Se você se decidiu a conquistar sua independência na cozinha, vai tirar proveito de um bom jogo de panelas para preparar seus alimentos no dia a dia e em ocasiões especiais.

Não importa se você busca um jogo de panelas barato e de qualidade ou se tem verba para gastar mais nesta compra.

O objetivo deste post é apresentar diferentes dicas e informações que podem ser úteis para a sua escolha.

Vamos lá?

Conheça os diferentes tipos de panela

Panela não é tudo igual. Você já sabe se prefere um jogo de panelas de inox ou um jogo de panelas antiaderentes, por exemplo?

Há quem tome essa decisão com base nas recomendações de terceiros, mas há quem sequer pense a respeito.

Para ajudar você a fazer uma escolha consciente, vamos apresentar um pouco sobre os principais tipos de panela.

Panelas de aço inox

O aço inoxidável se tornou bastante comum nos utensílios de cozinha, sendo o jogo de panelas de inox uma opção comum por diferentes motivos.

Além de serem bonitas, essas panelas favorecem a distribuição uniforme do calor, o que permite um aquecimento mais rápido e contribui para o preparo dos alimentos.

Ainda, trata-se de um material bastante resistente, que dificilmente se arranha e que pode durar anos e anos.

Em contrapartida, em alguns casos, panelas de inox também levam níquel em sua composição, que pode se soltar com o passar do tempo. Por isso, é importante ter atenção na hora da escolha.

Panelas antiaderentes

Existem diferentes revestimentos para um jogo de panelas antiaderentes e, caso você se interesse especificamente por esse tipo de panela, vai ter fatores extras a considerar.

Em todo caso, o que você precisa saber é que essas panelas reduzem ou eliminam a necessidade de óleo no preparo dos alimentos, o que favorece uma alimentação mais saudável.

Ainda, já que a comida não gruda, a limpeza das panelas acaba sendo mais simples, ainda que demande cuidados.

O teflon é o material antiaderente mais conhecido, mas o que muitos não sabem é que esse revestimento pode ter elementos químicos como o chumbo, cádmio e mercúrio em sua composição.

Assim, convém analisar alternativas cuidadosamente as alternativas de revestimento.

Panelas de cerâmica

Um jogo de panelas de cerâmica pode ser composto por panelas 100% feitas de cerâmica ou apenas revestidas com este material.

Assim como as panelas de inox, as de cerâmica chamam atenção pela beleza e acabam se tornando o sonho de consumo de muita gente.

Além disso, trata-se de um revestimento saudável e mais seguro do que outros como o teflon.

É importante dizer, porém, que o uso de panelas de cerâmica demanda cuidados.

No preparo e manuseio dos alimentos, é recomendável não utilizar utensílios metálicos, já que estes podem acabar arranhando a cerâmica.

Além disso, esse tipo de jogo de panelas tende a não ser muito resistente e, com a falta de cuidado, lascas e quebras mais graves podem acabar acontecendo.

Panelas de ferro

Talvez você não saiba, mas a Obabox é uma empresa mineira e, por aqui, panelas de ferro são conhecidas por dar mais sabor à comida (mito ou verdade?) e por carregar lembranças agradáveis de outros tempos.

Se você já foi a algum lugar com fogão à lenha, é bem provável que já tenha visto uma panela de ferro sendo usada. Elas são fortes, resistentes e… pesadas. Essa última característica, em especial, pode tornar seu uso e manuseio mais difícil.

Por outro lado, panelas de ferro são boas aliadas da saúde porque liberam a substância durante o preparo. Algo que, neste caso, não faz mal e contribui para evitar a anemia.

Considere o tamanho das panelas

Uma das dicas de jogo de panelas é que você pode montar seu próprio jogo com peças vendidas avulsas, se assim desejar. Claro, também pode optar por um jogo já definido pela praticidade e para ter certeza de ter peças que façam parte de um mesmo conjunto.

Seja como for, uma dica importante para montar ou escolher seu jogo é analisar o tamanho das panelas. Considere quantas pessoas moram em sua casa, o volume de alimento a ser preparado e escolha panelas de tamanho adequado.

Panelas pequenas demais vão acabar com a praticidade no preparo, fazendo com que você possa ter que dividi-lo em duas ou mais etapas. Panelas grandes demais podem prejudicar ou retardar o processo de cocção dos alimentos, gastando um tempo desnecessário.

Avalie a praticidade de limpeza

Lembra-se do jogo de panelas de ferro que mencionamos? Vamos pegá-lo como exemplo para falar de limpeza.

Atualmente, o mercado oferece panelas de ferro com diferentes revestimentos, inclusive revestimentos antiaderentes. Quando este é o caso, você tem em mãos utensílios que são mais fáceis de limpar.

Quando não é, o processo de limpeza pode demandar tempo e força, sendo mais desgastante do que qualquer um gostaria.

Saiba qual é o “kit básico” de panelas

Se você vai montar seu jogo de panelas, convém saber o que pode ser considerado um “kit básico” para ter em sua cozinha.

Se vai comprar um jogo pronto, esse conhecimento pode ajudar você a escolher aquele que tenha as melhores combinações de panela.

Basicamente, você deve precisar de, pelo menos:

  • uma panela com cabo;
  • uma panela tipo caçarola;
  • uma frigideira;
  • uma caneca;
  • uma assadeira.

Note que é comum optar por panelas do mesmo tipo, mas de tamanhos diferentes visando o preparo de volumes diferentes de cada alimento.

Ainda, há jogos que vêm com panela de pressão, mas isso não é uma regra.

Tenha em mente o modelo do fogão

A depender do tipo de fogão que você tem em casa, pode ser que um tipo específico de panela seja necessário.

Quem tem fogão que funciona por indução, por exemplo, só consegue usar panelas de aço inoxidável de fundo triplo.

As panelas de ferro, por sua vez, são mais recomendadas para fogões à lenha.

Analise as opções pelo custo-benefício

Por fim, mas não menos importante, para escolher ou montar seu jogo de panelas, você precisa ter seu orçamento em mente e ponderar sobre o melhor custo-benefício.

Estude se vale mais a pena ir montando seu jogo com peças avulsas, possivelmente começando pelo “kit básico”, e depois incrementá-lo. Ou se vale mesmo a pena investir em um jogo de panelas supercompleto se você não tem pretensões de cozinhar nada além do básico.

No fim das contas, um jogo de panelas barato ou caro só vai ser a escolha ideal se atender bem às suas necessidades e corresponder às suas possibilidades.

Este post foi útil? Leia também: Não pode faltar na sua cozinha, em hipótese nenhuma, uma frigideira antiaderente!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *