A bateria do celular parece durar pouco? Ou é você que tem um dia longo e acaba ficando sem carga fora de casa? Seja qual for o motivo, sabemos que ninguém quer passar por isso.

Uma boa dica para quem está pensando em comprar um aparelho novo é pesquisar sobre a sua autonomia, ou seja, o tempo médio de duração da bateria. Agora, se você está buscando formas de fazer a bateria do seu celular atual durar mais, precisa seguir adiante com a leitura deste post.

Você vai aprender estratégias para economizar bateria no dia a dia e também nos momentos cruciais em que toda forma de reduzir o consumo é bem-vinda. Acompanhe!

Ative o bloqueio automático de tela

Muitos dos usuários de celulares modernos já estão habituados à ideia de que se o aparelho for deixado de lado, a tela vai se apagar sozinha depois de algum tempo. Entretanto, este tempo, ainda que curto, pode ser precioso.

Uma pesquisa feita pela consultoria inglesa Tecmark indica que, em média, tiramos o celular do bolso cerca de 200 vezes por dia. Em outras palavras, é esse o número de vezes que os usuários tendem a checar algo em seus aparelhos e depois deixá-los de lado.

Já imaginou o quanto da bateria de celular vai embora quando o bloqueio automático não está ativado? Por isso, fica a dica de acessar as configurações do aparelho e determinar que o bloqueio se dê rapidamente, por exemplo após um minuto de interrupção de uso.

Diminua o brilho da tela

No mundo digital que vivemos, estamos cada vez mais habituados ao uso constante de telas. Por isso, há quem nem perceba quando a tela do celular está com o brilho máximo.

É certo que mais brilho tende a fazer com que seja mais fácil visualizar as imagens e letras no celular moderno, mas isso não é sempre necessário. Os ajustes de brilho costumam ser simples e, por isso, você pode facilmente testar sua adaptação a um brilho menos intenso.

Além de ajudar a economizar a bateria do celular, diminuir o brilho da tela também ajuda a reduzir o cansaço visual ocasionado pelo uso constante de telas.

Prefira papéis de parede escuros

Você sabia que seu papel de parede é capaz de influenciar a duração da bateria do celular? É difícil encontrar alguém que não goste de ver uma imagem bonita, uma selfie ou uma foto de uma pessoa queria quando pega o celular.

Se você realmente quer economizar bateria, porém, uma dica é escolher papéis de parede mais escuros. A diferença de tons reduz a quantidade de energia necessária para “ligar” os pixels da tela já que tons escuros demandam pouca ou nenhuma luminosidade (no caso do preto).

Desabilite o download automático

É comum que o aparelho e os aplicativos venham configurados com o download automático habilitado. Isso vale tanto para a atualização dos programas instalados quanto para o download de mídias como as fotos e vídeos que você recebe pelo whatsapp.

Acontece que qualquer download consome bateria. Por isso, se você quer economizar para não correr o risco de “passar aperto” sem seu aparelho na rua, desabilite o download automático.

Mantenha os aplicativos atualizados

Com a dica anterior em mente, tenha atenção para um fato: é importante não deixar os aplicativos e o aparelho desatualizados. As atualizações servem para acrescentar funções, corrigir erros e apresentar melhorias ― entre elas, podem estar aquelas que reduzem o consumo de bateria.

A dica é para que você opte por fazer essas atualizações quando estiver em casa, podendo carregar o celular tranquilamente. Atualizar aplicativos pode ser um processo rápido, mas a atualização de sistema operacional pode demorar e, sabendo disso, você certamente não vai querer aguardar por ela na rua, enquanto a bateria vai embora!

Reduza as notificações

Quantos programas que enviam notificações você tem? Facebook, whatsapp, aplicativos de notícias, calendário de aniversários e outros costumam nos enviar notificações várias vezes ao dia.

Faça uma avaliação daquilo o que realmente é importante e tente reduzir as notificações que recebe. Você precisa mesmo receber um aviso todas as vezes que um amigo interagir com você no Facebook? Ou você pode simplesmente verificar as novidades espontaneamente, quando tiver um tempinho?

Diminuir o número de notificações, além de contribuir para economizar bateria, também pode fazer com que você se sinta menos “necessidade” de checar o celular a todo o momento.

Desligue o bluetooth

Se você sabe o que é bluetooth e como essa tecnologia funciona, entende por quais motivos muitos a adoram. Nós, da Obabox, achamos a função super útil, sobretudo para ouvir música em caixas de som portáteis!

A verdade, porém, é que o bluetooth não precisa estar ligado o tempo todo, até porque isso consome bateria. O problema é que a função fica automaticamente ativada na maioria dos celulares modernos e cabe ao usuário se preocupar em desligá-la.

Temos, então, mais uma coisa que você precisa se lembrar de fazer para economizar a bateria de seu celular, mas vale a pena. Quando está ligado, o bluetooth do seu celular fica procurando redes com as quais se conectar e essa procura pode fazer com que o percentual de carga do aparelho caia rapidamente.

Ative o modo “economia de energia”

Quando a bateria está chegando ao fim, além de emitir o alerta de “bateria fraca”, alguns aparelhos de celular moderno também sinalizam a opção de ativar o modo de economia de energia.

Em alguns casos, se essa sinalização não é feita automaticamente, o usuário pode encontrar a opção nas configurações do aparelho. Seja como for, recomendamos que você a ative.

O modo de economia ou modo econômico desativa momentaneamente algumas funções do aparelho, deixando seu sistema em repouso. Você não precisa se preocupar porque vai conseguir usar seu celular normalmente, mas sabendo que este terá sido programado para consumir menos bateria.

Apele para o modo avião

Você sabia que o modo avião não serve apenas para quando você está, de fato, fazendo uma viagem de avião? A funcionalidade existe, sobretudo para que você não precise desligar o aparelho durante o voo ― ainda que algumas companhias aéreas assim recomendem.

No modo avião, o wi-fi é desativado, assim como o bluetooth. Além disso, há uma interrupção da conexão 3G e 4G, fazendo com que o usuário não possa receber ou realizar chamadas, receber ou enviar mensagens de texto ou pelo whatsapp.

Pode parecer drástico, mas é facilmente reversível. Se você está na rua, sem ter como carregar o aparelho e ainda vai demorar a chegar em casa, o modo avião pode ser sua salvação. Desative-o sempre que precisar ligar para alguém ou checar uma mensagem ou e-mail e ative-o novamente para economizar a bateria do celular.

Conhece alguma outra dica que ajuda a poupar bateria? Compartilhe conosco nos comentários!