Você conhece alguém que gosta de passar aperto quando o carro dá problema no meio da rua? Pois é, temos uma forte suspeita de que essa pessoa não existe, mas já que o problema pode ocorrer com todos, é bom ter ferramentas automotivas ao alcance.

É difícil encontrar quem não se solidariza com uma pessoa que está de pé em plena via, sinalizando a necessidade de desvio aos outros carros ao mesmo tempo em que chama ajuda pelo telefone.

Para evitar passar por isso, muitos são responsáveis o bastante de manter as revisões do veículo em dia, mas a verdade é que imprevistos acontecem. Amenizar suas consequências ou até resolvê-los de forma satisfatória até chegar a uma oficina é possível caso você tenha essas 9 ferramentas para o carro:

1. Macaco hidráulico

O macaco hidráulico faz parte do kit de ferramentas automotivas de emergência que é considerado obrigatório para os veículos. O kit ainda conta com a chave de rodas e o triângulo e a ausência de um de todos os itens é considerada falta grave que leva à perda de sete pontos na carteira.

Como você deve saber, o macaco é utilizado para elevar o carro, permitindo assim a troca de um pneu furado pelo estepe. Para quem nunca usou, a ferramenta pode parecer um pouco intimidadora, mas basta posicioná-la por baixo do carro, relativamente perto do pneu a ser substituído, e acionar a alavanca ou manivela. 

Há certo nível de esforço envolvido, mas é o macaco quem fica com o “trabalho pesado” de sustentar o veículo. Uma vez que a troca do pneu for completada, basta acionar a alavanca novamente para baixar o carro;

2. Chave de roda

A chave de roda, como mencionado, é a outra ferramenta para carros obrigatória. É utilizada para desenroscar os parafusos do pneu que precisa ser substituído e para enroscá-los novamente no estepe.

Depois de longas viagens ou de passar por um terreno muito irregular, pode ser que os parafusos dos pneus bons se babeiem. Por isso, a chave de roda também pode ser utilizada para apertá-los, evitando problemas lá na frente;

3. Compressor de ar automotivo

É dever do proprietário do veículo manter o estepe cheio. Antes de viagens, por exemplo, quando é comum levar o carro para revisão e calibrar os pneus, o estepe também precisa ser verificado.

Pode acontecer, porém, de você ser pego de surpresa com um pneu furado e perceber que o estepe está meio murcho ao pegá-lo no porta-malas. Pode ser que, nessa situação, o estepe consiga levar você e o veículo à oficina mais próxima, mas para evitar mais problemas, o ideal é ter como calibrar o pneu.

Para isso, vale ter no carro um compressor de ar automotivo, uma ferramenta portátil e que ocupa pouco espaço no interior do veículo;

4. Chave de fenda e de boca

Para pequenos ajustes e consertos em diferentes dispositivos, duas ferramentas automotivas que você precisa ter à sua disposição são a chave de fenda e a chave de boca.

O mais interessante é contar com uma chave de fenda multi-cabeça ou com um kit de chaves de fenda de diferentes tamanhos. As chaves de boca também podem ter tamanhos variados, então vale comprar um kit ou investir em uma chave de boca universal;

5. Alicate e silver tape

Caso seja preciso cortar um fio para reparar um problema do carro, o ideal é ter consigo um alicate. A ferramenta também é útil para segurar e manobrar objetos que precisem ser reposicionados ou redirecionados.

Já a silver tape, um tipo de fita adesiva multiuso e bastante resistente, é uma ferramenta para carros que pode ser uma de suas principais aliadas em um reparo instantâneo.

A fita pode ser utilizada, por exemplo, para vedar a mangueira do radiador até que você possa ir a uma oficina ou para colar um retrovisor ou farol que tenha se soltado depois de uma leve batida;

6. Lanterna ou extensão de luz

Até mesmo à luz do dia pode ser difícil visualizar com clareza os componentes abaixo do capô do carro. Por essas e outras, ter uma lanterna potente à disposição é muito importante para os condutores de veículos automotores.

Outra opção é a extensão de luz para carros. Esse tipo de extensão funciona conectada à bateria do veículo e pode ser mais interessante se considerarmos o risco existente de a lanterna descarregar ou da pilha acabar.

Uma boa estratégia pode ser contar com as duas ferramentas para carro e garantir mais segurança;

7. Cabo para bateria

Sem querer, o farol do carro ficou ligado e você nem percebeu, o acabou descarregando a bateria do veículo. Muitos condutores já passaram por essa situação que, de uma simples falta de atenção, pode se transformar em um problemão.

Para resolver essa situação, você precisará de um outro veículo para compartilhar um pouco da energia entre as baterias, um procedimento conhecido como “chupeta”.

Para que a chupeta seja feita, você precisa ter à disposição um cabo de recarga de bateria que pode ser facilmente levado no porta-malas, ocupando pouquíssimo espaço;

8. Luvas de trabalho

Tudo o que o mais esperamos é não passar por nenhum tipo de problema com nossos carros e, caso isso aconteça, que seja um problema simples e fácil de resolver.

Infelizmente, porém, imprevistos são situações que, como o termo mesmo indica, fogem ao nosso controle. Por essa razão, ter luvas de trabalhos entre as ferramentas para carro é recomendado.

Uma situação de reparos pode nos levar a fazer esforço manual mais intenso do que a pele das mãos consegue aguentar. Assim, para evitar ferimentos, usar as luvas é a melhor saída;

9. Extintor de incêndio

Em 2015, a presença do extintor de incêndio nos carros de passeio deixou de ser obrigatória no país. A regra se manteve apenas para veículos de transporte de passageiros, como os ônibus.

Com a mudança, houve quem desistisse de ter um extintor veicular considerando até que o equipamento vence e tem custo para ser trocado de tempos em tempos.

Entretanto, este é o tipo de economia que pode acabar custando caro. Um princípio de incêndio provocado por uma pane elétrica ou outro tipo de problema no veículo pode ser controlado com o auxílio do extintor, o que pode evitar danos graves ao veículo e, claro, salvar vidas.

Ainda que nem todas as ferramentas automotivas citadas sejam de uso obrigatório, tê-las consigo pode fazer toda a diferença para minimizar os transtornos que problemas com o carro sempre geram.

O assunto de cuidados com o veículo são do seu interesse? Confira nosso post com dicas para deixar seu carro brilhando como novo com limpeza feita em casa!

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *