu empresário e ex-amante.

6 filmes para amantes da música mas que não gostam de musicais

Quase Famosos

A gente sabe, os tempos mudaram e as publicações impressas já perderam seu espaço. Mas se você já sonhou em acompanhar uma banda em turnê e poder escrever sobre para uma revista de grande circulação, Quase Famosos é o filme sobre música certo.

Bom, a recomendação vale mesmo que você nunca tenha sonhado em escrever nada porque saber o que rola em uma turnê de uma banda de rock é algo mais comum de se ter como desejo, certo?

No filme, William Miller (Patrick Fugit) é um adolescente de 16 anos que consegue um trabalho na revista Rolling Stone para acompanhar a banda Stillwater em sua primeira excursão pelos Estados Unidos.

Como é de se esperar, William não consegue manter o foco por muito tempo, tanto em função de sua juventude quanto pelo convidativo mundo do rock dos anos 70.

Rock Star

Se você já sonhou em entrar para a sua banda favorita, Rock Star é o filme certo, sobretudo se você busca diversão com drama na dose certa.

A história se passa nos anos 80 e a banda de heavy metal Steel Dragon precisa encontrar um substituto para o seu vocalista. Participando dos testes, o técnico de cópias e vocalista de uma banda cover Chris Cole (Mark Wahlberg), chama a atenção do grupo.

No início, apoiado por sua namorada Emily Poule (Jennifer Aniston), Chris está vivendo o sonho, mas as coisas acabam saindo de controle. Mergulhado na rotina de “sexo, drogas e rock & roll”, Cole vê tudo mudar por completo até que percebe que precisa tomar uma decisão importante sobre os rumos de sua vida.

Escola de Rock

Se mencionamos títulos clássicos entre os musicais, não poderíamos falar de filmes sobre música sem mencionar Escola de Rock. A produção gira em torno de Dewey Finn (Jack Black) e uma turma de estudantes.

No filme, o músico Finn é demitido de sua banda e aceita tentar ganhar a vida dando aulas como professor substituto. Acontece que a escola em regras rígidas e, por isso, ele acaba formando uma banda secreta para que seus alunos participem de um concurso musical.

Cazuza – O Tempo não para

Pode confessar que assim que você leu o título, a voz de Cazuza ressoou em sua mente com “eu vejo o futuro repetir o passado. Eu vejo um museu de grandes novidades. O tempo não para. Não para não, não”, não foi?

Bom, ainda que a música não tenha tocado em sua cabeça como prova de que estamos falando de um dos maiores músicos brasileiros, você sabe que é exatamente isso o que este filme sobre música trata.

Cazuza ― O tempo não para é uma biografia que conta a vida artística de Cazuza (Daniel Oliveira) passando pelo Barão Vermelho e pela carreira solo, abordando toda a coragem e transgressão do cantor que seguiu se apresentando mesmo no sofrimento causado pela Aids.

Shine a Light

Se você gosta de documentários, Shine a Light é uma produção sobre o The Rolling Stones dirigida por ninguém menos do que Martin Scorsese.

Para o documentário, os cinegrafistas acompanham a banda por dois dias fazendo filmagens dos bastidores de suas apresentações no Beacon Theater, de Nova York, em 2006.

A proposta é tentar passar ao público toda a energia dessa que é uma das bandas mais longevas e bem-sucedidas do rock ‘n roll.

Whiplash

Whiplash ― Em busca da perfeição foi classificado pela revista Empire como  um dos “100 melhores filmes de todos os tempos”.

A obra conta o drama e a relação de Andrew (Miles Teller), um jovem baterista que sonha em ser o melhor de sua geração, e Terence Fletcher (JK Simmons), um reverenciado e rigoroso mestre de jazz com o qual trabalha na melhor escola de música dos Estados Unidos.

Ainda que obstinado, Andrew sofre com a pressão abusiva do maestro e acaba transformando seu sonho em obsessão. Uma situação que coloca em risco seus relacionamentos e sua saúde mental e física e leva para uma reflexão que coloca Whiplash como um dos melhores filmes sobre música dos últimos tempos.

Gostou da lista? Conta pra gente se você já assistiu a algum desses filmes e compartilhe alguma sugestão de musical ou filme sobre música que a gente não tenha mencionado!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *