Uma coisa bem bacana de se fazer é redecorar um ambiente para deixá-lo com a nossa cara, concorda? Se você respondeu “sim” a essa pergunta, pode ser que a ida em uma feira de design ou decoração seja uma boa ideia!

Feiras acontecem em diversas épocas do ano e em diferentes localidades do Brasil e do mundo. Algumas já se tornaram bastante tradicionais e precisam estar no radar de quem gosta de estar por dentro das novidades.

É dessa forma que você pode se inspirar para usar a criatividade e levar as principais tendências para dentro de sua casa, dando seu toque pessoal e especial. Gostou da ideia? Então siga em frente com a leitura e conheça ótimas opções de feira!

1. Design Weekend

A Design Weekend não é bem uma feira e sim um grande festival com mais de 300 eventos espalhados por São Paulo. O DW se apresenta como o “maior festival urbano de design da América Latina”, algo que pode despertar interesse até de quem não mora na cidade.

Apesar do nome “weekend”, que quer dizer fim de semana, o DW dura uma semana inteira. São encontros, lançamentos, exposições e instalações com assinatura de artistas e empresas do setor de decoração, design e artes.

Tudo isso para apresentar ideias, conceitos, produtos novos e peças inéditas aos visitantes por meio de experiências singulares.

O site oficial do Design Weekend apresenta datas futuras e informações sobre como participar. Além disso, oferecer a você uma parceria com uma agência de turismo para ter hospedagem inclusa, acessos VIP e experiências guiadas por profissionais.

Por acontecer em diferentes pontos da cidade, o DW pode resultar em uma experiência bem diferente das demais feiras. Isso porque, quem vai a São Paulo para acompanhar a semana de design, pode aproveitar a viagem para montar uma programação própria e fazer outros passeios.

2. Semana Criativa de Tiradentes

Outro evento de design que pode envolver uma boa viagem é a Semana Criativa de Tiradentes, cidade histórica de Minas Gerais. Lá, é possível ver as criações e comprá-las, além de assistir a palestras e até participar de oficinas.

Como o site oficial da feira explica, a Semana “reúne criativos e trend hunters para repensar, trocar conhecimento, discutir, produzir e estimular o empreendedorismo através do design, do artesanato de tradição, da arquitetura”.

Quem visita a feira de design e decoração de Tiradentes tem a oportunidade de se deparar com a mistura entre o tradicional e os conhecimentos de raiz com o contemporâneo. Essa interação é o que direciona para a criação de um design bem brasileiro e peças de decoração únicas!

3. Morar Mais

A feira Morar Mais por Menos segue o lema “o chique que cabe no bolso”. Surgiu em 2004 em razão de dúvidas muito comuns a quem deseja decorar seu primeiro imóvel: como deixar a casa sofisticada gastando pouco? Como encontrar os profissionais certos?

Assim, a proposta da Morar Mais é mostrar aos visitantes que investir em decoração de interiores por meio da contratação de bons profissionais é algo que cabe no bolso. Ou seja, deixar sua casa como você sempre sonhou não precisa custar “os olhos da cara”.

Anualmente, a Morar Mais acontece em diferentes locais do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Salvador. Para saber onde e quando cada evento é realizado, é preciso estar de olho no site da feira.

É legal destacar que a Morar Mais por Menos valoriza temas como a sustentabilidade, a inclusão social, a brasilidade, a tecnologia e a inovação.

O que a feira busca é instigar os profissionais a desenvolver projetos amigáveis ao meio ambiente, que tenham um bom custo-benefício e que absorvam ou se inspirem na cultura nacional, contando com materiais, produtos e peças de artesãos e outros fornecedores locais.

Além de visitar a feira e conhecer cada projeto, o público pode participar votando naqueles que mais agradaram. Isso porque a Morar Mais tem uma premiação anual e diferentes categorias, algo que incentiva os profissionais e se superarem e apresentarem ambientes incríveis!

Como haveria de ser, no site da Morar Mais você encontra registros de edições passadas e confere projetos feitos para os mais diversos ambientes.

4. CASACOR

A CASACOR se apresenta como “a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas” e, provavelmente, é a mais tradicional e conhecida feira de nosso post.

A primeira edição da mostra aconteceu em 1987, em São Paulo. À época, as idealizadoras Yolanda Figueiredo e Angélica Rueda reuniram profissionais renomados da arquitetura, decoração e paisagismo para criar um evento social e cultural. Foram 20 dias e cerca de 6 mil visitantes.

Gradativamente, com o passar dos anos, a feira de decoração passou a reunir um número crescente de profissionais e de visitantes. Todos reunidos para apresentar ou conhecer as principais tendências do mercado.

Ao mesmo tempo em que crescia, a CASACOR também se expandia com franquias sendo abertas em diferentes locais do país. Em 2019, os idealizadores planejaram levar a feira para 13 regiões do país!

Para descobrir as datas e localidades de cada edição do evento, a dica é acessar o site oficial da CASACOR. E, caso você perca alguma edição, sempre pode consultar fotos e outras informações para se inspirar sem sair de casa!

Feiras internacionais

Além das três feiras já apresentadas, existem outros eventos nacionais, mas que muitas vezes são restritos ou especialmente direcionados a profissionais da área. Então, para fazer algo diferente e inspirar você a ousar em nome da sua paixão pelo design e decoração, resolvemos listar feiras internacionais!

Caso você tenha a oportunidade de sair do país, além de conhecer uma nova cultura e pontos turísticos, pode se planejar para fazer algo especial: ir a um evento na gringa. Que tal?

Confira abaixo algumas opções:

  • NYCxDESIGN: feira que acontece em Nova York e que é bastante conhecida por apresentar inovações;
  • Salone del Mobile: em tradução livre do italiano para o português, “Salão dos Móveis”, uma feira que reúne trabalhos de diversos expositores, inclusive jovens talentos, que desejam mostrar suas novas criações ao mundo;
  • London Design Festival: um festival na Terra da Rainha que tem o objetivo de transformar Londres na capital mundial do design. Para tanto, apostam alto na criatividade e na inovação, algo que pode ser muito especial para quem gosta de ideias diferentes para criar ambientes únicos;
  • Decor + Design Show: uma feira que acontece na capital australiana que, além de exposições, conta com seminários e sessões interativas com profissionais e projetos.

Você já foi a alguma dessas ou a outra feira de design e decoração? Compartilhe sua experiência, deixe seu comentário!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *