Você teve um dia agitado, tomou um banho para relaxar antes de dormir, deitou-se confortavelmente e, quando estava prestes a dormir, ele apareceu: o pernilongo, com seu zumbido infernal!

Em qualquer momento da noite, lidar com pernilongos pode ser um pesadelo. Já teve a sensação de que o inseto simplesmente some quando você acende a luz para procurá-lo e volta tão longo você se deita novamente? Ninguém merece!

Com isso em mente, preparamos este post especial com 9 dicas que você pode aplicar para espantar pernilongo e outros insetos. Confira!

1. Faça repelentes caseiros

Repelentes são ótimos para espantar pernilongos e evitar picadas que, além de desagradáveis, podem acabar transmitindo doenças como a dengue e a febre amarela.

Há certos cheiros que não agradam os pernilongos e que ajudam a mantê-los longe. Com isso em mente, um dos repelentes caseiros que você pode fazer tem como ingrediente principal o cravo-da-índia. Confira a receita:

Misture 10 gramas de cravo-da-índia a 500 ml de álcool em um recipiente e tampe. O recipiente deve ser mantido protegido de luz por quatro dias e, durante este período, você deve agitar a mistura duas vezes por dia.

Passados os quatro dias, você deve coar a mistura e acrescentar a ela 100 ml de óleo de amêndoas ou óleo mineral e pronto. Seu repelente natural estará pronto para ser usado e aplicado sobre a pele diariamente para espantar pernilongos.

O óleo corporal faz com que, além de espantar os pernilongos, seu repelente sirva para manter sua pele hidratada. Legal, não acha?

Além dessa, existem outras receitas de repelente que você pode encontrar facilmente em uma busca na internet;

2. Ou compre um repelente convencional

Caso você não queria se dar ao trabalho de fazer um repelente caseiro para pernilongos, pode recorrer aos convencionais que são vendidos em farmácias e drogarias.

Entre as melhores marcas, incluindo aquelas capazes de espantar mosquitos transmissores de doenças, estão:

  • Repelente Exposis Gel;
  • Exposis Spray Extreme;
  • Repelente SBP Advanced Spray;
  • Henlau Spray;
  • Repelente Off! Family.

Vale mencionar, alguns tem versão kids especialmente desenvolvida para o uso por crianças ou pessoas de pele mais sensível;

3. Compre velas de citronela

Outra opção de compra são as velas de citronela, um interessante artifício para espantar pernilongo. É o cheiro da planta usada na confecção da vela que tem propriedades para afastar alguns insetos.

Quanto a isso, porém, vale lembrar que velas têm um raio de ação curto. Uma única vela de citronela, por exemplo, pode não ser capaz de dar conta de um cômodo inteiro ou de manter todos os pernilongos longe.

O recomendável é que essa estratégia seja adotada como um complemento. Encontrando um local seguro, o indicado é colocar a vela de citronela mais perto de si para evitar que os pernilongos se aproximem muito;

4. Aposte no poder das plantas para afastar insetos

E por falar em citronela, a própria planta pode ser utilizada para espantar pernilongos. Seu cheiro, que é agradável para a maioria de nós, não é querido pelos insetos e, por essa razão, eles acabam se afastando.

Além da citronela, há outras plantas que você pode optar por ter em casa, como é o caso da lavanda, do manjericão e do alecrim. Em todo caso, você terá ao menos dois benefícios: o de manter o ambiente cheiroso e afastar os insetos;

5. Tenha uma raquete elétrica

Faça uma pesquisa de popularidade entre seus amigos e nos ajude a confirmar uma suspeita: a raquete elétrica está entre uma das melhores invenções que chegaram até a nós nos últimos tempos.

Sobretudo em épocas de calor, as que propiciam o aparecimento dos pernilongos, somente adotar estratégias para afastá-los pode não ser o suficiente.

Para eliminar o incômodo e, mais importante, o risco de doenças, matar os pernilongos pode ser a saída. Usar raquetes normais funciona, mas não há dúvida de que os modelos elétricos ― que podem ser à pilha ou recarregáveis em fontes de energia ― são muito mais práticos;

6. Evite o acúmulo de lixo

Se o cheiro das plantas nos agradam e afastam os mosquitos, o odor do lixo tem efeito contrário. Enquanto nos incomoda, o lixo acumulado em casa atrai pernilongos e outros insetos.

Assim, uma forma de mantê-los longe é evitando manter lixeiras abertas e, claro, lembrando de destinar o lixo para a coleta nos dias certos;

7. Evite focos de água

Quando um surto de dengue se inicia, as campanhas de conscientização lembram a muitos sobre a necessidade e evitar focos de água em casa.

Como você já deve saber, a água parada é o local ideal para que pernilongos depositem seus ovos para que se transformem em larvas e se desenvolvam na versão voadora do inseto.

Por vezes, porém, quando a preocupação com a doença se faz menos latente, há quem acaba se esquecendo de evitar o acúmulo de água nos vasos de plantas, pneus e em qualquer outro local propício.

Como consequência, um verdadeiro berçário de pernilongos acaba se formando na área externa da casa, tornando a presença dos irritantes insetos ainda mais intensa.

Por isso, lembre-se de evitar focos de água para dificultar a vida do inseto em sua missão natural de se reproduzir e perpetuar a espécie;

8. Proteja sua casa

Lembre-se de fechar portas e janelas ao escurecer para evitar a entrada dos insetos. Se possível for, instale telas de proteção para impedir que os pernilongos entrem durante o dia ou para que você não precise fechar tudo, e “morrer” de calor, só para tentar se ver livre dos zumbidos e picadas.

9. Faça ou compre um repelente elétrico

Você se lembra daquele repelente de tomada com refis em tablete? Essa tecnologia ainda existe, mas já foi muito mais utilizada no passado.

Caso você ainda tenha uma dessas tomadas em casa, pode usá-las e colocar pedaços de casca de laranja ou limão no lugar dos tabletes. A tomada vai aquecer a casca e liberar seu cheiro cítrico, assim como outros já mencionados neste post, também tem poder de espantar pernilongos e outros insetos.

Se não tiver ou preferir contar com uma solução mais moderna, pode encontrar no mercado as novas tomadas ultrassônicas, também conhecidas como repelentes elétricos.

O ObaSônico é um exemplo desses produtos que são capazes de emitir um som inaudível para os humanos. As frequências que o aparelho emite afastam não só os pernilongos como também ratos e morcegos.

Dica: Quer saber como se proteger da dengue? Não deixe de ler: ObaSônico: proteja sua família contra a dengue!

Conhece alguma outra dica para espantar os famigerados pernilongos? Conta pra gente nos comentários!


Share:

1 Comment

  • João Carlos Conti, 9 de outubro de 2020 @ 00:01 Reply

    Prezados, usamos folhas de mamona, verdes ou secas. Pernilongos os tem horror a elas.
    Basta pendurar um galho com 4 ou 5 folhas no ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *