Olha a promoção da ObaBox! É verdaaade (só conferir tudo por aqui). Festa Junina é tudo de bom, né?

Se você ainda não teve a oportunidade de conferir uma de perto, você mal pode imaginar o que te espera. 

Mas para chegar no formato de festa que muitos de nós esperam ansiosos para participar, houve toda uma história por trás. Mas será que você saberia dizer qual?

Se você não sabe ainda qual o real motivo da Festa Junina existir, está na hora de descobrir no texto de hoje. 

Vem com a gente! Boa leitura!

O que é a Festa Junina?

Para quem acha que Festa Junina é coisa nova vai se surpreender quando descobrir quando elas foram inventadas. As celebrações datam desde o século XVII. Ou seja, tempo a beça, né? Mas não é só isso.

A Festa Junina não é uma festa qualquer. É apenas uma das maiores celebrações do Brasil, ficando atrás apenas do nosso Carnaval. 

Segundo historiadores, a origem da festa tem tradições pagãs. Porém, como ela já sofreu diversas modificações, recebeu influências da religião católica.

Muitos santos estão intimamente associados à festa. Alguns deles como São João, São Pedro e Santo Antônio

Ah, e não podemos deixar de falar um pouco desse último, afinal muito da fama da festa também se deve à sua influência.

O Santo Antônio é conhecido como Santo Casamenteiro. Muitas mulheres acabam apegadas à divindade fazendo promessas para encontrar o amor e casarem.

Bom, há quem diga que as rezas mais fortes conseguem. 

Uma das promessas mais conhecidas é de colocar uma imagem do Santo de cabeça para baixo dentro do copo d’água. E assim que a moça encontra um rapaz que lhe queira para dividir o altar, a moça retira o santo do copo e lhe deixa de cabeça para cima novamente.

Bom, fica a dúvida se Santo Antônio é um bom mergulhador. 

Nos dias de hoje, as festas juninas acontecem em peso na região Nordeste.

Em Campina Grande, na região da Paraíba, por exemplo, é onde rola o maior festejo do país.

Ah, e com direito até a queima de fogos, concurso de quadrilhas, barraca do beijo, fogueira gigante e diversas outras atrações típicas com jogos e comidas.

Mas não fique triste…

Se você não tem como ir para Campina Grande, você também pode aproveitar o melhor das festas juninas de onde você está. As festas acontecem em quase todo o Brasil.

É uma data muito comemorada pela maior parte das pessoas, então diversão não falta. No Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, tem até lugares onde se fecham as ruas e a festa é feita. 

E para quem é adepto do shopping, também tem associações que fazem a festa dentro do próprio estabelecimento. Tudo para manter a cultura típica viva dentro de cada brasileiro.

Vale a pena ficar de olho na programação. Lembrando que as festas acontecem em peso durante o mês de junho, mas é tudo “tão bão” que é provável que você esbarre em festas acontecendo em julho e até agosto.

Então, não tem desculpa para não aproveitar. 

Se você estiver fora do país, também dá para celebrar, viu?

Outras regiões como Estados Unidos, Noruega, Portugal, Porto Rico, Itália, Reino Unido, França, Austrália, Canadá, entre muitos outros também estão abraçando a tradição.

A festa é tão boa que conquista qualquer pessoa.

O que esperar de uma Festa Junina?

  1. Comida: Não dá para mentir… Muita gente espera a data da festa junina por causa da comida. Sem desmerecer todo o restante, mas a comida é a atração principal. Sente só o cardápio: canjica, pipoca, arroz doce, bolo de milho, quentão, quindim, caldo verde, bolo de milho, salsichão… Nossa. Deu até fome!
  2. Dança típica: Dependendo do local onde você vá, as danças típicas de festa junina também são uma grande atração. E se você souber os passos, dá até para arriscar participar com seus amigos e família. Um exemplo é a conhecida quadrilha. 
  3. Brincadeiras: Quem é que não gosta de ganhar presente? Até na festa junina dá para você não sair de mãos vazias. Pescaria de mentirinha, jogo das argolas, touro mecânico, uau! O que não vai faltar é atividade para você desgastar as calorias do quentão. 
  4. Simpatia: Para quem tem suas crenças, a festa junina também é o lugar ideal para fazer seus pedidos. Além das simpatias para Santo Antônio, São Pedro também é super querido no momento de fazer simpatias. O santo é responsável por cuidar dos pedidos de quem está querendo conseguir a casa própria. 
  5. Diversão para toda a família: Se você quer uma festa que abrace todas as idades, a festa junina é o evento ideal para você. As crianças adoram. Sem contar que é uma festa que não tem hora para acabar, então dá para estender até o dia amanhecer.
  6. E dá até para… Casar! Pois é. Quem conhece a festa junina típica sabe que após a quadrilha também rola casamento. Mas pode ficar tranquilo(a). É de mentirinha. Apenas para animar a festa e trazer uma novidade para todo mundo sorrir. 

Você viu nesse texto:

  • Se você quer uma festa que abraça todos os povos, a festa junina é a celebração ideal para você;
  • Quer uma festa onde você vai encontrar brincadeiras, comida típica, dança e uma decoração super gracinha? Então, você precisa dar uma chance para a festa junina;
  • A festa junina começou a ser celebrada no século 17 e até hoje conquista multidões.

Mais para você se informar e se divertir

E a diversão não para por aqui, okay?

Que tal dar uma conferida em mais um pouco do que a história brasileira no reserva? Dessa vez é para os amantes da boa música. Já ouviu falar do Clube da Esquina? 

Um dos movimentos mais conhecidos da música brasileira, nascido em Belo Horizonte, revelou nomes como de Milton Nascimento.

Ficou curioso(a) para descobrir um pouco mais dessa história?

Então vem descobrir como o Clube da Esquina marcou gerações com mais uma sugestão de leitura da ObaBox

Não deixe de ler: Movimentos Musicais Brasileiros: a história do Clube da Esquina.

E aí? Você também curte uma boa festa junina? Então, chegou a sua vez de compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais. E olha lá! Se não compartilhar vai ter que pagar uma prenda!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *