Canjica, caldos, quentão, bandeirolas, roupa xadrez, música típica e brincadeiras. Você adora tudo isso e gostaria de fazer uma Festa Junina em casa?

Então, chega mais!

Quando o isolamento social provocado pelo novo coronavírus começou, algumas pessoas já temiam que as festas de São João fossem afetadas ainda que preferissem não acreditar nessa possibilidade.

Aconteceu.

Com isso em mente, e também considerando outras situações que possam privar os amantes da festa junina a irem a um baita evento, temos dicas de como fazer uma festança boa em casa.

Acompanhe!

Faça a caracterização do visual

Vestido xadrez com rendas para as damas, calça “pega frango” e chapéu de palha para os cavalheiros. Um dente preto aqui, um bigode desenhado ali e umas sardas pintadas acolá.

Não é preciso muito para se caracterizar para a festa junina em casa.

Como acontece nos eventos que nos acostumamos a ir, há quem goste de investir bastante na vestimenta e quem prefira algo mais simples, apenas para entrar no clima da festança.

Faça o que deixar você mais à vontade.

Se você não tiver as roupas que gostaria em casa, não souber fazê-las e, por algum motivo, prefira não comprá-las online, não deixe isso estragar seus planos.

Trancinhas no cabelo e a já mencionada “maquiagem” podem dar conta do recado!

Decoração do ambiente

Outra dica de como fazer uma festa junina é decorar o ambiente.

No Brasil, não temos muito o costume de fazer festas temáticas, mas a festa de São João é uma que definitivamente tem um visual próprio e inconfundível.

Pela internet, você consegue comprar as famosas bandeirinhas, além de balões de papel que, por si só, vão ser suficientes para definir o clima de festa junina na sua casa.

Caso você tenha tempo disponível, disposição e papéis coloridos em casa, pode até embarcar na onda do DIY ― Do It Yourself ou Faça Você Mesmo ― para fazer suas bandeirinhas por conta própria.

Além disso, uma fogueira pode fazer toda a diferença para o ambiente da sua festa. Para isso, é certo que você não precisa fazer uma fogueira de verdade!

Alguns galhos, pedaços de madeira improvisados podem servir para criar a aparência certa, junto com um pouco de papel celofane.

Comidas e bebidas

Agora, falemos de uma das partes favoritas dos fãs das festas junina: os comes e bebes.

Convenhamos que não é fácil preparar um “cardápio” extenso por conta própria.

Assim, para lidar com essa limitação, você pode escolher um prato salgado favorito, um prato doce favorito e uma bebida especial para complementar.

Para inspirar você, aqui vai uma lista de comidas típicas para a sua festa junina em casa:

  • Pamonha;
  • Curau;
  • Cuscuz;
  • Canjica;
  • Bolo de milho;
  • Pipoca;
  • Arroz doce;
  • Caldos (Caldo Verde ou Feijão);
  • Cocada;
  • Pé de moleque
  • Paçoca;
  • Pinhão Cozido;
  • Amendoim doce;
  • Maçã-do-amor;
  • Bolo de fubá.

Se você tiver um número maior de pessoas em casa e, consequentemente, mais mãos para ajudar a planejar a festança, pode até ampliar a variedade.

Vale lembrar também que se a cozinha não for o forte de ninguém da casa, não é difícil encontrar caldos e doces para comprar.

Além de padarias, há quem faça esses pratos por encomenda e ter isso em mente pode facilitar muito a preparação do seu arraiá.

Mesa temática

Quando vamos a festas juninas tradicionais, é comum encontrarmos as opções de comes e bebes em barraquinhas. Em casa, pode ser inviável ou até impossível reproduzir algo assim.

Por isso, nossa dica para fazer festa junina em casa é criar uma mesa temática.

Tente encontrar um pano xadrez ou decorar um pano neutro que você tenha em casa com bandeirinhas, retalhos e outros elementos característicos.

Aliás, se você preferir, essa mesa pode ser o centro de todos os seus esforços de decoração.

Com o auxílio de descanso de panela, você vai poder colocar as comidas que fizer nesta mesa, junto com os utensílios para que cada pessoa da casa se sirva e se delicie.

Trilha sonora e quadrilha

Não tem festa junina que exista sem música! Você pode até optar por ouvir outros estilos e gêneros que não tenham a ver com a Festa de São João na maior parte do tempo.

Afinal, é você quem manda.

Mas todo arraiá que se preze toca ao menos algumas músicas típicas e, com um pouco mais de disposição dos envolvidos, abre até espaço para uma pequena quadrilha.

Aqui vão algumas dicas de música para sua playlist junina:

  • Chegou a hora da fogueira, Lamartine Babo
  • Colo de menina, Rastapé
  • Asa Branca, Luiz Gonzaga
  • Esperando na janela, Gilberto Gil
  • Forró do Xenhenhém, Elba Ramalho
  • Xote da Alegria, Falamansa
  • Frevo mulher, Zé Ramalho
  • Eu só quero um xodó, Dominguinhos
  • Festa do interior, Gal Costa
  • Isso aqui tá bom demais, Dominguinhos

Há ainda dezenas de outras músicas que podem compor a trilha sonora de sua festa junina em casa e você pode compartilhar com a gente, aquelas que você sentiu falta!

Para coroar essa dica, uma informação valiosa: existem quadrilhas narradas no youtube!

Basta pesquisar e achar a sua favorita e nem vai ser preciso ensaiar para se divertir na hora do arraiá.

Jogos e brincadeiras

Pescaria, correio elegante, boca do palhaço, tiro ao alvo, argolas e corrida de saco são alguns dos jogos e brincadeiras típicos de festa junina que você pode reproduzir em casa.

É certo que você vai precisar se dedicar a isso para que possa montar os jogos, mas o esforço pode valer a pena, sobretudo se você tiver crianças em casa.

O correio elegante é bem simples porque só demanda pedaços de papel e caneta para enviar recadinhos anônimos de uma pessoa a outra.

Ainda que vocês sejam poucos na mesma casa ― o que acabaria com o mistério ― a brincadeira pode ser bacana para estreitar laços e trocar elogios.

Entre os jogos, o de tiro ao alvo é o mais fácil de montar porque só demanda algumas latinhas ou garrafas e uma bola de tênis.

As latinhas podem ser enchidas com areia ou algo que dê peso e torne o desafio mais interessante, e até decoradas.

Animação

Com tudo isso, a única outra coisa que você vai precisar providenciar para a sua festa junina em casa é animação.

Envolver a família em todo o processo vai fazer com que seja mais fácil planejar e montar a festa e também vai contribuir para que todos queiram desfrutar o momento e se divertir depois.

E então, cumadi, e então cumpadi, vai sair essa festança aí ou não vai?

O mais importante é curtir o momento, mas também vale registrá-lo. Para isso, confira nossas dicas para tirar fotos bem bacanas com o celular!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *