Você está considerando entrar no Twitter? Ou ainda não faz ideia de por que criar uma conta nessa rede social?

O Twitter é uma rede social que funciona no estilo microblogging que foi criada em 2006, nos Estados Unidos, e logo ganhou espaço mundo afora.

Ainda que tenha começado como uma rede pessoal, aos poucos o Twitter passou a ser usado de forma profissional por indivíduos e empresas e serve até como canal de comunicação para políticos, governos e outras entidades.

Se parece que só falta você a se juntar aos mais de 139 milhões de usuários ativos do Twitter, siga em frente com a leitura deste post e conheça mais sobre a rede!

Para quê serve e como funciona o Twitter

O Twitter passou por evoluções ao longo dos anos. Quem está por lá há mais de uma década se lembra de quando havia limite de tweets ― nome dado às mensagens postadas na rede ― por dia para cada usuário e que cada mensagem podia ter até 140 caracteres.

Atualmente, cada tweet pode ter até 280 caracteres e há outras mudanças que agora fazem parte da rotina do Twitter que serão comentadas depois. O que você precisa saber é que, em meio à sua evolução, a rede não perdeu a essência do compartilhamento de textos curtos e do foco no tempo real.

Como acontece em outras redes sociais, o usuário cria um perfil gratuitamente e a partir daí fica apto a usar o Twitter. O interessante é seguir outras pessoas, sejam elas famosas ou não, além de marcas e empresas.

Além de amigos, você pode seguir suas celebridades favoritas, portais de notícias, o perfil do seu time de futebol (ou do esporte de sua preferência), um canal de TV, empresas que você goste e por aí vai.

Com isso, você vai começar a receber os tweets de todo esse pessoal em sua timeline e passar a acompanhar suas atualizações. Alguns postam sobre a vida, portais postam notícias do país e do mundo, times comentam sobre jogos e assim por diante.

Da mesma forma, depois de entrar no Twitter, você pode fazer seus próprios tweets para falar sobre quase tudo o que quiser. Quase tudo porque, como haveria de ser, o Twitter tem regras e determinados conteúdos podem violá-las.

Em março de 2020, por exemplo, a rede começou a deletar tweets que divulgam informações falsas, as chamadas fake news, sobre o novo coronavírus por entender que tais informações podem levar as pessoas a colocarem suas vidas em risco inadvertidamente.

Para fazer login no Twitter, ou seja, para criar sua conta, você precisa de um e-mail, de uma senha e de criar um usuário que será identificado como @Fulano_Silva, por exemplo.

Por que criar um perfil no Twitter

Nós não somos “advogados” do Twitter e nem estamos aqui para fazer propaganda.

Com isso, entenda que se você não vê sentido em criar um perfil na rede social, não tem por que fazê-lo.

Mas se você está considerando a possibilidade, vamos apresentar alguns motivos que você pode achar atraentes!

Informação

Desde que o mundo intensificou o uso de meios digitais, meios tradicionais como o papel, a TV e o rádio perderam um pouco seu espaço. Seja para informação ou entretenimento, você ainda pode e deve recorrer às “velhas mídias” sempre que achar conveniente.

Entretanto, já teve a sensação de que outras pessoas parecem receber as informações bem antes de você?

Algo que justifica isso é a velocidade com que as notícias e acontecimentos chegam à internet e, sobretudo, à redes sociais como o Twitter.

Em comparação com outras como o Facebook e o Instagram, por exemplo, o Twitter sai na frente no que diz respeito à sua capacidade de informar porque tem foco no tempo real.

Tão logo algo relevante acontece, passa a ser comentado no Twitter e pode ganhar proporções tamanhas a ponto de figurar entre os assuntos mais comentados na rede no Brasil ou no mundo.

Há, inclusive, uma seção especial para esses assuntos que são chamados de Trending Topics.

Com isso, se você quer estar sempre por dentro daquilo o que acontece mundo afora, sejam informações sérias ou até mesmo os mais novos memes da internet, o Twitter é um bom lugar.

Diversão

Como já indicado, no Twitter também há espaço para diversão e entretenimento. Quando um evento está acontecendo, se você quer comentar sobre o assunto, pode ter certeza de que vai encontrar companhia ― ainda que seja de desconhecidos ― no Twitter.

Jogos de futebol sempre ganham a “narração em tempo real” por meio de tweets feita pelos próprios clubes, pelo perfil dos estádios, por perfis independentes relacionados ao time e por torcedores em geral.

Esses últimos se destacam também entre os que comentam lances, discutem arbitragem e afins.

Outros esportes também têm espaço por lá. Se você é fã do futebol americano ou está querendo entender por que tantos brasileiros gostam desse esporte, fica a dica: crie sua conta no Twitter.

Existem perfis especializados nos mais diversos assuntos e que vão ajudar você a aprender mais ou simplesmente encontrar na rede um lugar e um imenso grupo de pessoas para falar sobre aquilo o que é de seu interesse.

Não gosta de esportes? Tudo bem!

Oscar, Miss Universo, novelas, lançamentos do cinema, séries da Netflix, Big Brother e outros reality shows, Masterchef e muito mais… Tudo isso vira assunto no Twitter.

Muitas das vezes, eventos, séries ou programas de TV ganham #hashtags especiais e você pode segui-las para acompanhar as “conversas” que rolam a respeito.

A saber, usar hashtags é uma forma de participar de um assunto e fazer seu tweet ser visto por outros usuários da rede, mesmo que não sejam seus seguidores, e até selecionados para aparecer em programas de TV.

Relacionamentos

Por fim, mas não menos importante, o Twitter é uma boa rede para criação de novos relacionamentos. Na maioria das vezes, as pessoas com as quais você interagir por lá não vão passar de alguéns que você conhece da internet.

Apesar disso, existem várias histórias de pessoas que se tornaram amigas virtuais, que se conheceram pessoalmente depois e que até criaram um relacionamento amoroso.

Mesmo que você não tenha qualquer pretensão, considere que o Twitter é uma rede social e isso presume interação e contato com outras pessoas.

Por lá, muita gente tem a sensação de estar “falando sozinho” e há até quem receba isso como uma espécie de liberdade.

Uma vez que você conseguir seguidores, porém, alguém sempre vai estar lendo seus tweets e isso é bom porque, afinal, compartilhar é uma das razões para criar uma conta na rede.

Se você decidir entrar no Twitter, vai descobrir que pode postar textos, fazer fios ― ou threads, nome dado a uma sequência de tweets ―, fotos, vídeos e até fazer fleets.

Estes últimos estão entre as atualizações mais recentes do Twitter e nada mais são do que os “stories” dessa rede social.

O Twitter como importante canal de comunicação

Ao criar conta no Twitter, você vai começar a entender que a rede social se tornou um importante canal de comunicação para muita gente.

Pode ser que usuários comuns usem o espaço despretensiosamente e não há nada de errado com isso. Muitas pessoas, empresas e marcas, porém, usam o Twitter profissionalmente para gerar resultados.

Não é a toa que campanhas são criadas nas redes e viram assunto entre os profissionais de Marketing e Comunicação.

Entretenimento, informação, divulgação de pesquisas, compartilhamento de trabalhos, declarações de políticos e outros agentes influentes na sociedade.

Há muito disso e de várias outras questões na rede e, por isso, o Twitter pode ser considerado como uma ferramenta fundamental na comunicação moderna.

Se você tem dúvidas quanto a isso, basta reparar que até o noticiário televisivo menciona que figuras importantes que servem de referência em uma matéria postaram sobre um assunto em seu Twitter ― às vezes referido como “em uma rede social”.

Ficou com vontade de entrar no Twitter? Você pode fazer isso acessando o site pelo seu computador ou notebook ou baixando o aplicativo na loja de seu ObaSmart ou do smartphone que você tenha aí. A rede também funciona em tablets.

Gostou dessa ideia de conhecer mais sobre redes sociais? Confira o post com Tudo o que você precisa saber para começar a usar o Instagram!

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *