Provavelmente, você não sabe tudo sobre o WhatsApp e tudo bem. Vira e mexe, recursos que o aplicativo tem são (re)descobertos e compartilhados, facilitando a vida de muita gente.

Atualmente, o WhatsApp é mais do que um mero aplicativo de mensagens porque mudou a vida de muita gente, mantendo-nos em contato com quem gostamos e até facilitando interações profissionais. Escrevemos sobre isso em um post especial sobre a importância do WhatsApp nos dias de hoje.

Neste post, vamos compartilhar com você algumas dicas para que você tire o máximo de proveito dessa ferramenta e use-a da melhor forma possível. Acompanhe!

Crie um grupo com você mesmo

Isso já aconteceu com você? Enquanto navegava pela internet, você leu uma matéria legal e achou que ia se lembrar de como encontrá-la depois. Entretanto, quando quis comentar com alguém a respeito, ficou sem saber ao certo em qual site viu aquelas informações.

Diariamente, somos bombardeados com informações por todos os lados. Com isso, fica realmente difícil se lembrar de tudo ― acontece com a gente aqui da Obabox também! Por isso, nossa primeira dica para WhatsApp é criar um grupo com você mesmo.

A ideia é que, nesse grupo, você compartilhe links de informações relevantes ou até mesmo mande recados que funcionam como lembretes. Com isso, toda vez que algo escapar da memória, basta você acessar seu grupo e consultar suas anotações.

Para criar esse grupo, você precisa ir no canto superior direito do aplicativo e criar em “novo grupo”. Em um primeiro momento, você vai precisar adicionar um contato nesse grupo, por exemplo, um familiar ou amigo próximo. Em seguida, deve nomear o grupo da forma que preferir.

Uma vez que você passar por essas etapas, acesse as configurações do grupo e retire o contato que você incluiu. Com isso, restará apenas você na conversa e você poderá utilizar o espaço tranquilamente.

Saiba o que é comunicação assíncrona

Um belo dia, depois de um compromisso, você abriu seu WhatsApp e viu uma mensagem de um familiar dizendo apenas “Oi. Tudo bem?”, enviada há 30 minutos. E aí?

Um dos objetivos do WhatsApp é facilitar nosso dia a dia e tornar a comunicação mais dinâmica. A ideia é que a gente não precise esperar o outro ter tempo de ler e responder “Sim, tudo bem? E com você?”, mas vá direto ao ponto.

O objetivo é fazer com que, quando o destinatário leia a mensagem, tenha questões suficientes para responder. Se seu familiar desejava marcar um encontro, por exemplo, poderia logo ter enviado um “Oi. Tudo bem? Estou com saudades. Vamos almoçar juntos essa semana? Me diga o melhor dia”.

Esse tipo de conversa que acontece em tempos distintos a depender da disponibilidade de cada um é chamada de comunicação assíncrona. É certo que você não tem que escrever tudo o que deseja falar de uma vez só, mas pode deixar a conversa mais dinâmica.

Evite cobrar respostas rápidas

Muita gente ainda usa o WhatsApp com o sinal duplo ✓✓ em azul ativado. Essa é a configuração padrão do aplicativo e sinaliza que as pessoas envolvidas na conversa receberam as mensagens (sinal duplo) e, mais importante, leram as mensagens (cor azul).

Acontece que, sabendo disso, há quem cobre os outros por respostas não dadas. É certo que você não quer que alguém passe um dia ou mais sem responder às suas mensagens, entretanto, é preciso ter bom senso.

Por vezes, quem recebe e lê nossas mensagens não está, necessariamente, no melhor momento para respondê-las. Pode ser também que não tenha a resposta ainda e prefira deixar a réplica para depois. Por isso, paciência!

Evite mensagens como “eu sei que você leu! Por que não respondeu ainda?” e mantenha um relacionamento agradável com todos.

Evite ser cobrado por respostas rápidas

Depois da última dica para WhatsApp você está pensando em como evitar ser cobrado por respostas? Parte disso passa pela conduta de cada um ao utilizar o aplicativo, mas existe uma configuração que pode ajudar.

O WhatsApp dá aos usuários a opção de retirar a cor azul do sinal duplo ✓✓. Sendo assim, seus contatos vão saber que você recebeu a mensagem, mas não poderão descobrir se você as leu e quando as leu.

Para tanto, você precisa acessar as configurações do aplicativo -> conta -> privacidade -> recibo de leitura, e desativar essa função. No caminho, você vai perceber que tem outras interessantes opções de privacidade e que pode escolher, entre outras, quem vê suas fotos e seu status (qualquer pessoa ou apenas contatos?).

Saiba tirar proveito dos áudios

Muita gente sabe da dica de desativar o sinal duplo azul do WhatsApp. Com isso, pode ser que você realmente não consiga saber se uma pessoa leu aquela mensagem importante que você mandou.

É certo que, se o assunto é importante mesmo, uma ligação é recomendada. Porém, se você não conseguir contato, certamente vai enviar uma mensagem no WhatsApp. Nesses casos, a dica é optar por uma mensagem de áudio.

Por algum motivo o WhatsApp não tirou a cor azul (de mensagem ouvida) dos áudios que enviamos e recebemos, mesmo se tivermos mudado a configuração em questão.

Diferente do sinal duplo azul, porém, você precisa reparar na cor do microfone que aparece junto à mensagem de áudio que você evia. Verde é para mensagem não ouvida e azul é para mensagem ouvida.

Cancele o salvamento automático

Diariamente, recebemos muitas fotos e vídeos, não é mesmo? Em geral, essas mídias são automaticamente salvas na galeria de nossos aparelhos, ocupando espaço desnecessariamente.

Muitos dos celulares para idosos com WhatsApp, por exemplo, tem a capacidade de memória um pouco mais limitada, o que faz com que seja importante desativar o salvamento automático para salvar espaço.

Para tanto, você deve acessar configurações -> chats (ou conversas) -> salvar na galeria, e desativar essa função. Com isso, você tem a opção de salvar manualmente aquelas fotos e vídeos que realmente quiser guardar.

 Aprenda a usar o whatsapp web

Uma ferramenta muito útil, sobretudo por quem usa o WhatsApp a trabalho é a sua versão web. Em seu computador ou notebook, ao acessar https://web.whatsapp.com/, você abre uma página com um QR Code ― um quadrado com uma combinação geométrica dentro.

Em seguida, você deve abrir o WhatsApp pelo celular, acessar configurações -> WhatsApp Web/Desktop. A câmera do celular se abrirá e você deve posicioná-la capturando o QR Code. Em instantes, sua lista de conversas e grupos se abrirá na tela.

Para o dia a dia de trabalho, tende a ser muito mais fácil digitar pelo computador do que utilizar as teclas pequenas do celular moderno.

 Mude as características da fonte

Você sabia que pode deixar as palavras das mensagens que escreve em itálico, riscadas ou em negrito? Para tanto, basta inserir alguns “códigos” antes e depois das palavras ou frases que deseja mudar. Veja um exemplo:

“Boa tarde! A partir do dia _20 de setembro_, mudaremos para a *rua tal, número tal*. Venha nos visitar!”, resultando em: “Boa tarde! A partir do dia 20 de setembro, mudaremos para a rua tal, número tal. Venha nos visitar!”

Para o riscado, basta colocar ~antes e depois~.

 Configure mensagens automáticas

Outra dica de WhatsApp bem interessante para quem usa o aplicativo profissionalmente é configurar mensagens automáticas. Isso só pode ser feito se você baixar o WhatsApp Business ― ferramenta bastante similar à original, mas com funcionalidades exclusivas para o universo do trabalho.

Clientes podem entrar em contato a qualquer horário, mas nem sempre podemos responder, não é mesmo? Uma loja pode funcionar de 8h às 17h e receber pelo WhatsApp uma mensagem às 18h.

Com isso, ou você responde fora de seu horário de trabalho ou deixa o cliente esperando até o outro dia… A menos que configure o envio de mensagens automáticas.

O objetivo é garantir que, a cada contato fora do seu horário de trabalho, uma resposta seja dada para não deixar ninguém sem retorno. É você quem escolhe o que escrever, podendo elaborar algo como “Olá! Obrigado pelo seu contato. Retornarei amanhã a partir das 8h”.

Qual foi a sua dica para WhatsApp favorita? Conhece alguma outra que gostaria de compartilhar? Deixe seu comentário!