Se está sobrando um tempinho extra, algumas dicas de pintura podem te ajudar a preencher a sua agenda. A pintura, além de ser uma excelente atividade terapêutica, pode até te ajudar a colocar as suas finanças em dia, sabia?

Bom, para você descobrir essa e mais outras curiosidades sobre dicas de pintura, não deixe de ler o texto que a ObaBox preparou para você hoje. Temos certeza que você vai gostar. 

Boa leitura!

Pintura: Um hobby e uma atividade terapêutica

Um hobby é uma forma de você estar trabalhando em uma função, onde o principal objetivo é você relaxar e se divertir.

A pintura é uma atividade que traz calma, sutileza e sensibilidade. Também é uma atividade excelente para treinar a coordenação motora, o detalhismo e a atenção. 

Além de treinar a criatividade, a pintura é uma forma onde você pode se expressar.

Algumas pessoas utilizam nos desenhos e nas cores uma forma de encontrarem uma identidade própria. E você não precisa levar jeito para isso ou ser um verdadeiro artista. 

Alguns rabiscos podem ser o suficiente para você já começar a atividade e se sentir bem. A questão é se expressar. Para arte não há um critério ou julgamento. É ser quem você é.

Além disso, a atividade é terapêutica e faz com que você consiga estar mais a par dos próprios sentimentos. 

Psicologicamente, a atividade ajuda a pessoa entender o porquê sente determinadas emoções e o porquê determinados pensamentos podem lhe ocorrer. 

Começando a pintar: dicas de pintura

Se você quer começar a pintar em telas, é necessário você entender alguns procedimentos e materiais que você precisará usar para poder iniciar o seu trabalho. 

Vai começar a pintura a óleo? 

A tinta a óleo necessidade de cuidados específicos. Por isso, é necessário que você invista em:

  1. Comprar tintas e pincéis de qualidade boa: Pincéis de diferentes tamanhos e tintas de pigmento diferentes podem te ajudar a ter uma boa qualidade de arte. Não é necessário que você compre muita coisa, caso esteja iniciando agora, mas vale a pena investir em um bom material para resultados ainda melhores. 
  2. Telas pequenas para iniciantes: As telas pequenas são excelentes para quem deseja treinar o ato de pintar. Por mais que a vontade de comprar uma tela grande seja enorme, vale a pena segurar o impulso e ir aos poucos. 
  3. Reserve um espaço para a pintura: Boa parte das pessoas sabem que pintar pode sujar o espaço. Então, ter um lugar específico para isso é uma boa forma de economizar tempo na limpeza do espaço. 
  4. Esboce antes de pintar: Esboçar os primeiros rabiscos antes pode ser uma boa forma de você saber o que vai fazer na tela. Para isso, utilize o material desejado para conseguir prosseguir com a sua arte. 
  5. Se contente com uma paleta de cores mais limitadas: Os primeiros passos são como testes. É necessário você entender o básico para depois ir se aperfeiçoando nos tons e cores das tintas. 

Se você quiser se aventurar pela aquarela

  1. Experimente o guache: Uma das primeiras sugestões antes de começar pela aquarela é experimentar a tinta guache. Essa tinta tem um resultado similar e pode te mostrar o que você pode encontrar pintando com a aquarela. 
  2. Saiba qual o seu objetivo na pintura: Se você deseja apenas se aventurar desenhando uma vez, a tinta aquarela pode não ser a sua pegada. Até porque a aquarela é uma tinta mais cara e precisa ser usada mais do que uma vez. 
  3. Treine o seu desenho: Para utilizar bem a aquarela, o desenho é essencial para você conseguir pintar em seguida. 
  4. Quase toda pintura começa ruim, não foque nos resultados: Começar pode ser um desastre quando o assunto é resultado. Não desanime. Tudo é questão de prática. Se você se sentir mais confortável, contrate um professor para te ajudar. 

Quer tentar pintar no tecido? Vamos lá!

  1. Mantenha os materiais sempre à mão: Dessa forma fica mais fácil você começar e não ter que ficar procurando onde está o que depois de ter começado. 
  2. Pinte o tecido que esteja fixado a uma tábua: A tábua vai te dar sustentação na hora de você prosseguir com a sua pintura. Por isso, não dispense esse item durante a sua pintura. 
  3. Use a caneta para o caso de palavras: Precisa pintar um nome? Então, utilize canetas para te ajudar no primeiro tracejado da sua pintura. 
  4. Lápis 6B é essencial para ajudar na marcação do tecido: Assim você vai ter mais firmeza no traço e sem correr o risco do tecido ser danificado durante o processo. 

Utilizando as pinturas para vender

E se você deseja mais uma dica, que tal transformar o seu hobby em uma forma de ganhar dinheiro?

Dependendo da obra, algumas pode chegar a valer milhares de reais. Mas para quem está começando, comercializar entre amigos, parentes e vizinhos pode ser uma forma de fazer uma renda extra. 

Você viu nesse texto:

  • As pinturas são excelentes maneiras para poder relaxar, desestressar e também de treinar a criatividade;
  • Dependendo do material utilizado, o investimento pode ser significativo em materiais para pintura;
  • Os primeiros resultados não devem ser levados em conta. Para quem está começando o importante é treinar;
  • Caso você se sinta mais confortável, contratar um professor pode ser uma forma de te ajudar a avançar na arte da pintura de forma mais segura. 

Mais para você pintar e se aventurar

Agora que você já colocou a mão na massa, que tal dar continuidade e mudar o visual da sua casa? Se você achar uma boa ideia, está na hora de conhecer as dicas que a ObaBox separou para você nesse desafio. 

Não deixe de ler o nosso texto especial sobre o assunto: 8 dicas geniais para você fazer pintura de paredes. Depois conta para a gente como foi o processo e mostra também quais foram os seus resultados nos comentários! A gente está curioso para saber!

Esperamos que goste da leitura! Boa pintura!

Gostou do conteúdo? A gente espera que sim! Então, não deixe de compartilhar esse texto em suas redes sociais.

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *