Você já desejou demorar menos para limpar a casa e ter tempo de sobra para fazer o que você quiser?

Pode parecer conto de fadas, mas economizar tempo com a faxina é possível. É sobre isso que queremos falar neste post. Acompanhe!

Organize e varra a casa primeiro

Já reparou como é inconveniente jogar água no chão do banheiro e só depois perceber que molhou o cesto de lixo porque esqueceu de tirá-lo do chão?

Para economizar tempo com a faxina, você precisa organizar a casa minimamente antes de começar a limpar.

Pode ser que alguns itens precisem ser retirados ou colocados para cima de algum móvel. Pode ser que alguns móveis precisem ser mudados de lugar.

Isso varia de acordo com o que você tem em casa e com a forma como gosta de fazer a faxina.

Seja como for, você sabe bem o que precisa tirar do caminho para que a limpeza flua e, por consequência, tome menos tempo.

Em nome da agilidade, à medida que for organizando os cômodos, aproveite para varrê-los.

Aposte no truque do cesto

Organizar um pouco a casa para começar a limpar faz sentido, mas ter de colocar cada coisinha no devido lugar vai gastar tempo e gerar um desgaste desnecessário.

Por isso, sugerimos que você aposte no truque do cesto: tenha um cesto em que você possa ir colocando as coisas que precisam ser levadas de um cômodo ao outro.

Por exemplo? O livro que foi parar na sala de TV, mas precisa voltar para a estante ou o casaco sobre a cadeira que precisa voltar para o armário do quarto.

Optar por colocar essas coisas no cesto, para só devolvê-las ao devido lugar mais tarde, impede que você fique andando de um lado para o outro da casa o tempo todo.

Assim, você se cansa menos e pode economizar tempo com a faxina de casa.

Conheça misturinhas “mágicas”

Lembra daquele dia em que você gastou um tempão tentando limpar uma panela queimada?

Se você a tivesse enchido de água com vinagre branco e levado para ferver antes de esfregar, teria resolvido tudo mais rápido.

Ok, foi apenas um exemplo para ilustrar que conhecer truques e misturinhas mágicas pode ajudar você a economizar tempo com a faxina e se esforçar menos.

Aqui no blog, já falamos sobre os benefícios do vinagre para a limpeza de casa, dando dicas de como utilizá-lo. O vinagre é um dos ingredientes comuns nas misturinhas, sendo muito poderoso se usado corretamente.

Ainda, ter os produtos certos é fundamental. Se você usar sabão em pó para lavar o chão, por exemplo, vai fazer muita espuma e, depois, gastar mais tempo para eliminá-la.

Tenha os acessórios certos

Além de misturinhas mágicas e dos produtos certos, contar com acessórios adequados é fundamental para economizar tempo com a faxina.

Você não vai querer, por exemplo, usar uma vassoura de pelos para varrer o quintal, não acha? Certamente, demoraria bem mais para remover toda sujeira do chão assim.

Caso tenha dúvidas sobre o que usar, não hesite em pesquisar na internet ou até mesmo em perguntar. Há vassouras ideais para cada tipo de piso, panos para diferentes superfícies e por aí vai.

Ainda, considere contar com acessórios que otimizem sua rotina. Um aspirador robô como o ObaDuster varre, aspira e passa pano por você. É tempo livre que você quer? É tempo livre que você vai ter!

Outra boa escolha é uma escova elétrica como a ObaSpin. Escovas elétricas fazem todo o esfrega-esfrega por você e têm cabos extensores para chegar a superfícies de difícil alcance.

Com isso, você pode fazer a limpeza mais rápido, inclusive porque pode se livrar do sobe e desce de escada ou de banquinho. Ufa!

Escolha uma trilha sonora

Agora, vamos à primeira coisa que você deve fazer antes de começar a limpeza da casa: escolher uma trilha sonora.

Resolvemos falar disso só no final porque talvez você não fosse levar o post a sério se a primeira dica para economizar tempo com a faxina fosse música. Mas, acredite, funciona.

A música eleva nosso astral e nos ajuda a afastar a ideia de que estamos fazendo um trabalho chato, permitindo até que a gente se divirta no processo.

A dica é escolher músicas com um ritmo alegre e envolvente, que tenha potencial para te colocar em movimento. Isso pode definir sua animação e até a rapidez com que você executa as tarefas.

Inspire-se no tempo livre

Para fechar, recomendamos que você se inspire ou busque motivação nas horas livres que vai ter após economizar tempo com a faxina.

Pense nas coisas legais que você pretende fazer ― mesmo que seja só ficar de pernas para o ar ―, no quanto você merece e deseja isso e vai com tudo!

Ah, você ainda não faz ideia do que fazer com o tempo livre? Temos algumas perguntas para ajudar você a descobrir. Veja só:

  • Qual a primeira coisa que vem à sua mente quando você pensa “se eu tivesse tempo, até faria”?

Estamos tão habituados a dizer que não temos tempo que vivemos lamentando não conseguir fazer uma dezena de coisas.

Certamente, tem algo que te interessa que está só no aguardo de uma brecha na sua agenda. Um filme, uma leitura, uma conversa com uma pessoa querida, uma receita nova, um passeio… 

  • Quais hobbies você já quis desenvolver, mas ainda não conseguiu?

Aprender a tocar um instrumento, aprimorar as habilidades em fotografia ou edição de imagens, fazer bolos, criar bordados e tantas outras possibilidades.

Se você está sempre esperando a oportunidade para desenvolver um hobby, aproveite agora que já aprendeu como economizar tempo com a faxina.

  • O que você poderia fazer para cuidar de você mesmo?

Se você sente que tem faltado tempo para você, outra opção para aproveitar as horas livres é escolher algo que te permita cuidar de você mesmo.

Pode ser aquela ida ao salão ou à barbearia, uma hora de massagem relaxante, um momento de spa caseiro ou qualquer outra coisa voltada para o autocuidado.

  • Há algo que você queira aprender por diversão ou pensando em uma grana extra?

Outra forma de investir em si depois de economizar tempo com a faxina é fazendo algum curso online.

Estudar pela internet tem suas vantagens. Entre elas, está a de poder assistir às aulas quando quiser e pelo tempo que puder a cada dia.

Assim, pouco a pouco, você vai trocando o tempo gasto limpando a casa por novos conhecimentos e habilidades.

Existem várias opções de cursos gratuitos e de cursos pagos, à valores acessíveis. Você pode usar o que aprender como hobby ou para gerar renda extra. Interessante, não acha?

Conclusão

Economizar tempo com a faxina é possível, ainda que o começo seja um tanto quanto desafiador.

Pode ser que você tenha que mudar hábitos e apostar em uma nova forma de fazer as coisas e, com isso, precise passar por um período de adaptação.

No fim das contas, porém, acreditamos que vai valer a pena. O tempo é uma das maiores riquezas de hoje em dia e poder ter horas livres para aproveitar como quiser é uma grande motivação.

Esperamos que o post tenha sido útil! Se você gostou, aproveite e acesse o site de vendas da Obabox para pedir seu Obaduster e sua ObaSpin!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *