O internet banking vem revolucionando a forma como clientes de agências bancárias vem acessando serviços e produtos. De uma forma facilitada e por meio de sites e aplicativos, fica cada vez mais fácil resolver a sua situação de maneira prática. 

Mas se você ainda não usou essa nova modalidade de atendimento e não sabe o que o internet banking pode fazer por você, não preocupe.

No texto de hoje nós da ObaBox vamos explicar tudo o que você precisa saber para usar com segurança essa alternativa. 

Esperamos que goste da leitura!

O que é o internet banking?

É uma plataforma onde você pode fazer as suas transações financeiras de maneira digital.

Por exemplo, você consegue consultar extratos, fazer seus pagamentos usando a internet, fazer transferência e até efetuar compras de serviços e produtos bancários. 

Desde o início o internet banking só podia ser acessado pelos computadores. Entretanto, os aplicativos vem tomando cada vez mais espaços e permitindo que as pessoas acessem suas contas diretamente do celular ou tablet.

Alguns bancos ainda possuem seus aplicativos limitados, então o site do banco acaba sendo a alternativa mais completa para demais serviços, quando não a visita presencial a uma agência. 

Para baixar e acessar os sites de internet banking é gratuito. Basta que você tenha uma conta registrada e acesse diretamente.

É possível que nos primeiros acessos você precise registrar a sua senha online para conseguir utilizar tanto o aplicativo, quanto o site. 

Em caso de dúvidas, você também pode ter acesso a atendimento online via chat. É o caso, por exemplo, da Nubank que permite pelo próprio aplicativo que a pessoa entre pelo chat ou mande um email com a sua solicitação e pergunta. 

Dicas de segurança para internet banking

Por mais que os aplicativos e sites de instituições bancárias ao redor do mundo se atualizem cada vez mais quando o assunto é segurança, é essencial que você fique de olho em algumas dicas e regras para não passar por problemas.

Confira abaixo algumas delas:

Quer tentar encontrar o site do seu banco pelo Google? Preste atenção!

Assim que você faz uma busca pelo Google uma série de lista de sites de bancos para acessar. Nem sempre esses endereços pertencem a instituição bancária que você faz parte.

Por isso, confira o nome do banco para que você esteja no lugar certo para colocar os seus dados e fazer o seu acesso seguro. 

Confira o cadeado verde e também o https

Como uma medida de segurança, todos os bancos utilizam a criptografia. Ou seja, os dados são “cortados” em pequenos pedaços e espalhados em vários lugares para dificultar o acesso de hackers (pessoas mal intencionadas, roubando dados) às suas informações. 

Quando você acessa o site do seu banco é possível conferir um cadeado verdade antes do endereço oficial do site (https). Isso garante que você está no local correto e seguro para fazer o seu acesso. 

Verifique seus dados

Um dos procedimentos padrão do banco está na verificação do nome. Se o seu nome aparecer na tela do site, você poderá colocar a sua senha, pois é um procedimento de segurança. 

Repare na página do banco

Se você já costuma usar o seu internet banking, já está acostumado a saber como é a página do seu banco. Então, se você perceber que existe algo diferente, pode se tratar de uma página falsa.

Caso perceba essa mudança, feche o site e comunique imediatamente ao seu banco. 

Não use o computador de estranhos

O seu acesso a banco deve ser feito de aparelhos que pertençam a você ou exclusivamente de pessoas que você conhece e tem muita confiança.

Quando você abre a conta do seu banco em aparelhos que você não conhece, você fica suscetível que seus dados fiquem registrados no aparelho e possam ser acessados por pessoas mal intencionadas. 

Instale um antivírus

O antivírus, tanto no celular quanto no computador, garante que você esteja mais protegido de ataques de malwares e hackers.

Em qualquer sinal de ameaça, você será notificado de que existe um vírus ou outro programa que pode prejudicar o seu sistema de dados e como fazer para removê-lo. 

Preste atenção nos emails que você recebe

Muitos emails podem chegar até a sua caixa de entrada, mas nem sempre são os oficiais. O seu banco geralmente não utiliza essa forma de comunicação para poder falar com você.

Por isso, verifique se você está recebendo um email de um remetente oficial. 

Além disso, verifique o que está escrito no email. Caso o email peça para você acessar algum link ou enviar informações pessoais, não o faça e entre em contato com a sua agência. 

Troque sua senha de vez em quando

A troca de senha permite que você fique mais seguro. Quando você usa uma senha por muito tempo pode ser que isso deixe as suas informações mais vulneráveis para que um hacker descubra as suas movimentações. 

É importante também você não usar senhas que sejam datas de aniversário ou senhas muito fáceis, como 1234. São senhas muito comuns e que qualquer pessoa pode acabar descobrindo.

Geralmente as agências, sites e aplicativos mesmo não permitem senhas assim para preservar a sua segurança. 

Você viu nesse texto:

  • O internet banking é uma forma fácil para que as pessoas tenham acesso aos serviços do banco sem sair de casa, de qualquer lugar e a qualquer hora;
  • É possível acessar essa modalidade por sites e aplicativos;
  • É preciso tomar alguns cuidados na hora de acessar o internet banking para preservar a segurança dos dados;
  • Conferir o endereço correto do site do banco, além de verificar comportamentos padrões do site fazem parte da averiguação de que o site é confiável para acesso.

Mais sobre internet e segurança

Quer navegar na internet e sem ter que se preocupar se você está sendo alvo de hackers e outros malwares mal intencionados? Então, a escolha do seu navegador pode fazer toda a diferença para você se proteger. 

Sem contar a segurança, mas também o display interativo, a escolha de um navegador dinâmico é essencial de você deseja abrir sites com mais agilidade e eficiência. Pensando nisso, a ObaBox traz um texto para te ajudar a fazer a sua melhor escolha. 

Não deixe de ler nosso post Navegadores de internet: escolha o melhor e navegue com tranquilidade para entender mais sobre o assunto. 

Esperamos que goste da leitura!

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim! Então, não deixe de compartilhar esse texto com quem precisa saber mais sobre internet banking e como usá-lo da forma correta para a sua segurança.

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *