Você já se perguntou quais foram os discos de maior sucesso? Aqueles que bateram recordes de vendas e se entraram para a lista dos discos mais vendidos de todos os tempos?

Se você acompanha o blog da Obabox, sabe que mesmo em plena era da música digital, os vinis seguem vivos e conquistando adeptos. Temos um post inteirinho sobre a história dos discos de vinil até os dias de hoje e acreditamos que, se você se interessa pelo assunto, vai gostar deste conteúdo aqui também!

Continue a leitura para descobrir se algum álbum de seu artista favorito está na lista. Aproveite também para selecionar os discos que você precisa adicionar à sua coleção!

Confira abaixo duas listas dos maiores sucessos da história: uma internacional e outra nacional!

Os discos mais vendidos (internacional)*:

1º lugar: Thriller, de Michael Jackson (1984)

Vendagem: 51 milhões de cópias

O álbum Thriller, de 1982, foi o sexto da carreira solo de Michael Jackson. Não sem motivo encabeça a lista dos discos mais vendidos de todos os tempos, sendo o mais famoso do artista americano.

Para muitos críticos ― e também para fãs ―, Thriller é o “maior e melhor álbum da história”. Vencedor da categoria de Melhor Álbum do Ano no Grammy de 1984, a obra ainda venceu outras sete categorias nessa que é a mais importante premiação da música internacional.

Talvez, além de toda qualidade musical, um dos motivos para tamanho sucesso é o fato de que Thriller foi o primeiro álbum a ter vídeos musicais, os chamados clipes, como material de divulgação. Uma estratégia que deu muito certo!

Entre as faixas de maior sucesso estão Billie Jean e Beat It, além da canção homônima ― cujo clipe é famosíssimo ― Thriller. A época do lançamento, Michael Jackson tinha apenas 24 anos, mas sua precoce trajetória na música já o colocava como destaque entre os maiores artistas do planeta.

2° lugar: Their Greatests Hits, dos Eagles (1976)

Vendagem: 33 milhões de cópias

Os Eagles são uma banda de rock america que figuram no “hall” das mais vendáveis da história. O fato de terem o segundo disco mais vendido do mundo só comprova essa afirmação.

O Their Greatests Hits foi a primeira compilação feita pela banda, lançada em 1976. Reunia as melhores canções ou os maiores sucessos entre 1971 e 1975, títulos como Desperado e One of These Nights.

Talvez você conheça os Eagles pela música Hotel California, mas o disco do qual falamos veio antes ― algo que indica que esses “tiozões” do rock fazem música boa desde sempre.

Their Greatest Hits se tornou o primeiro álbum da história a receber um disco de platina: premiação dada aos discos que ultrapassam a marca de um milhão de cópias vendidas.

3° lugar: Jagged Little Pill, de Alanis Morissette (1995)

Vendagem: 32 milhões de cópias

A canadense Alanis Morissette é dona do terceiro disco mais vendido de todos os tempos. Jagged Little Pill é seu terceiro álbum de estúdio e o primeiro a ser lançado internacionalmente.

O estilo alternativo da cantora e o sucesso que ela fez com singles como Ironic e Hand in My Pocket levaram Jagged Little Pill para a lista dos “200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame” ― uma seleção criteriosa e muito respeitada no universo musical.

A obra também figura na lista dos “500 Grandes Álbuns de Todos Os Tempos”, seleção feita pela aclamada revista Rolling Stones, além de ser considerado um dos 10 melhores da década de 90.

Quando o disco foi lançado, em 1995, Alanis tinha apenas 21 anos e, ainda assim, foi classificada como uma das mulheres mais influentes da música! O título não veio sem motivo: Jagged Little Pill foi o álbum de estreia feminino mais vendido em todo o mundo.

4° lugar: The Wall, do Pink Floyd (1979)

Vendagem: 29 milhões de cópias

The Wall é o décimo primeiro álbum de estúdio do Pink Floyd, uma banda de rock britânica. O álbum é uma ópera rock recheado de história sobre os sentimentos de isolamento e abandono traduzidos pelo personagem Pink, uma representação de ninguém menos do que Roger Waters.

Hoje em dia, muita gente conhece esse que é um dos maiores discos vendidos na história por causa de suas faixas Another Brick in The Wall (I, II e III) que fazem muitos cantarem, a plenos pulmões, “Hey! Teachers! Leave them kids alone!”.

Mais do que uma obra centrada na ideia de que “professores devem deixar os alunos em paz”, The Wall é uma obra cheia de simbolismos, críticas e reflexões. Por isso, ganhou até mesmo uma adaptação para o cinema e, claro, se tornou sucesso de vendas.

5° lugar: Led Zeppelin IV, do Led Zeppelin (1971)

Vendagem: 29 milhões de cópias

O quarto álbum de estúdio da banda britânica de rock Led Zeppelin nunca recebeu um nome oficial. Por essa razão, foi chamado de Led Zeppelin IV ― uma escolha adequada para uma obra que se tornou tão bem-sucedida?

A verdade é que há um pensamento racional por trás dessa decisão. O álbum sucessor, Led Zeppelin III, recebeu críticas à época de seu lançamento, ainda que hoje seja reconhecido como um importante marco da versatilidade da banda.

Com isso, líder Jimmy Page decidiu que o próximo álbum não teria nome, mas ao final das contas, certamente precisou receber algum título. Sua criação, gravação e sucesso trazem alguns pontos interessantes:

  • Led Zeppelin IV foi gravado em diversos estúdios na Inglaterra e nos Estados Unidos;
  • Ninguém menos do que os Rolling Stones acompanharam a gravação do álbum;
  • Stairway to Heaven nunca foi lançada como single, mas ainda assim se tornou um dos maiores sucessos da banda e da história da música;
  • A faixa destaque foi composta por Jimmy Page e Robert Plant;

O disco também é chamado de Four Symbols ou Four Runes porque cada um dos integrantes da banda escolheu um símbolo, totalizando quatro, para simbolizá-los na capa e no encarte interno.

Os discos nacionais mais vendidos

Não surpreende ninguém que os discos mais vendidos da história sejam em inglês, não é mesmo? Afinal, estamos falando do idioma que é considerado universal.

Isso, porém, não nos impede de apresentar uma lista simples com os maiores sucessos nacionais. A campeã de vendas é uma loira muito famosa, sobretudo por sua carreira na TV brasileira. Veja só:

  1. Músicas para Louvar o Senhor, de padre Marcelo Rossi;
  2. Xou da Xuxa 3, de Xuxa Meneghel;
  3. Leandro & Leonardo, da dupla Leandro e Leonardo;
  4. Quatro Estações – O show, de Sandy e Junior;
  5. Rádio Pirata Ao Vivo, do RPM;
  6. Só Pra Contrariar, do grupo Só Pra Contrariar;
  7. 4° Xou da Xuxa, de Xuxa Meneghel;
  8. Xegundo Xou da Xuxa, de Xuxa Meneghel;
  9. Um Sonhador, da dupla Leandro e Leonardo;
  10.  Xou da Xuxa, de Xuxa Meneghel.

* Observação importante: Os números de vendagem dos discos mais vendidos apresentados na lista internacional tomam por base fontes de 2016. Variações podem ter ocorrido desde então.

Qual desses sucessos é o seu preferido? Conheça a ObaVintage e tenha onde ouvir seus discos favoritos e reviver os tempos áureos do vinil!