Será que seus hábitos ao celular incomodam os outros? Cada pessoa se relaciona de forma diferente com a tecnologia, mas não faz mal conhecer regrinhas de etiqueta para o uso do celular.

Por falta de atenção ou reflexão sobre o assunto, algumas pessoas acabam tendo atitudes que não são muito agradáveis quando em espaço público ou durante a interação com outras pessoas.

Preparamos este post para apontar alguns hábitos comuns que podem ser mudados em nome do bem coletivo. Confira!

Evite falar muito alto em ligações

Já notou que algumas pessoas têm o costume de aumentar o tom de voz ao falar ao telefone? Pode ser que você faça algo assim e nem perceba.

Não sabemos ao certo por que isso acontece, mas supomos que há quem não consiga assimilar que a tecnologia dos smartphones permite que a pessoa que está do outro lado da linha escute com clareza, sem que “gritos” sejam necessários.

É certo que há situações em que a ligação está mesmo ruim e acaba sendo necessário falar mais alto, mas não foquemos na exceção aqui.

Uma boa regra de uso do celular é ter atenção ao tom de voz ao fazer ou atender uma ligação quando estiver na presença de outras pessoas.

Além de incômodo aos demais, a fala alta pode acabar revelando a estranhos mais sobre a sua vida do que você gostaria.

Prefira não usar o viva-voz em público

Tem gente que se encanta pela função do viva-voz por permitir que não seja necessário segurar o celular junto ao ouvido durante toda a ligação.

O braço dói menos ou simplesmente se tem as mãos livres para executar outra tarefa enquanto conversa.

Por mais atrativa que essa praticidade seja, se você quer saber como usar o celular em público de modo educado, convém deixá-la de lado quando estiver fora de casa ou de outro espaço privado.

Se as pessoas podem se incomodar com alguém que fala alto ao telefone, imagine só uma conversa pelo viva-voz, em que todos podem ouvir quem está de cada lado linha!

Ainda, se alguém está no viva-voz, o ideal é que as pessoas ao redor se mantenham em silêncio para não provocar ruídos na conversa, impedindo a compreensão de quem está do outro lado.

Não é nada agradável “impor” que as pessoas que dividem um espaço público com você se vejam forçadas a fazer silêncio por causa da sua ligação particular.

Lembre-se de recorrer ao fone de ouvido

Se você é usuário de transporte público, é bem provável que já tenha dividido o ônibus com aquela pessoa que entra com o celular ligado em uma rádio ou playlist e acha que todos têm que ouvir.

Caso a música seja do seu agrado, pode até ser que você se sinta confortável e até curta o momento, mas como isso dificilmente vai valer para todos, os fones de ouvido se fazem necessários.

Essa regra de uso do celular não vale apenas para o transporte público, tampouco vale somente para músicas, ok?

Tem gente que, por alguma razão, prefere escutar áudios de whatsapp no “viva-voz”, ou seja, para todo mundo.

E tem gente que esquece que pode se incômodo para os outros ter de ouvir junto aos vídeos assistidos pelo celular.

Em resumo, tenha sempre o fone de ouvido com você. Leve-o no bolso ou na bolsa e use sempre que precisar ouvir algo ou assistir a um vídeo com som estando na presença de outras pessoas.

Respeite áreas de silêncio

Bibliotecas, teatros, auditório de apresentações da escola e outros estão entre as zonas universais de silêncio que todos devem respeitar.

Assim, uma importante dica de etiqueta para uso do celular é não atender ou fazer ligações nesses locais e nem ouvir áudios ou assistir a vídeos sem o fone de ouvido.

Note que há outros locais que podem não ser zonas universais, mas que exercem seu direito de restringir o uso de celulares. A sala de espera de um consultório médico ou as galerias de um museu são exemplos disso.

Seja como for, sabendo que a regra existe ou foi apresentada por meio de uma sinalização clara, não aja como se você pudesse ser a exceção porque se todos pensarem assim, o silêncio acaba sendo desrespeitado.

Se você realmente precisar atender o celular, desloque-se a uma área em que os telefonemas sejam permitidos, como no corredor ao lado da sala de espera ou nos corredores externos às galerias.

Lembre-se de colocar o celular no silencioso

Nas zonas universais de silêncio, naquelas que solicitam o silêncio e em algumas outras ocasiões específicas, convém deixar o aparelho no modo silencioso.

Essa é uma regra para o uso do celular que se aplica, por exemplo, a entrevistas de emprego, reuniões com a equipe ou seus supervisores, atendimentos médicos e mais.

Dar atenção a isso é ainda mais importante se não é apenas uma ligação recebida que pode causar um barulho ou uma interrupção inapropriada.

Há quem mantenha notificações sonoras para SMS, mensagens de whatsapp, e-mails, atualizações nas redes sociais e mais.

Com isso, há uma chance bem maior de causar incômodo em locais em que o silêncio deve ser respeitado.

Dê atenção plena às outras pessoas

Por último, mas não menos importante a boa etiqueta para uso do celular sugere que você evite verificar ou mexer no aparelho repetidas vezes enquanto estiver em encontros sociais.

Certamente, alguns eventos têm um clima bem mais despojado e o celular acaba, na verdade, sendo útil para mostrar fotos de recordações interessantes, vídeos engraçados e coisas do tipo.

Mesmo quando a essa for a situação, quando uma pessoa dirigir a palavra diretamente a você, convém dedicar a ela sua atenção plena.

Escute, mostre-se presente e absorva as informações para ser capaz de manter o diálogo.

Às vezes, o que a pessoa diz pode nem ser tão interessante para você, mas por educação e pelo bem do relacionamento que vocês cultivam, é de bom grado deixar o celular de lado um pouquinho.

Caso esteja esperando uma mensagem ou ligação importante, abra a conversa avisando que, eventualmente, vai precisar checar o aparelho ou interromper a conversa. Assim, a pessoa vai entender que você não está faltando com respeito.

Essas são algumas das importantes regras de uso do celular. Exceto a das zonas de silêncio, é provável que nenhum desconhecido cobre você sobre o cumprimento das demais, mas isso não faz com que não seja bom segui-las.

Quer parar de incomodar os outros? Confira as principais dicas de fone de ouvido para celular e saiba como escolher o seu!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *