Você ama comer, sonha em ser chef ou simplesmente se interessa pelo universo gastronômico? Então, assistir a séries e filmes sobre culinária pode ser um bom passatempo para você.

Por isso, selecionamos 8 conteúdos que vão ajudar você a aprender um pouco mais sobre culinária, restaurantes, alimentação e, claro, se divertir. Confira!

Séries sobre culinária

1. Chef’s Table

Chef’s Table é uma série documental, da Netflix, que apresenta ao público um chef renomado a cada episódio. Os convidados compartilham um pouco de seu conhecimento na cozinha e sobre o universo gastronômico.

Além de pratos de dar água na boca, a série aborda questões sobre a culinária de diferentes locais, além de entrar em questões sociais e até ambientais que estão relacionadas à vida de chefs e de quem mais participa desse meio.

O brasileiro Alex Atala é um dos personagens da série, aparecendo em um episódio da segunda temporada.

2. Cooked

Michael Pollan é um renomado autor de best-sellers, muito conhecido por explorar os impactos socioculturais da comida. A série Cooked é baseada na obra Cozinhar, Uma História Natural da Transformação.

São apenas quatro episódios cujos nomes se baseiam nos quatro elementos naturais ― fogo, água, ar e terra ― para destacar sua importância no processo de preparo dos alimentos.

Além de apresentar diferenças culturais e a origem das comidas, bem como sua participação na história da humanidade, Cooked convida a uma reflexão. Saber cozinhar é algo que nos mostra que as indústrias alimentícias não preparam os alimentos como as pessoas os preparam.

Em nome da praticidade, muitos elementos adicionais são usados naquilo o que nos é apresentado pela indústria e, com isso em mente, Michael nos convida a despertar nossa consciência para os produtos que consumimos.

3. Somebody Feed Phill

Em tradução livre para o português, Somebody Feed Phill é algo como Alguém Alimente o Phill. Falamos de Philip Rosenthal, escritor e produtor americano, mais conhecido por ser também o criador da série Everybody Loves Raymond.

Na série gastronômica, Phill aposta no bom humor pra nos apresentar a culinária e a cultura de diversos locais do mundo para os quais viaja na companhia de amigos. A comida é, muitas vezes, a expressão de um povo e, por isso, uma ótima forma de conhecer outros lugares.

Se você concorda e pensa em vivenciar isso indo além da série, recomendamos a leitura de nosso post sobre 7 destinos para fãs da gastronomia brasileira.

Filmes sobre gastronomia

4. Julie & Julia

Julie & Julia (2009) é uma comédia dramática norte-americana que é figurinha carimbada nas listas de filmes sobre culinária.

A obra conta as histórias de Julia Child (Meryl Streep), uma autora de livros de culinária e apresentadora de TV e de Julie Powell (Amy Adams) que abraça a missão de cozinhar todas as 524 receitas de um dos livros de Julia.

A história das duas mulheres apaixonadas pela culinária francesa se passam em momentos diferentes o filme é uma inspiração para quem gosta de cozinhar.

5. Burnt

Burnt (2015) ou Pegando Fogo é um filme de restaurante que retrata o momento vivido pelo chef de cozinha Adam Jones (Bradley Cooper).

Jones já foi um dos chefs mais respeitados de Paris, mas seus problemas com álcool e drogas prejudicaram muito a sua carreira. Depois de dar um tempo em Nova Orleans, ele recebe de seu antigo maître o convite para ser chef em um requintado restaurante londrino.

Abraçando a missão, Jones exige a perfeição de sua equipe-recém formada e parte em busca do sonho de ganhar sua terceira estrela Michelin.

O filme nos ajuda a compreender um pouco melhor o quão desafiadora pode ser a carreira de um chef de cozinha, sobretudo levando em conta que nossas questões pessoais podem interferir no sucesso da vida profissional.

6. Chef

Chef (2014) é uma comédia dramática que conta a história de Carl Casper (Jon Favreau), o chef de um restaurante de Los Angeles que, por vezes, bate de frente com o dono do estabelecimento por preferir inovar no cardápio dia após dia ao invés de focar nos pratos mais pedidos pela clientela.

Certo dia, após uma visita ao restaurante, um renomado crítico gastronômico publica uma crítica negativa ao estabelecimento, alegando que o cardápio é pouco criativo. Algo que, como era de se esperar, deixa o chef Casper enfurecido.

Casper procura o crítico e o bate boca entre eles cai na internet e se torna viral, e o chef acaba sendo demitido. Para tentar dar a volta por cima, ele abre um trailer de comida com a ajuda de sua esposa (Sophia Vergara).

Para muitos, a cozinha é um lugar de deixar a criatividade rolar solta, mas na vida real, isso nem sempre é possível. O filme dá uma noção sobre o que pode acontecer no universo profissional e quais caminhos alguém que sonha em ser chef pode considerar para o seu futuro.

7. Ratatouille

Já mencionamos um “clássico” nessa lista de filmes sobre gastronomia, mas há espaço para mais, certo? A começar por Ratatouille (2007), uma divertida animação que é ideal para ser vista em família, com gente de todas as idades.

A história se passa em Paris e tem Remy (Patton Oswalt) no papel do rato que sonha em ser um grande chef, mas não conta com o apoio de sua família. Além disso, como era de se esperar, Remy é expulso de todas as cozinhas que visita.

Certo dia, enquanto perambulava pelos esgotos, acaba se posicionando abaixo do restaurante de seu “herói culinário”, Auguste Gusteau (Brad Garrett) e decide visitar a cozinha do lugar.

Lá, ele conhece Linguini (Lou Romano), um ajudante que não sabe cozinhar, mas precisa fazer o possível para manter seu emprego. Os dois fazem uma parceria e Remy, o rato, fica escondido debaixo do chapéu de Linguini passando orientações sobre o que e como cozinhar.

Ainda que o protagonista não seja um humano, sua história e persistência podem inspirar aqueles entre nós que desejem seguir carreira na culinária.

8. A Fantástica Fábrica de Chocolates

Para fechar, um filme que não foca tanto assim na gastronomia até por contar com receitas que não são possíveis no mundo real, mas que é capaz de deixar muita gente com água na boca.

A Fantástica Fábrica de Chocolates (2005) é a segunda releitura do livro de mesmo nome e fez muito sucesso tanto pela história quanto pelos traços marcantes de uma obra dirigida por Tim Burton.

Na história, Willy Wonka (Johnny Depp) é um sujeito excêntrico dono da maior fábrica de doces do mundo. Certa volta, ele realiza um concurso para escolher o herdeiro de seu império.

Crianças de todas as partes compram seus chocolates em busca do cobiçado bilhete dourado que garante acesso a uma visita à fábrica de Wonka.

Cinco crianças, entre elas Charlie Bucket (Freddie Highmore) são as sortudas que, acompanhadas de um responsável, fazem parte do grupo que visita o local mágico onde se encantam e vivem estranhas aventuras.

Trata-se de um filme de fantasia que, apesar de não poder ser chamado de um filme de culinária, gira em torno de doces deliciosos para apresentar algumas lições e uma boa dose de diversão.

Gostou do post e quer mais dicas? Confira o post Além do MasterChef: 6 programas de culinária que (também) são de dar água na boca!