No início de 2018, o whatsapp alcançou a marca de 1,5 bilhão de usuários ativos mensais, somando cerca de 60 bilhões de mensagens compartilhadas por dia. Já imaginou quantos desses usuários sabem como fazer figurinhas no whatsapp?

Provavelmente, não teremos a resposta para essa pergunta. Entretanto, sabendo que você compõe o grupo dos adeptos ao whatsapp, podemos lhe ensinar a fazer as figurinhas para que você use-as para se expressar e aproveitar ao máximo a ferramenta.

De onde vem as figurinhas de whatsapp?

Antes de qualquer coisa, você já se perguntou qual é a origem das figurinhas de whatsapp? O que acontece com você acontece também com a maioria das pessoas: de repente, alguém em uma conversa ou grupo aparece com uma figurinha e apresenta a novidade para todos.

Muitas das vezes, nem essa pessoa que parece ter “começado a brincadeira” sabe dizer de onde veio a tal figurinha. Provavelmente, poderia dizer a você que recebeu de alguém ou que uma pessoa próxima a ensinou a pegar essa figurinha em algum lugar.

Ainda que a origem das figurinhas, que também são chamadas de stickers, pareça um mistério, a verdade é simples. Existem pessoas que entendem um pouco mais sobre tecnologia e arte que são responsáveis pela sua criação.

As figurinhas são diferentes de imagens comuns porque são recortadas. Quando as vemos, percebemos que não há um fundo à sua volta e seu funcionamento é diferente do de uma imagem comum. Isso porque, as figurinhas não ficam salvas na galeria do celular e sim no próprio whatsapp.

Agora, você já se perguntou se poderia ser uma das pessoas responsáveis por criar figurinhas? Já pensou na possibilidade de ter uma criação sua rodando grupos pelo país ou pelo mundo afora, divertindo as pessoas? Pode sonhar grande porque essas ideias podem se tornar realidade!

O aplicativo que ajuda você a criar figurinhas

Em um primeiro momento, a ideia de criar figurinhas para o whatsapp parece ser adequada apenas a quem sabe usar tecnologias específicas para recortar imagens e coisas do tipo. 

Felizmente, porém, existem soluções que facilitam o processo para permitir que um número maior de pessoas se divirta criando suas próprias figurinhas e apresentando-as aos seus grupos de amigos.

Uma dessas soluções é o “Sticker.Ly for WhatsApp“. Para encontrá-lo, você precisa acessar a loja de aplicativos do seu celular, digitar o nome do programa na pesquisa e realizar a busca. Em seguida, tudo o que você precisa fazer é baixá-lo ― ou seja, instalá-lo em seu aparelho.

Por que usar este aplicativo?

O “Sticker.Ly for WhatsApp” é uma boa ferramenta para que você possa fazer figurinhas no whatsapp porque dá ao usuário a opção de fazer com que o fundo de uma imagem seja retirado automaticamente, dando origem à figurinha.

Existem alternativas que permitem apenas que esse processo de retirada do fundo seja feito de forma manual. Algo que pode gerar mais trabalho e até criar certa dificuldade para quem está apenas começando a criar suas figurinhas.

Como usar o aplicativo e fazer suas figurinhas

Agora que você já entendeu por que indicamos o “Sticker.Ly for WhatsApp”, é hora de saber como proceder depois de já ter instalado o programa em seu celular.

  • Passo 1: ao abrir o aplicativo pela primeira vez, você precisa clicar em “novo pacote” e fornecer algumas informações que são solicitadas pelo programa ― não se preocupe, não é nada que pode invadir sua privacidade ou colocar em você em risco. Em seguida, você deve clicar em “criar”;
  • Passo 2: uma vez que seu pacote de figurinhas estiver criado, você deve clicar em “adicionar sticker“. A ação abrirá uma solicitação para que você permita ou não que o aplicativo tenha acesso à sua galeria de fotos. Como é de se esperar, a ideia é que você conceda esse acesso. Com isso em mente, note que a criação de figurinhas depende das imagens que você tem salvas na galeria de seu celular. Se você tem um cachorrinho de estimação e tem uma foto dele, por exemplo, pode fazer uma figurinha do seu amigo de quatro patas;
  • Passo 3: depois que você permitir o acesso, você deve selecionar o ícone “galeria” para visualizar suas fotos fotos e, então, escolher qual imagem deseja usar para criar sua figurinha;
  • Passo 4: uma vez que a foto for selecionada, ela vai ser carregada pelo aplicativo para ser recortada. Quando esse carregamento termina, um botão de “recortar automaticamente” surge na tela e o que você precisa fazer é clicar. Pronto! O “Sticker.Ly for WhatsApp” se encarrega de criar a figurinha para você, retirando corretamente o fundo da imagem. Depois disso, caso você deseje, pode se aventurar pelas opções de “ajustar” ou inserir “texto” para deixar sua figurinha do jeitinho que você a imaginou;
  • Passo 5: para que você possa usar suas figurinhas, precisa criar pelo menos três. Sendo assim, deve repetir os passos 2 a 4 pelo menos outras duas vezes para visualizar a opção de “adicionar ao whatsapp”

Quando isso acontecer, basta clicar e confirmar novamente em “adicionar” na caixa de mensagem que aparecer. A partir desse momento, suas novas figurinhas estarão salvas em seu whatsapp, prontas para serem compartilhadas.

Como encontrar as figurinhas que você criou

Se você chegou até a este texto querendo descobrir como fazer figurinhas no whatsapp, provavelmente já sabe como encontrá-las no aplicativo e utilizá-las em suas conversas. Entretanto, não nos custa nada explicar!

Para usar as figurinhas que você criou ― assim como qualquer outra que já tenha sido salva em seu aplicativo ―, basta abrir a conversa ou grupo que desejar. 

Na barra de texto, aquela mesma que você usa para escrever uma mensagem comum, você encontra um símbolo que parece um quadrado com bordas arredondadas. 

Ao clicar nesse símbolo, visualiza as figurinhas que mais usa e tem também a opção ― ao clicar na estrela ― de visualizar todas as figurinhas que tem salvas. Provavelmente, é lá que estarão aquelas que você acabou de criar!

Para usá-las, basta clicar sobre a que deseja enviar primeiro e pronto: a figurinha será compartilhada com quem quer que participe com você da conversa ou grupo em questão.

Imagine só que bacana fazer figurinhas no whatsapp com fotos suas ou de seus parentes e compartilhar no grupo da família? Legal, não acha? Então é isso, hora de colocar em prática o que você aprendeu com esta leitura.

Antes de ir, deixe o seu comentário contando para nós o que você achou da ideia de poder criar suas próprias figurinhas!