O peso de porta é um item indispensável para a casa da maioria das pessoas. Você provavelmente já deve ter visto algum, isso se não tiver um desses objetos na sua residência. 

Porém, existe um desafio de tornar esse item tão usado um artigo digno de decoração. Por isso, resolvemos trazer mais informações que podem te ajudar a resolver essa missão. 

Com esse texto você vai descobrir que é possível sim apostar na decoração da sua casa com um peso de porta de acordo com o seu estilo. 

Esperamos que goste da leitura!

Você já viu o peso de porta?

O peso de porta, como o próprio nome diz, serve para proteger a porta em momentos que há uma corrente de ar muito forte no ambiente fazendo com que a porta bata com muita força. 

Muita gente até se assusta com o acontecido, pois dependendo da intensidade do vento, a porta pode causar um verdadeiro estrondo e até sofrer danos na sua estrutura que podem virar uma verdadeira dor de cabeça para consertar depois. 

Algumas pessoas não preferem gastar dinheiro com o item e optam por usar um objeto de dentro da casa para servir como peso de porta. Mas dependendo do objeto escolhido, pode ser que o mesmo não resolva o problema. 

Por isso, para resolver de uma vez por todas o problema, resolvemos trazer dicas simples de decoração para o seu peso de porta. Além disso, vamos ensinar como fazer um de maneira simples e sem gastar muito. Confira!

Dicas para colocar a mão na massa

Existem diversos tipos de peso de porta e que não necessariamente precisem ser pesados. Um desses exemplos é do peso de porta é o de tecido que pode ser colocado na fresta entre a porta e o chão, impedindo que o vento consiga empurrar a estrutura. 

O peso de porta de tecido é uma dica simples e bastante versátil que vem com o objetivo de se encaixar e fixar as esquadrias para que a porta não abra ou feche com facilidade. Além disso, é um ótimo item para dar um toque de decoração a mais.

Esse tipo de modelo também pode assumir o papel de adorno para mesas, janelas e escrivaninhas. Encontrar um desses modelos também é fácil. Além de ter quantidade variada de pesinhos, atente a todos os gostos. 

Você pode encontrar esse tipo de peso feito de algodão, juta, cetim ou feltro. Além disso, nada impede que você consiga personalizar de acordo com a sua preferência. 

Peso de porta de crochê

Um outro modelo muito usado para esse tipo de função é o peso de porta de crochê. É uma peça artesanal e que traz um toque de fofura e delicadeza para o lar. Costuma conquistar a atenção de muitas pessoas e talvez possa ser uma boa opção para você. 

O modelo de crochê dá algumas opções de materiais que o peso da porta pode ser combinado. O fuxico é uma delas e muito utilizada para ambientes como cozinhas, quartos e salas despojadas. 

É possível encontrar diversos modelos que trazem no crochê e no fuxico objetos muito criativos e graciosos. Cada artesão tem sua forma de se expressar. Sinta-se livre para apostar no que mais te agradar. 

DIY: Faça você mesmo

É hora de colocar a mão na massa e fazer o seu próprio peso de porta. Como? Vamos te ensinar com um passo a passo simples. Saiba agora. 

Você vai precisar de:

  • Agulha Barbante 
  • 1/2 kilo de areia 
  • Tecido ou estopa 
  • 1 saco de plástico 
  • Linha de costura 

Passo a Passo 

O primeiro passo é colocar a areia dentro da sacola. Feito isso, dê um nó para garantir que não tenha areia vazando. Costure o saquinho de tecido e coloque a areia dentro. Fique à vontade para usar vários retalhos coloridos, além de costurar uns nos outros. 

Em seguida, costure o outro lado do saquinho. Se não tiver muita habilidade com costura, faça apenas um ponto de alinhado mais frouxo e largo para marcar onde precisa costurar. Em seguida, volte fazendo pontos mais firmes e pequenos. 

Saquinho pronto? Perfeito! Agora desvire e coloque a sacolinha cheia de areia dentro. Aproveite e use o barbante para amarrar o topo. Você também pode fazer um laço com o próprio barbante, além de vários fios ou até incrementar com um belo laço de cetim. 

Quer o seu peso de porta ainda mais bonito? Coloque flores de fuxico, decore com biscuit ou EVA, são itens que dão um toque especial ao peso de porta. 

Combinando ambientes

Combinar o peso de porta com os ambientes da sua casa não é uma tarefa difícil. Basta saber como conciliar o estilo do pesinho com cada cômodo. Uma dica é combinar os tons do peso com as paredes do local ou alguns dos objetos que tenha por lá. 

Ambientes como cozinhas e banheiros costumam combinar mais com modelos que sejam feitos de crochê e fuxico. Os quartos geralmente têm um toque mais voltado ao tecido. 

Além disso, se você preferir, também pode utilizar vasos, cestas ou até mesmo pedaços de troncos de árvore para servirem como pesos de porta. O efeito é o mesmo, mas o estilo fica a seu critério decidir. 

Mais para você decorar a sua casa com estilo

Você sabia que com itens simples você consegue fazer objetos decorativos para a sua casa? Sim! E estilo é que não vai faltar para dar um toque completamente criativo para o seu ambiente. 

O material escolar pode ser utilizado para a decoração. O que pode promover uma boa economia comprando objetos, evita o descarte, além de promover o consumo consciente. 

Então, quer saber mais como você pode trabalhar esse tipo de material dentro da sua casa? Leia o texto que preparamos sobre o assunto. Confira: Dá para usar material escolar na decoração! Como? Saiba agora.

Esperamos que goste da leitura!

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de compartilhar esse texto nas suas redes sociais com amigos e familiares essa dica de decoração que pode fazer a diferença no lar.