Você já se perguntou quais foram os discos de maior sucesso? Aqueles que bateram recordes de vendas e se entraram para a lista dos discos mais vendidos de todos os tempos?

Se você acompanha o blog da Obabox, sabe que mesmo em plena era da música digital, os vinis seguem vivos e conquistando adeptos.

Temos um post inteirinho sobre a história dos discos de vinil até os dias de hoje e acreditamos que, se você se interessa pelo assunto, vai gostar deste conteúdo aqui também!

Continue a leitura para descobrir se algum álbum de seu artista favorito está na lista. Aproveite também para selecionar os discos que você precisa adicionar à sua coleção!

Confira abaixo duas listas dos maiores sucessos da história: uma internacional e outra nacional!

Os discos mais vendidos (internacional)*:

1º lugar: Thriller, de Michael Jackson (1984)

Vendagem: 47,3 milhões de cópias

O álbum Thriller, de 1982, foi o sexto da carreira solo de Michael Jackson. Não sem motivo encabeça a lista dos discos mais vendidos de todos os tempos, sendo o mais famoso do artista americano.

Para muitos críticos ― e também para fãs ―, Thriller é o “maior e melhor álbum da história”. Vencedor da categoria de Melhor Álbum do Ano no Grammy de 1984, a obra ainda venceu outras sete categorias nessa que é a mais importante premiação da música internacional.

Talvez, além de toda qualidade musical, um dos motivos para tamanho sucesso é o fato de que Thriller foi o primeiro álbum a ter vídeos músicais, os chamados clipes, como material de divulgação. Uma estratégia que deu muito certo!

Entre as faixas de maior sucesso estão Billie Jean e Beat It, além da canção homônima ― cujo clipe é famosíssimo ― Thriller.

A época do lançamento, Michael Jackson tinha apenas 24 anos, mas sua precoce trajetória na música já o colocava como destaque entre os maiores artistas do planeta.

2° lugar: Their Greatests Hits, dos Eagles (1976)

Vendagem: 41,2 milhões de cópias

Os Eagles são uma banda de rock america que figuram no “hall” das mais vendáveis da história. O fato de terem o segundo disco mais vendido do mundo só comprova essa afirmação.

O Their Greatests Hits foi a primeira compilação feita pela banda, lançada em 1976. Reunia as melhores canções ou os maiores sucessos entre 1971 e 1975, títulos como Desperado e One of These Nights.

Talvez você conheça os Eagles pela música Hotel California, mas o disco do qual falamos veio antes ― algo que indica que esses “tiozões” do rock fazem música boa desde sempre.

Their Greatest Hits se tornou o primeiro álbum da história a receber um disco de platina: premiação dada aos discos que ultrapassam a marca de um milhão de cópias vendidas.

3° lugar: Hotel California, dos Eagles (1976)

Vendagem: 31,5 milhões de cópias

Seguimos falando de Eagles porque o terceiro lugar na lista de discos mais vendidos da história também é deles. Dessa vez, trazemos justamente o álbum homônimo à música mais famosa da banda-norte americana.

Hotel California demorou oito meses para se gravado, tendo ainda os singles New Kid in Town e Life in the Fast Lane. Mas fica até difícil se ater somente à questões musicais quando estamos falando de um disco tão famoso!

Talvez você ache curioso saber que a foto de capa do álbum retrata o Beverly Hills Hotel, localizado na Califórnia mexicana. Como é de se imaginar, eles tentaram (e provavelmente conseguiram) tirar proveito disso.

Em 2017, a banda processou o hotel alegando que eles encorajaram os visitantes a acreditar que a hospedaria havia sido a inspiração dos Eagles para a música, o que eles afirmam não ser verdade.

4° lugar: Come On Over, de Shania Twain (1997)

Vendagem: 29,6 milhões de cópias

A canadense Shania Twain é dona do quarto disco mais vendido de todos os tempos. Come On Over é seu terceiro álbum de estúdio e alcançou a marca de álbum country mais vendido na história.

É também o disco mais vendido por uma artista feminina, tendo se tornado um dos senão o maior sucesso da carreira de Twain.

Aproveitando de uma liberdade criativa para fugir do convencional para um disco country, a artista conseguiu levar Come On Over para a lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

O interessante disso tudo é que Shania Twain já conhecia o sucesso. Seu álbum anterior, The Woman in Me, já havia sido um sucesso de vendas, sendo classificado como disco de diamante, mas ela superou a si mesmo com maestria.

5° lugar: Led Zeppelin IV, do Led Zeppelin (1971)

Vendagem: 29 milhões de cópias

O quarto álbum de estúdio da banda britânica de rock Led Zeppelin nunca recebeu um nome oficial. Por essa razão, foi chamado de Led Zeppelin IV ― uma escolha adequada para uma obra que se tornou tão bem-sucedida?

A verdade é que há um pensamento racional por trás dessa decisão. O álbum sucessor, Led Zeppelin III, recebeu críticas à época de seu lançamento, ainda que hoje seja reconhecido como um importante marco da versatilidade da banda.

Com isso, líder Jimmy Page decidiu que o próximo álbum não teria nome, mas ao final das contas, certamente precisou receber algum título. Sua criação, gravação e sucesso trazem alguns pontos interessantes:

  • Led Zeppelin IV foi gravado em diversos estúdios na Inglaterra e nos Estados Unidos;
  • Ninguém menos do que os Rolling Stones acompanharam a gravação do álbum;
  • Stairway to Heaven nunca foi lançada como single, mas ainda assim se tornou um dos maiores sucessos da banda e da história da música;
  • A faixa destaque foi composta por Jimmy Page e Robert Plant;
  • O disco também é chamado de Four Symbols ou Four Runes porque cada um dos integrantes da banda escolheu um símbolo, totalizando quatro, para simbolizá-los na capa e no encarte interno.

Os discos nacionais mais vendidos

Não surpreende ninguém que os discos mais vendidos da história sejam em inglês, não é mesmo? Afinal, estamos falando do idioma que é considerado universal.

Isso, porém, não nos impede de apresentar uma lista simples com os maiores sucessos nacionais. A campeã de vendas é uma loira muito famosa, sobretudo por sua carreira na TV brasileira. Veja só:

  1. Músicas para Louvar o Senhor, de padre Marcelo Rossi;
  2. Xou da Xuxa 3, de Xuxa Meneghel;
  3. Leandro & Leonardo, da dupla Leandro e Leonardo;
  4. Quatro Estações – O show, de Sandy e Junior;
  5. Rádio Pirata Ao Vivo, do RPM;
  6. Só Pra Contrariar, do grupo Só Pra Contrariar;
  7. 4° Xou da Xuxa, de Xuxa Meneghel;
  8. Xegundo Xou da Xuxa, de Xuxa Meneghel;
  9. Um Sonhador, da dupla Leandro e Leonardo;
  10.  Xou da Xuxa, de Xuxa Meneghel.

* Observação importante: Os números de vendagem dos discos mais vendidos apresentados na lista internacional tomam por base o ranking de um sistema de Certificações por vendas de gravação musical.

É possível que você encontre informações diferentes se fizer uma pesquisa online. A saber, os padrões de certificação mudaram ao longo do tempo, o que pode causar conflito de informações no que tange aos dados de artistas mais antigos.

Qual desses sucessos é o seu preferido? Conheça a ObaVintage e tenha onde ouvir seus discos favoritos e reviver os tempos áureos do vinil!

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *