Você decidiu entrar no Instagram e agora quer descobrir como aproveitar melhor o aplicativo, conquistar mais seguidores e curtidas? Temos algumas dicas neste post.

Nosso objetivo não é transformar você em um digital influencer, ainda que você possa usar nossas sugestões como ponto de partida para “bombar” seu perfil e alcançar a fama do aplicativo.

O que queremos é que você saiba como aproveitar melhor o app para se tornar um pouco mais popular no Instagram e se divertir.

Acompanhe!

Interação

1 Siga para ser seguido

Especialmente para quem está começando e quer descobrir como se tornar popular no Instagram, a dica é seguir a “regrinha” básica de seguir para ser seguido.

Assim como você, muitas outras pessoas que estão no Instagram também querem ter um perfil com muitos seguidores e postagens com muitas curtidas. Quem não segue de volta corre o risco de perder o seguidor que, por sua vez, espera reciprocidade.

Em geral, essa regrinha só deixa de valer para pessoas que já alcançaram certa fama no aplicativo ― os chamados influencers ― ou para aqueles que já eram reconhecidos pelo público antes mesmo de criarem suas contas no Instagram.

2 Conecte com seus amigos

Pessoas que conhecemos têm mais chances de curtir e comentar nossas postagens. Por isso, antes de começar a seguir pessoas “aleatórias” no aplicativo, é legal se conectar com amigos, colegas e familiares.

Vale lembrar que o Instagram é um aplicativo do Facebook. Com isso, pelas configurações é possível “descobrir pessoas” ao conectar sua conta do Insta à conta do Face e descobrir quais dos seus conhecidos têm perfis nas duas redes sociais.

Com isso, basta segui-los e aguardar que eles lhe sigam de volta.

3 Curta e comente

Nem só de angariar seguidores vive quem quer ter um perfil legal depois de entrar no Instagram. Como toda rede social, o Instagram é um espaço programado para a interação e, com isso, nada mais justo do que interagir.

Se você quer que as pessoas curtam as suas fotos, você deve curtir as fotos delas. O mesmo vale para comentários, inclusive tendo em mente que esse esforço extra passa a ideia de que você optou por dedicar mais tempo ao post do outro. Isso pode estimular a reciprocidade e ajudar seu perfil a ganhar mais destaque.

Cuidando do seu feed do Instagram

4 Tire fotos de boa qualidade

O Instagram é uma rede visual. É certo que cada um usa seu perfil como quer, desde que respeitando as regras do aplicativo, mas convém adotar estratégias ainda que simples.

Na maioria das vezes, aquilo o que é visual nos conquista pela beleza, pelo fato de ser agradável ao olhar, certo? Pois bem. Sabendo disso, é importante que você preze pela qualidade das fotos e dos vídeos que você posta em seu feed.

Fotos com pouca luz, tiradas com câmeras de baixa qualidade ou em ângulos e composições ruins podem acabar afastando as curtidas. Para fazer bons registros, você não precisa ter equipamentos profissionais e sim saber fazer bom uso daquilo o que você tem à disposição:

  • mantenha a lente da câmera limpa;
  • lembre-se de buscar uma boa iluminação;
  • tente centralizar objetos ou pessoas;
  • prefira usar a câmera no modo manual;
  • evite usar o zoom;
  • trate suas fotos ― o que pode ser feito até mesmo por meio das opções de ajustes simples de seu smartphone.

5 Aposte em um “estilo” para seu feed

Perfis do Instagram não são apenas analisados foto a foto, mas também com base em sua composição completa.

Se você acabou de postar uma foto linda e conseguiu atenção com ela, provavelmente vai receber visitas em seu perfil. Um feed organizado e harmônico, ou seja, que segue um estilo, tem boas chances de conquistar seguidores.

Para isso, você pode apostar em paletas de cor, no mesmo estilo de edição ou em outras estratégias que ajudem uma foto a se comunicar com a outra, criando um feed visualmente mais agradável e atraente.

6 Faça perguntas

Legendas podem fazer a diferença para quem está descobrindo como se tornar popular no Instagram. Quanto a isso, testes são muito bem-vindos.

Existem grupos de pessoas que se envolvem com os chamados “textões” ou legendas longas. Por outro lado, existem grupos que sequer se dão ao trabalho de ler. Gradativamente, você vai entender o que funciona melhor com a sua audiência.

Uma boa dica é apostar em perguntas porque elas instigam as pessoas a comentar, ou seja, a interagir. Se você postar uma foto na praia, por exemplo, pode dizer “quando estou na praia adoro fazer tal coisa. E você?”.

Stories

7 “Abuse” dos stories

Os stories (ou histórias) são uma ferramenta de muito sucesso no Instagram. Por lá, fotos e vídeos sem muita edição são bem-recebidos e quem posta não precisa ter tanta preocupação estética já que o post some depois de 24 horas no ar.

Uma forma de entender a ferramenta é considerar que o usuário do Instagram posta nos stories aquilo o que não deve ser “eternizado” no feed e isso funciona muito bem.

Quanto mais as pessoas assistirem aos seus stories, mais o seu perfil vai ganhar relevância para elas. Em outras palavras, o Instagram vai entender que as pessoas gostam de ver o que você posta e vai entregar seu conteúdo com mais frequência aos seus seguidores.

8 Aposte nos vídeos

Uma dica de Instagram stories é apostar nos vídeos. A ferramenta permite que fotos e imagens sejam postadas, mas os vídeos têm mais chances de prender a atenção dos seus seguidores.

É por isso que muitos influencers usam os stories como uma espécie de diário para compartilhar acontecimentos de seu dia a dia, além de ideias.

Quanto a isso, porém, é interessante ter senso crítico e avaliar o que seus seguidores gostariam de ver porque nem todo mundo quer saber tudo da vida de todo mundo, não é mesmo?

9 Use a criatividade

Usar a criatividade é uma boa dica de como fazer bons stories. Já reparou que a ferramenta permite que textos sejam postados? O mesmo vale para músicas, figuras animadas (gifs), caixas de perguntas para instigar a interação e outros.

Ao postar um texto, você pode brincar com as diferentes fontes e usar diferentes cores, por exemplo. Além do mais, pode recorrer aos filtros disponibilizados pela plataforma para criar stories engraçados ou que prendam a atenção dos seguidores.

É o que acontece com os filtros de jogos ou os que apresentam perguntas que você deve responder para compartilhar um pouco mais sobre si com as pessoas que acompanham suas postagens.

O Instagram é para todos e se você busca perfis para se inspirar, confira nosso post com 4 influenciadores digitais da melhor idade!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *