Se você fizer o teste, muito provavelmente vai constatar que levar almoço de casa para o trabalho vale mais a pena do que comer em restaurante ou pedir um iFood.

Acontece que, para isso, você precisa de uma boa embalagem para marmita que permita a você organizar bem sua refeição e transportá-la sem dificuldades. Complicou? A gente ajuda a resolver. Continue a leitura para saber mais!

Mais barato e mais saudável

Você deve saber que tem boas chances de economizar se aprender a como montar marmita para levar para o trabalho no dia a dia, mas será que vale a pena?

Dinheiro nem sempre é o único fator a direcionar nossas decisões e há quem prefira a praticidade de ter a comida pronta em mãos. Algo diferente da ideia de pensar um cardápio para semana e prepará-lo por conta própria.

Quem encontra uma motivação para levar comida de casa para o trabalho não tem dificuldades para encontrar dicas que vão da escolha dos alimentos à escolha das embalagens.

Uma motivação bastante comum é evitar substituir o almoço por lanches rápidos ou refeições desequilibradas por algo mais saudável.

Em outras palavras, a ideia é evitar comprar um salgado na padaria da esquina para não ficar de estômago vazio ou evitar se perder em meio às várias opções do self-service.

Seu foco é só na saúde? Chega mais!

Um adendo importante que precisamos fazer é que, se sua preocupação maior for comer melhor para ser mais saudável, talvez não tenha que se preocupar em preparar marmita para a semana.

Com o passar dos anos, tanto pela economia quanto pela saúde, as marmitas (re)conquistaram seu espaço. Hoje em dia, muitas empresas disponibilizam microondas justamente para facilitar a vida de quem leva comida pronta.

Assim, você pode pesquisar e encontrar opções de marmita congelada que caibam no seu orçamento e te permitam comer bem diariamente.

Dicas para a marmita perfeita

Em um mundo de faz de conta, a marmita perfeita talvez fosse aquela com as comidas que você mais gosta. Entretanto, isso nem sempre é sinônimo de uma refeição equilibrada e nutritiva, não é mesmo?

Por isso, temos algumas dicas para você pensar o cardápio para marmita. Veja só:

  • Inclua um tipo de carboidrato como arroz, batata-doce, inhame e massas integrais;
  • Escolha uma proteína magra como frango, peixe e ovo ou uma proteína vegetal como feijões, grão de bico e quinoa;
  • Inclua dois ou mais tipos de vegetais como cenoura, beterraba e abobrinha;
  • Considere incluir folhas como alface, rúcula, brócolis e outros.

É claro que você pode adaptar isso da forma que achar melhor e, de preferência, usando a criatividade para que suas refeições sejam prazerosas.

Como montar marmita de forma prática

Antes de chegar à parte em que falaremos de suas opções de embalagem para marmita, temos algumas outras dicas importantes.

Na hora de comer, tem gente que gosta de misturar o arroz no feijão e gente que gosta de manter tudo separadinho, não é mesmo?

Mas acreditamos que ninguém acha muito legal se a refeição se mistura sozinha antes, durante o transporte. Então, confira algumas orientações:

Evite alguns alimentos

No trabalho, é bem provável que você vá esquentar seu almoço no microondas. Sabendo disso, quando for definir seu cardápio, pense bem em como preparar a marmita.

Alimentos fritos como batatinhas ou empanados não costumam responder bem ao reaquecimento. Outros mudam de consistência e não ficam muito apetitosos, como é o caso de algumas carnes.

Pode ser que você só aprenda isso com o tempo, só não deixe de usar a experiência a seu favor;

Seque as folhas da salada

Levar salada para o trabalho pode ser um desafio. Uma solução é ter unidades separadas de potes para marmita, deixando a comida quente em um e a fria em outro.

Seja como for, uma dica importante é secar as folhas antes de acondicioná-las em seu recipiente para evitar que murchem. Outra sugestão é deixar para temperar a salada na hora de comer;

Coloque sua marmita na geladeira

Já notou que o mercado está cheio de opções de bolsas térmicas para você transportar suas embalagens para marmita?

Isso é ótimo porque ajuda a conservar os alimentos por mais tempo, mas a dica é: chegou na empresa, colocou a marmita na geladeira. Assim, você garante que sua refeição vai manter sua qualidade até a hora do almoço.

Como levar a marmita para o trabalho

Como haveria de ser, você precisa encontrar a embalagem para marmita ideal para levar suas refeições para o trabalho. Algumas opções são:

  • Marmitas descartáveis (apesar de gerarem lixo dia após dia);
  • Marmitas de alumínio (em geral, sem divisórias);
  • Marmitas de plástico (muitas têm divisórias);
  • Embalagens tipo ziplock reutilizáveis.

Ziplock para levar comida?

Se você gosta de tudo separadinho e busca praticidade, além de modelos de marmita que você provavelmente já conhece, tem mais uma opção.

Atualmente, existem embalagens de plástico livre de BPA que podem ir do congelador ao microondas sem problemas.

Essa é uma opção especialmente prática para manter sua salada separada dos demais alimentos. Assim, você pode combiná-la ao uso de outro tipo de marmita que te atender bem para alimentos quentes.

Caso prefira, considere levar cada alimento em uma embalagem diferente para evitar misturas e otimizar a organização.

Boas práticas no uso da embalagem

Não importa qual tipo de embalagem para marmita você vai usar, lembre-se de nunca colocar alimentos demais. Se você come muito, divida sua refeição em dois ou mais recipientes.

Lembre-se que, por mais cuidado que você tenha no transporte, a comida dentro da marmita vai se deslocar ao menos um pouco. Se a embalagem estiver cheia demais, um desagradável acidente pode acontecer.

Além disso, certifique-se de sempre chegar o fechamento correto dos potes para marmita. Leia as instruções e entenda o poder de vedação das embalagens que você dispõe para saber direitinho a melhor forma de transportá-las sem riscos.

A princípio, pode parecer trabalhoso. Entretanto, logo a gente pega o jeito e descobre que levar marmita pode ser mais simples do que a gente imaginava.

Gostou do post? Leia também nossas dicas de receitas para congelar e tornar a rotina mais fácil. Antes de ir, conta pra gente como você organiza sua marmita!

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *