Quem é que não gosta de uma boa confraternização com a família ou os amigos? E se você, assim como nós da Obabox, acha que encontro sem música deixa a sensação de que está faltando algo, vai gostar de saber como encontrar uma caixa de som portátil.

Houve um tempo, em um passado recente, em que selecionávamos em nossos estojos de CDs aqueles que gostaríamos de ter como trilha sonora de uma reunião informal. Atualmente, ainda que existam equipamentos que tocam CDs, esta mídia está em desuso e, por isso, um número crescente de pessoas recorre às caixas de som portáteis.

Neste post você vai conhecer melhor essa tecnologia e saber como escolher a alternativa ideal. Acompanhe!

Considere seus objetivos de utilização

Muitas das caixas de som portáteis do mercado funcionam via bluetooth e para se conectar a um celular moderno e reproduzir as músicas. Algumas outras, porém, também contam com mais funcionalidades que podem ser interessantes.

Aprofundando a sua pesquisa na internet, você pode encontrar caixas que também têm entrada para instrumentos musicais e para microfones. Há ainda as que contém com rádio FM acoplado, permitindo que o usuário ouça suas estações favoritas sem precisar ligar a caixa a nenhum outro dispositivo. A ObaSound, por exemplo, reúne todas essas funções!

Assim, se você busca uma caixa de som portátil mais completa, dê atenção às suas funcionalidades para encontrar aquela que oferece tudo o que você deseja. Por outro lado, se você busca algo mais simples, esteja atento ao custo-benefício para não comprar uma caixa “completona” que vai além das suas necessidades, podendo pesar no seu bolso.

Informe-se sobre os tipos de conexão possíveis

Como mencionado, muitas caixinhas têm conexão via bluetooth. Isso significa que, para conectá-la a outro aparelho, como um celular moderno ou um notebook, este outro aparelho também precisa contar com a tecnologia do bluetooth.

Para quem está habituado a usar aplicativos de música pelo celular, a ideia de conectar o aparelho a uma caixa de som portátil é simples e funciona muito bem. Se, diferente disso, você gostaria de ter outras opções, atente-se às possibilidades de conexão que o produto oferece.

Algumas caixas de som também têm entradas USB ou mini USB (nomes que identificam o formato do plug que se encaixa ao equipamento para fazer a conexão). Essa possibilidade, torna a caixinha mais versátil.

Pense no tipo de ambiente em que pretende usar a caixa

A ideia principal de uma caixa de som portátil é poder levá-la para qualquer lugar. Assim, sua nova compra pode ser usada em diferentes ambientes, mas isso não torna inútil a reflexão proposta.

Existem caixinhas de diferentes potências no mercado. A potência tem a ver com a capacidade do equipamento em fazer com que todas as pessoas em um mesmo local consigam ouvir a música ou o que quer que seja reproduzido.

Se você tem uma área externa onde gosta de reunir sua turma para festividades, pode precisar de uma caixa que seja mais potente. Do contrário, em um ambiente aberto e “ocupado” pelas vozes dos presentes, pode ser difícil fazer o som chegar a todos.

Por outro lado, tenha em mente que caixas de som portáteis de alta potência costumam ser mais caras. Assim, se na maioria das vezes, sua intenção será usar o equipamento em ambientes fechados e menores, pode não ser necessário investir tanto.

Avalie a duração da bateria

Suponhamos que você decida levar sua nova caixa de som portátil à casa de um amigo, para uma reunião informal. Sem que você e os demais presentes percebam, o tempo vai passando e, de repente, a música que você tanto quis compartilhar para de tocar. Veredito: a bateria acabou!

Uma característica da portabilidade das caixinhas de som é que não há necessidade de conexão constante com uma fonte de energia. Se lembra das caixas de som convencionais de anos atrás? Elas sempre precisavam estar conectadas a um aparelho de som ligado em uma tomada ou que funcionasse à pilha.

As caixas portáteis são diferentes. Assim como os celulares, elas funcionam por meio de baterias recarregáveis. Isso significa, que sempre que a carga acabar, você pode conectar sua caixinha à energia e recarregá-la. Algo, inclusive, que pode ser feito sem que a música precise parar.

Entretanto, imagine que você se esqueça de levar para a casa de seu amigo o cabo para ligar sua caixa de som portátil à energia. Neste caso, é “fim de festa”. Por isso, é sempre interessante se informar sobre o tempo de autonomia da bateria. Em outras palavras, saber quantas horas seguidas de uso o equipamento suporta para escolher a que melhor atende a suas necessidades.

Atenção ao formato e ao design da caixa de som

Sem dúvida, aparência não é tudo nesta vida, mas o design é algo que dificilmente passa batido, não é mesmo? Com isso em mente, saiba que não há problema nenhum em ter uma caixa de som que você considere bonita. Então, sinta-se a vontade para avaliar a aparência do equipamento.

Nesta avaliação, dê atenção ao seu formato e acessórios de portabilidade. Algumas caixinhas são especialmente desenhadas para se encaixarem na aba quebra-sol dos automóveis. Já outras, contam com alças para que sejam presas à mochilas e permitam que o usuário tenha uma trilha sonora especial durante suas caminhadas de aventura, por exemplo.

Ainda, tenha em mente que caixas maiores costumam ser mais potentes e ter mais funções. Essa, porém, não é uma relação obrigatória! Por isso, nada de comprar uma caixa só pelo visual sem avaliar suas características técnicas, ok?

Informe-se sobre a usabilidade da caixa de som

A usabilidade diz respeito à facilidade com que um aparelho pode ser usado pelas pessoas. Caixas de som portáteis, sobretudo as que têm menos funções, são tecnologias poderosas, mas consideradas de uso simples.

Em todo caso, porém, as caixinhas costumam ser projetadas para quem já tem certa afinidade com equipamentos modernos. Então, ainda que pareçam simples, podem representar um desafio para algumas pessoas. Isso, porém, não precisa ser um obstáculo intransponível!

Certifique-se de que, em sua pesquisa em busca da caixa de som portátil ideal, você dê atenção a detalhes da usabilidade. Tire suas dúvidas e descubra se o equipamento que você pensa em comprar é fácil de usar para que você possa aproveitá-lo ao máximo!

Verifique se há proteções extras

Se você pretende usar sua caixa de som em um ambiente externo, com piscina, pense em como seria legal ter um equipamento à prova d’água! Existem no mercado opções com essa proteção que pode ser muito útil caso você preveja a possibilidade de incidentes que danifiquem a caixa.

Além disso, tenha em mente as garantias oferecidas pela loja e pelo fabricante e quais opções complementares elas oferecem. Em alguns casos, o usuário conta com uma garantia para determinados problemas técnicos que não tenham sido provocados pelo mau uso. Em outros, pode ser possível ter uma cobertura extra em caso de quedas, por exemplo.

Preço e custo-benefício

Por fim, coloque todos os fatores mencionados na balança para descobrir se a caixa de som portátil dos sonhos cabe no seu orçamento. Caso o aparelho desejado seja caro demais, estude condições de pagamento ou concessões que você pode fazer para ter um bom aparelho sem precisar passar aperto!

Você se lembra que mencionamos o bluetooth como forma de conexão das caixas de som? Saiba mais sobre essa tecnologia e descubra como usá-la!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *