Você ainda está respondendo “não tenho” quando alguém pergunta qual é o seu e-mail? Passou da hora de mudar isso!

A princípio, ter um e-mail pode parecer desnecessário para quem não trabalha ou sequer se conecta a um computador.

Acontece que e-mails podem ser bastante úteis, por exemplo, para criar uma conta no Facebook mesmo que seja usando o celular.

Foi pensando nessa e em outras possibilidades que fizemos este post para te contar mais sobre o e-mail e te ensinar a criar um para chamar de seu. Confira!

O que é um e-mail?

O e-mail é como a sua caixa de correio, mas em meio eletrônico. Isso significa que não existe fisicamente e que é acessado por meio da internet.

Para que você receba uma carta comum, de papel, o remetente precisa ter seus dados para saber para onde enviar a carta, certo?

Seguindo essa ideia, para que você receba uma carta eletrônica ou um correio eletrônico, o remetente precisa ter os dados do seu e-mail.

Se você quiser mandar um correio eletrônico para a Obabox, por exemplo, precisa enviá-lo para o sac@obabox.com.br. Se você ainda não sabia o que é endereço de e-mail, acabou de aprender!

Todo mundo que usa e-mail tem um endereço de e-mail que geralmente é composto da seguinte forma:

seu nome identificado de uma forma única @ plataforma de e-mails.com ou .com.br

Pode parecer complicado, mas é mais simples do que você pensa!

Como criar um e-mail?

Já que falamos em plataforma de e-mail, estamos no momento certo para te contar como criar um novo e-mail.

É mais fácil fazer o processo usando um notebook ou um computador, mas caso você não tenha, dá para criar o e-mail pelo celular também.

Independentemente do dispositivo, o primeiro passo é escolher uma plataforma para você. Alguns das mais populares são:

  • gmail;
  • yahoo;
  • hotmail/outlook.

Importante! Todos os serviços são gratuitos, viu? Se você encontrar algum site informando que você deve pagar para criar seu e-mail, desconfie e volte atrás.

Depois de escolher o serviço, você deve encontrar a opção de “criar conta” e, então, informar os dados solicitados.

É normal que você tenha que informar seu nome, data de nascimento, telefone celular (para recuperar a senha futuramente, caso necessário) e criar uma senha forte.

Na sequência, você terá a oportunidade de criar a primeira parte do seu endereço eletrônico. Vamos a um exemplo:

Se seu nome é João da Silva, seu desejo pode ser criar um e-mail como joaosilva@gmail.com.

Acontece que João da Silva é um nome muito comum e cada endereço precisa ser único. O próprio serviço vai te informar caso o endereço criado já esteja em uso.

Se isso acontecer, basta colocar a criatividade para funcionar! Se João da Silva nasceu em 1950, o e-mail pode ser joaosilva_1950@gmail.com, por exemplo.

Dica! Tente criar um e-mail que seja fácil de pronunciar, de decorar e de digitar. 

Imagina a dificuldade que nosso João da Silva teria se seu e-mail fosse joao_19_50_silva@gmail.com? E olha que é possível complicar ainda mais!

Como acessar o e-mail no dia a dia?

Uma vez que você tiver criado seu e-mail, vai poder acessá-lo quando quiser, desde que tenha conexão com internet e se lembre de seus dados de acesso.

No computador ou no notebook, basta abrir o navegador e acessar a página da plataforma que você escolheu. Lá, vai poder seguir os passos para entrar no seu correio eletrônico.

Já para acessar o e-mail no celular, você pode baixar o aplicativo de e-mail do próprio celular.

Da primeira vez que você fizer isso, você vai precisar cadastrar seu endereço de e-mail. Depois, vai conseguir acessar sua caixa de mensagens direto.

Como se ver livre da senha

Quem usa e-mail com frequência gosta mesmo é de poder entrar direto no e-mail, sem precisar digitar o endereço e a senha todas as vezes.

Para tanto, é preciso permitir que o navegador usado no computador ou no notebook salve os dados de acesso.

Caso você tenha dúvidas quanto a isso, sugerimos a leitura do post que fizemos para te contar se é realmente seguro salvar senhas no Google Chrome.

O que acontece ao acessar o e-mail pelo celular nós já explicamos, certo? Você só vai precisar informar seus dados uma vez.

É claro que, se você precisar alterar sua senha por algum motivo, vai precisar passar por um novo processo para que os novos dados de acesso sejam salvos.

Por que criar um e-mail?

Você gostou de tudo o que aprendeu até aqui, mas ainda está em dúvida se realmente precisa de um e-mail? Vamos te ajudar.

Se você chegou até este post é porque usa a internet e, se usa a internet, há boas chances de que um e-mail tenha alguma serventia para você.

Confira alguns bons motivos:

  • E-mails podem ser ótimas formas de manter contato e mandar cartas eletrônicas para pessoas queridas.

Sim, hoje em dia é mais fácil fazer isso pelo WhatsApp, mas pode ser que uma mensagem mais especial mereça ser enviada por e-mail;

  • Tendo um e-mail, você pode receber informações úteis de promoção enviadas por lojas que você gosta e tem real interesse em comprar;
  • Um e-mail pode ser necessário para criar uma conta em redes como o Facebook ou em serviços como o Uber;
  • Ao tornar-se uma pessoa cada vez mais conectada, você vai perceber que vai precisar de um e-mail para criar uma conta na Netflix ou no YouTube, ou até para fazer um curso online.

Conclusão

Criar um e-mail pode ser um passo muito importante para você que quer participar mais ativamente do mundo digital em que vivemos.

A princípio, pode parecer difícil. O processo inicial que envolve o cadastro pode demandar um pouquinho do seu tempo e da sua atenção, mas vai valer a pena.

No dia a dia, usar o e-mail pode se tornar algo simples e que vai fazer a diferença para que você tenha acesso a diferentes redes e serviços digitais.

Gostou do post? Compartilhe-o com amigos que também precisam aprender sobre!

Share:

1 Comment

  • CARLOSCARLOS MARX CAVALCANTI DE SIQUEIRA, 20 de setembro de 2021 @ 12:55 Reply

    👌✍👍🤙👈👍🤙👈

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *