Está ouvindo esse som? Ainda não? Bom, então talvez tenha chegado o momento de dar um toque de sonoridade todo especial para a sua casa. Que tal apostar em fazer um sino dos ventos?

A dica é boa para quem gosta de trazer uma sensação de natureza, leveza e sons que ajudam a relaxar qualquer ambiente. Então, se é isso que você está procurando, você chegou ao local certo. 

Hoje nós vamos te ensinar a como fazer o seu sino dos ventos por meio das nossas dicas de decoração. Se quiser conferir, é só continuar lendo o texto que preparamos para você. 

Desejamos uma excelente leitura!

Por que optar por um sino dos ventos?

O sino dos ventos além de bonito e elegante é bastante simples de combinar com boa parte dos ambientes. Não existe uma regra para que esse objeto seja utilizado em apenas um tipo de local, pois esse artigo decorativo é bastante versátil e traz um charme a mais para a casa. 

Além disso, o som do sino dos ventos é bastante suave, ele não irrita ou causa distúrbio no ambiente. Algumas pessoas que costumam levar mais a sério a função desse sino, costumam dizer que algumas mensagens são passadas por meio dele, então é provável que a pessoa se sinta ainda mais conectada com a sua espiritualidade por meio deste item. 

Independentemente de religião ou crença, o sino é um objeto de causa fascínio em muitas pessoas e tê-lo em casa pode ser um diferencial para quem está buscando manter o contato com a natureza e dias tranquilos. 

Chegou a hora: Faça você mesmo

Se você é do tipo de pessoa que gosta de fazer os objetos por você mesmo, o sino dos ventos pode ser uma tarefa simples de ser concluída com sucesso. O primeiro passo será juntar os materiais. Confira a nossa lista para saber o que você precisa:

  1. Cordas de suspensão;
  2. Tubos metálicos e de bambu para emitir o som (escolha de acordo com o som que dois tubos emitem quando se chocam);
  3. Um pêndulo;
  4. Plataforma de suspensão;
  5. Caneta esferográfica;
  6. Rabiola ou vela.

Começando o processo

Primeiro passo: Pegue a plataforma de suspensão e faça marcas em sua base. Após feito isso, escolha de 5 a 8 pontos que vão servir para pendurar os sinos. Nesses pontos você deverá perfurar para que as marcas tenham a mes distância em relação a cada sino. É necessário também fazer um furo para que o pêndulo seja pendurado. 

Também é necessário marcar o outro lado da base como uma forma de indicação que sustente o sino dos ventos. 

Segundo passo: Hora de fazer furos. Lembrando que os furos precisam ser pequenos. O intuito é passar uma linha entre eles. Feito isso, é hora de furar o centro da plataforma, que está entre os furos do sino. Outro furo também para o centro do pêndulo em cima de um dos cantos da rabiola ou vela. 

Terceiro passo: Com a linha passe-a no pêndulo. A linha precisa ser cortada em tamanho apropriado. Para saber o tamanho exato, é necessário comparar com a altura que você escolheu para as peças e os sinos. Então, por exemplo, se uma linha possui 1,5m será necessário sobrar o material ao meio e passá-lo pela vela. 

É necessário manter a vela próxima a extremidade do sino que for mais longo. Então, se a linha for longa, ainda mais forte necessitará ser o vento que vai movimentar a peça e o peso. 

Quanto mais alto o local que você pendurar o sino, mais intensa a velocidade do vento. Então, um sono perto do chão pode não produzir muito som. 

Quarto passo: Esse é o momento de prender o pêndulo na plataforma. Com a linha que sai por cima do pêndulo, transpasse pelo furo que foi feito no centro da plataforma. Com um nó firme na linha que passada pelo furo, finalize essa etapa. 

Escolhendo os materiais para o sino

Se você estiver em busca de um conjunto de sons bastante específico, meça o material e escolha quais produzem o som desejado. Se não for o caso, então corte os sinos na altura desejada. Os sinos mais finos e curtos produzem sons mais agudos. 

Caso você tenha dificuldade para cortar o sino, verifique se o local onde você os compra pode fazer isso por você. Antes de comprar, avalie também o choque que dois sinos podem fazer e o som que pode gerar. 

As extremidades dos sinos também precisam estar lixadas. O ideal é deixar as bordas sem pontas e alisadas. Feito isso, perfure os canos para que as linhas passem por eles. 

Passe a linha por eles e mantenha os sinos o mais perto possível da plataforma para que o som seja gerado de forma leve. 

E por fim, pendure os sinos na plataforma de suspensão. Pronto. Está finalizado o seu sino dos ventos. 

Precisa de mais exemplo? Confira o vídeo de tutorial Como fazer sino dos ventos #artesanatodeférias para te ajudar ainda mais no passo a passo.  

Não conseguiu fazer? Saiba onde encontrar

Muitas lojas já vendem sinos dos ventos prontos. Lojas de decoração, jardinagem e material de construção costumam ter mais opções, o que facilita na hora de escolher o som ideal para o seu tipo de ambiente. 

Mais sobre decoração e bem estar

Os seus quartos podem ser o grande diferencial da sua casa com dicas simples. Apostar na decoração e em itens que tragam um novo estilo para o ambiente pode trazer uma sensação de satisfação em fazer parte do ambiente. 

Afinal, quem não pensa em mudar os ambientes internos da casa para trazer o sentimento que a casa é outra?

Bom, se você é o tipo de pessoa que deseja sempre levar mudança para qualquer tipo de ambiente, mas principalmente para os dormitórios, temos um texto perfeito para você. 

Leia Que tal dar uma cara nova aos quartos de casa? Confira essas dicas e saiba todas as informações que preparamos para você. 

Esperamos que goste da leitura!

Gostou desse conteúdo? Então, chegou a hora de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. Quem sabe tenha mais pessoas que vão gostar dessa dica?