O Brasil está no top 3 de países com o maior número de usuários do Instagram; são cerca de 72 milhões. Se você ainda não faz parte dessa turma, é hora de saber o que fazer para entrar no Instagram.

Para baixar e utilizar o aplicativo no dia a dia, você precisa de um celular moderno ― o famoso smartphone ― ou de um tablet. É mais prático, porém, em razão do tamanho de cada aparelho, utilizar um celular.

Continue a leitura para saber mais sobre o Instagram, descobrir como baixar e criar sua conta, além de conferir dicas de uso!

O que é o Instagram

Se você chegou até este post aqui no blog da Obabox, pode até ser que já saiba o que é Instagram. Sabemos, porém, que existe uma chance de que você apenas tenha ouvido falar a respeito sem ter recebido informações claras a respeito.

Por essa razão, um esclarecimento é bem-vindo. O Instagram é um aplicativo específico para o compartilhamento de fotos e vídeos entre os usuários e foi criado em outubro de 2010.

Além de postar seus registros no “feed” ― na sua página para que seus seguidores vejam ― você também pode fazer postagens de stories ou de histórias.

Essas histórias, diferente dos registros do feed só ficam disponíveis por 24h antes de desaparecerem e são uma forma de compartilhamento muito popular no Instagram.

Um pouco sobre seguir e ser seguido

Como todas as redes sociais, o Instagram permite que você siga pessoas que conhece, desde que elas também tenham um perfil. Da mesma forma, seus amigos e conhecidos podem seguir você de volta.

Além disso, o aplicativo permite que você siga perfis de pessoas famosas, de empresas e até de programas de TV. Você também pode seguir pessoas desconhecidas, mas que tenham perfis que você considere interessante. Alguém que posta belas fotos de sua cidade, por exemplo.

Desconhecidos também podem seguir você e é especialmente por isso que é recomendável ter atenção com tudo aquilo o que você decidir compartilhar no Instagram.

Dica: É preciso ressaltar, porém, que você pode restringir seu perfil e escolher quem pode ou não seguir você. O Instagram permite que o usuário crie um perfil privado ― configuração que pode ser alterada sempre que você quiser.

Com isso, os interessados precisam enviar uma solicitação para que você autorize-os a ter acesso às suas postagens.

Como baixar e entrar no Instagram

Para baixar o Instagram, você precisa de um celular moderno com acesso à internet. A instalação do aplicativo começa por uma busca realizada na sua loja de apps ou “app store”.

Com a loja aberta, basta pesquisar por Instagram e autorizar a instalação do aplicativo. O Instagram é 100% gratuito e se alguma solicitação de pagamento aparecer, é bem provável que você tenha encontrado o programa errado.

Uma vez que o aplicativo estiver instalado, você deve acessá-lo. Para entrar no Instagram, você vai precisar criar uma conta (sign up) e isso pode ser feito de duas formas:

  1. informando um e-mail que você já tenha e criando uma senha de acesso;
  2. optando por “Entrar com o Facebook”, o que só é possível se você já tiver uma conta criada no Facebook. Seguindo esse processo, pode ser necessário informar sua senha do aplicativo.

No processo de criação de sua conta, você vai precisar criar um usuário para o seu Instagram. O nosso é obabox e o mais comum é fazer uma escolha que identifique você facilmente e que seja fácil de digitar porque assim seus amigos podem encontrar você sem dificuldades.

Se seu nome é Maria, por exemplo, certamente você não vai conseguir criar um usuário “Maria” porque este é um nome muito comum e cada pessoa precisa ter uma perfil exclusivo. Com isso, você pode tentar seu sobrenome, como MariaSantos, e variações como Maria_Santoss, MariaSantos22 e etc.

O Instagram vai avisar você todas às vezes que o usuário estiver indisponível por já estar sendo utilizado por outra pessoa e também quando você criar uma combinação disponível.

Dica: evite colocar números ou sequências de letras que você esteja habituado a usar como senha.

Com todas essas etapas concluídas, você vai ter criado a sua conta no Instagram!

No dia a dia, é incomum que o aplicativo peça que você faça o login ou seja, informe o usuário e senha para entrar. Entretanto, caso você mude de aparelho ou desinstale e reinstale o aplicativo, vai precisar informar esses dados, então mantenha-os vivos na memória.

Como usar o Instagram

O Instagram pode ser utilizado até mesmo para mandar mensagens privadas para amigos. Algo que pode ser feito por meio de textos, áudios, fotos e vídeos. Neste post, vamos focar no básico das dicas para Instagram considerando que você está apenas começando, ok?

Configurando o perfil

O Instagram é uma rede social de fotos e vídeos. Então, nada mais adequado do que começar clicando no botão “editar perfil” para colocar uma foto sua e, se quiser, escrever algo que identifique você.

Em nosso perfil, por exemplo, fazemos uma breve apresentação da Obabox para que os usuários do aplicativo entendam quem somos e passem a nos seguir.

Encontrar pessoas para seguir

Se, ao entrar no Instagram, você fez a opção de acesso pelo Facebook, pode ir no ícone do canto superior direito (são três tracinhos) e procurar a opção “Descobrir Pessoas” para encontrar amigos e familiares que estejam nos dois aplicativos.

Se você criou a conta diretamente no Instagram, também pode seguir esse caminho para conectar seu perfil com o do Facebook e encontrar conhecidos para seguir.

Outra forma é perguntar aos que têm Instagram ao é o usuário, acessar a lupa na barra inferior do aplicativo e pesquisar. Atenção para escrever corretamente para não acabar encontrando a pessoa errada!

Marcas e pessoas famosas são fáceis de serem encontradas. Na busca, se você digitar obabox, logo vai achar nosso perfil. E se digitar “ivetesangalo”, por exemplo, não vai ter dificuldades para encontrar a cantora.

O que fazer para ser seguido?

A partir do momento que você começar a seguir seus conhecidos, é provável que eles sigam você de volta. Isso porque o Instagram nos avisa quando temos novos seguidores e podemos saber quem é.

Claro, você também pode informar as pessoas de que criou sua conta e solicitar que lhe sigam por lá. Basta dizer qual é o seu usuário.

Postar fotos no feed

Há duas formas de postar fotos e vídeos no seu feed:

  1. tirando a foto ou fazendo a gravação na hora: para tanto, na barra inferior, selecione o ícone da casinha. Em sequência, no canto superior esquerdo, selecione a câmera. Basta fotografar ou filmar;
  2. subindo uma foto ou vídeo de seu celular: se a mídia que você deseja postar já está salva no seu celular, siga essa opção, autorize o aplicativo a acessar a sua galeria e escolha a foto ou o vídeo que deseja compartilhar.

Em ambos os casos, você deve apertar o botão de “próximo” que vai aparecer no canto superior direito para editar e mais uma vez para escrever uma legenda. Depois é só apertar em “postar”.

Curtir e comentar postagens

Ao clicar no ícone da casinha, você acessa o feed geral do Instagram. Lá você encontra as fotos e vídeos de todas as pessoas que segue.

Para curtir as postagens, você pode clicar duas vezes sobre elas ― bater o dedo na tela duas vezes seguidas, rapidamente ― ou clicar no coração que fica logo abaixo da postagem.

Ao lado do coração, há o ícone de um balão de diálogo e você pode clicar nele para inserir algum comentário.

Fazer stories/histórias

Para fazer uma história, você deve encontrar o ícone da casinha e depois o da câmera. Em seguida, pode tirar uma foto (dando um clique no botão branco que aparece na tela) ou fazer um vídeo (segurando o botão branco até o fim da filmagem). Depois é só postar clicando em “sua história”, no canto inferior esquerdo.

Quando você já estiver seguindo várias pessoas e clicar no ícone da casinha, vai ver que no topo da tela aparecem círculos com as fotos das pessoas que você segue. Ao clicar nesses círculos, você assiste às suas histórias. 

Depois de entrar no Instagram, aos poucos, você vai pegar o jeito e utilizar essas funções com facilidade.

Gostou? E que tal agora aprender dicas para tirar melhor proveito do WhatsApp? Confira!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *