Conta pra gente: faz quanto tempo que você se rendeu ao Do It Yourself (DIY), também conhecido como Faça Você Mesmo?

Quer você esteja apenas começando ou já tenha experiência no assunto, temos alguns canais do youtube para recomendar!

Quando o assunto é fazer algo por conta própria, seja uma reforma, um artesanato ou uma “misturinha de limpeza”, tem gente que consegue se virar com os próprios conhecimentos.

Muitos, porém, precisam de contar com inspirações e orientações e é por isso que os canais no youtube sobre DIY fazem tanto sucesso.

Abaixo, relacionamos alguns desses canais, sejam eles especialmente voltados para o Faça Você Mesmo ou que tenham o hábito de compartilhar essas dicas. Confira:

Artesanato, decoração e algo mais!

1. Maddu Magalhães

Já pensou em fazer uma almofada decorada? Um puff usando pneu como base e sem precisar de cola quente? E um armário para banheiro com luz de led? Esses são alguns dos conteúdos de DIY do canal da Maddu Magalhães.

Maddu é brasileira, artista plástica e, segundo ela mesma, uma “arte maníaca” que adora compartilhar as coisas que experimenta fazer. Se você está em busca de um DIY de decoração, vai adorar entrar para a lista dos mais de dois milhões de seguidores do canal.

Os vídeos da Maddu são bem-humorados e isso contribui para o seu sucesso. Outro ponto que precisa ser destacado é que o foco dela não é apenas em artesanato e decor. Maddu também tem conteúdos sobre culinária, maquiagem, moda e mais.

2. Oh Joy!

Joy Cho é uma designer, blogueira e autora norte-americana que tem um canal de DIY bastante diversificado. Seus conteúdos enfocam as coisas favoritas de Joy: design, moda e comida.

Assim, há muitos vídeos sobre decoração de um modo geral, decoração, montagem de mesa e culinária voltados para pequenos eventos em seu canal no youtube. Ainda, existe uma interessante playlist de vídeos com temática infantil.

Não se tratam de conteúdos desenvolvidos para crianças, mas sim de projetos DIY que podem ser muito interessantes para mamães, papais e avós. Entre os vídeos, está um sobre a criação de um kit para a hora de dormir.

Como você sabe, inglês é o idioma universal e isso contribui bastante para o sucesso de Joy. São mais de 30 mil inscritos no canal, mas ainda que você não seja fluente, consegue acompanhar os projetos porque há legendas em tradução automática disponibilizadas pelo próprio youtube.

3. Faça você mesmo, com Ider Alves

Se você é uma pessoa criativa ou está em busca de um canal de DIY no youtube para ajudar você a exercitar a criatividade, corre para seguir o canal da Ider Alves (e depois volta para continuar a leitura deste post!).

Crochê, costura, transformação de roupas, renovação de sapato, artesanato com materiais recicláveis e até mesmo ideias para você ganhar dinheiro. É isso ― e um pouco mais ― o que a Ider oferece com suas dicas de Faça Você Mesmo.

Se você está só começando no DIY porque está em busca de um hobby, uma terapia ou uma distração que possa resultar em várias criações legais, vai gostar de fazer parte dos mais de um milhão de seguidores de Ider Alves.

Costura, customização de roupas e moda

4. Camila Modesto

Você sabe costurar um botão? Consegue dar bainha em calças ou saias? E fazer as suas próprias roupas?

Aprender a criar suas próprias peças de roupa tem uma série de benefícios. Entre eles, estão a economia de custos, a possibilidade de fazer uma peça com a sua cara e de reaproveitar o que você já tem em casa ― o que é muito bom para o planeta.

Camila Modesto tem apenas 25 anos, mas conhecimento de sobra para ensinar você a transformar uma calça em saia, fazer um vestido godê e muito mais. 

Além do canal no youtube onde posta vídeos novos todas as terças e quintas para seus mais de 580 mil inscritos, a brasileira ainda tem um curso on-line para quem quiser aprender mais.

Reforma e construção ou renovação de móveis

5. Diycore com Karla Amadori

Você já pensou em fazer a sua própria mesa de jantar? E um sofá novo para a sala de casa? Ou que tal uma reforma total na varanda de casa?

Mexer com obra certamente não é fácil, mas para quem tem habilidade ou está disposto a desenvolvê-la, é possível encarar a missão. Sem dúvida, orientações de DIY podem ajudar bastante e é por isso que você precisa conhecer o canal Diycore.

Karla é formada de Design de Interiores, já trabalhou com projetista de móveis planejados e em um escritório de arquitetura. Juntou todos os seus conhecimentos e a vontade de compartilhar dicas capazes de ajudar na transformação de espaços nas casas de outras pessoas e criou seu canal de DIY no youtube.

Fizemos questão de apresentar brevemente o currículo de Karla porque quando o assunto é construir um móvel ou reformar um ambiente de casa, é importante que as dicas sejam de qualidade.

Os mais de 1,44 milhões de seguidores do Diycore com Karla Amadori recebem vídeos novos todas as terças e quintas. Fique de olho!

Marcenaria, tapeçaria e mais

6. LumberJills

Com base na descrição apresentada pelo canal, “no inglês, a palavra Lumberjills é usada para definir o feminino de Lumberjack (lenhador). E desde a década de 40 já existiam mulheres fortes que trabalhavam com madeira”.

Inspiradas nessas mulheres, Fernanda e Letícia decidiram se tornar marceneiras e hoje compartilham todo seu conhecimento com os mais de 5 mil seguidores do canal LumberJills no youtube.

Por serem mulheres rompendo barreiras, a dupla tem o hábito de conversar e produzir conteúdos focados em outras mulheres que estejam buscando a autonomia na capacidade de fazer serviços de marcenaria por conta própria. Nada impede, porém, que homens acompanhem as dicas!

Há, por exemplo, um guia sobre MDF que é relevante para qualquer pessoa que esteja prestes a conduzir um projeto, mas precise se informar sobre o uso e os cuidados necessários.

Além de conteúdos como esse, no LumberJills você encontra dicas de como escolher ferramentas e materiais para seus projetos de DIY.

O Faça Você Mesmo é um movimento com muitos adeptos no mundo todo. Por isso, existe uma infinidade de outros excelentes canais no youtube sobre DIY e nossa dica final é para que você explore a plataforma.

Como você já deve saber, ao assistir um vídeo você logo recebe recomendações de conteúdos relacionados. Além disso, o hábito de acompanhar conteúdos e canais de DIY vai levar o youtube a fazer indicações de canais similares.

Aproveite!

Gostou do post e ficou com vontade de “colocar a mão na massa”? Confira nosso post sobre as 10 ferramentas que você precisa ter em casa se adora DIY!