Que fazer faxina dá dor nas costas não é muita novidade para ninguém.

Seja para quem já está acostumado a fazer costumeiramente a limpeza ou para quem está pegando na vassoura pela primeira vez, não tem muito como fugir.

Uma boa limpeza acaba trazendo aquela sensação de que “um trator” passou por cima do corpo da gente. 

Mas se essas dores se tornam rotina, é melhor ter um pouco mais de atenção. Até porque nada pior do que ter uma lesão na hora da faxina, não é mesmo?

Então, para evitar que isso aconteça, o texto de hoje traz dicas para te ajudar no cuidado do seu corpo na hora da limpeza. 

Esperamos que goste da leitura!

Por que fazer faxina dá dor nas costas?

Até parece que fazer faxina traz de brinde uma famosa dor nas costas.

Algumas pessoas costumam demorar a sentir, mas a realidade é que muita gente passa a evitar a limpeza para não ficar com dor depois.

Bom, muitos motivos podem levar uma pessoa a sentir esse incômodo. 

Um dos motivos principais é a falta de costume. Principalmente para quem não está acostumado a fazer exercícios físicos, a limpeza pode ser considerada uma atividade.

Não é à toa que você sua, sente os seus braços, pernas e costas doerem. 

Entretanto, quando a prática já é um costume sentir dor pode apontar para um problema de postura, por exemplo.

Então, se você costuma fazer mais esforço de limpeza para um lado do corpo, isso pode gerar problemas para a sua coluna, gerando então a dor. 

Como mencionado anteriormente, a faxina pode ser comparada com o esforço de uma atividade física. A perda calórica é muito similar e o emprego da força também.

Então, assim como na execução de uma atividade física é necessário ter atenção com a postura, na hora de fazer faxina também é necessário manter a coluna alinhada para evitar dores e lesões. 

O que fazer para evitar dores?

Para desmistificar essa história de que fazer faxina dá dor nas costas, separamos algumas dicas importantes.

Aqui você vai entender como evitar lesões e melhorar ainda mais o desempenho da sua limpeza e sem dores. 

  1. Que tal começar com um alongamento? Pode deixar a vassoura de lado. Antes de começar a sua faxina, é importante você relaxar a sua musculatura com um alongamento. Cinco minutos são o suficiente para você fazer isso. Quer conhecer mais os benefícios do alongamento? Então, não deixe de conferir nossa sugestão de leitura sobre o assunto
  2. Evite comer alimentos pesados antes da faxina: Não esqueça que fazer faxina é praticamente um exercício físico. Então, se você comer alimentos pesados, isso pode aumentar a indisposição do organismo. Caso tenha feito isso, espere um tempo maior de descanso até começar a atividade. 
  3. Atenção para a sua postura (essa dica é muito importante): O importante é que você não deixe a sua coluna ficar curvada, principalmente por um grande período de tempo. Então, em vez de você se agachar para limpar, busque sentar no chão e faça a limpeza. Além de preservar a coluna, você também preserva o seu joelho de lesões e dores futuras. 
  4. Carregue o peso que você consegue: A limpeza também envolve carregar um pouco de peso. Entretanto, se você fizer isso, pode estar sobrecarregando a sua coluna e articulações de maneira inacreditável. Então, se puder, busque ajuda para carregar pesos ou então, divida o peso em parcelas. 
  5. Olho no relógio: A gente sabe que muita gente gosta de fazer aquela famosa faxina pesada. Entretanto, essa faxina não deve levar mais de duas horas. É o tempo que o seu corpo consegue lidar com o esforço repetitivo sem ter o risco de ocasionar lesões. 
  6. Convide pessoas para te ajudar na faxina: Fazer faxina com alguém pode se tornar uma atividade até divertida. Além de menos mecânico, ajuda também a você conseguir ter menos tarefas e menos tempo se dedicando a ela. 
  7. Evite se esticar demais: Existe algo que você não consegue alcançar quando estica o braço? Então, pegue um banco, uma escada ou peça ajuda. Se esticar demais, principalmente sem alongamento, pode trazer um distensão muscular. 
  8. Busque por ferramentas de limpeza facilitadoras: Que tal utilizar a tecnologia a seu favor? Investir em aparelhos domésticos que te ajudam na hora da limpeza pode economizar o seu esforço e tempo de faxina. Um desses exemplos é de robôs aspiradores. Vale a pena conferir e garantir o seu. 
  9. Mantenha tudo a seu alcance: Quanto mais você mantém os itens de limpeza a sua altura ou perto do seu alcance, menos esforço você faz. Além disso, você se cansa menos e traz menos possibilidade de que seu corpo sofra com lesões e dores depois da faxina. 

Você viu nesse texto:

  • Muita gente pensa que fazer faxina dá dor nas costas e isso não é necessariamente uma mentira. Porém, depende muito de como a pessoa executa essa atividade;
  • Pessoas que passam tempo demais agachadas podem sentir dores no joelho e também nas articulações. O ideal é que a pessoa sente no chão para conseguir fazer a limpeza sem trazer riscos para a sua saúde;
  • Além disso, limpezas demoradas também podem acabar prejudicando o corpo. Duas horas de faxina é o suficiente para o corpo aguentar sem sentir dor em seguida.

Mais para a limpeza da sua casa

Bom, você começou a sua faxina, já sabe como limpar a maior parte da casa. Só que chega o maior desafio? Os cantos.

Porém, não é qualquer canto… São os cantos que ficam nos lugares mais altos da casa. E aí, o que fazer? Desistir? Fingir que não viu?

Nada disso!

Existe uma solução incrível para isso e nós vamos “exxxxpor” aqui para você. Quer descobrir do que estamos falando?

Então, não perca a nossa dica de leitura para o dia de hoje. Leia Dicas para limpar os cantos altos da casa? Nós temos!

Esperamos que goste da leitura! Depois diz para a gente o que achou e se te ajudou!

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