Se você quer dar uma repaginada no local onde você mora, mas não sabe por onde começar, esse texto pode ajudar você. Que tal dar uma pintura na fachada de casa e deixar o ambiente parecendo novo?

E, olha, não precisa se preocupar com a quantidade de trabalho, porque com as dicas que trouxemos para você hoje, o que você vai ter é facilidade para fazer essa mudança da melhor maneira possível. 

Quer saber como? Então, venha conferir o que preparamos. Esperamos que goste da leitura!

Mais do que pintar, repaginar a casa!

Pintar a fachada da casa além de um trabalho simples, traz um aspecto completamente diferente para o ambiente da casa como um todo. Afinal, quem não gosta de ver uma casa recém-pintada? 

A partir das cores, é possível passar uma mensagem sobre a personalidade de quem vive naquele ambiente. Sem contar o quanto dá para ousar e colocar a criatividade para fora quando o assunto é pintura. 

Ah, e para quem acredita em energias, a pintura da casa simboliza limpeza energética. Quando você pinta um ambiente, por mais que seja externo, espiritualistas afirmam que essa ação move uma força para manter a casa próspera.

E até que faz sentido, pois a casa fica bonita e quem vive nela passa a se sentir melhor com a sensação de beleza e estética. 

Portanto, se você é o tipo da pessoa que adora um trabalho manual e quer fazer acontecer, começar esse cuidado pela fachada da casa pode ser inspirador. E quem sabe você não estende esse cuidado para outros cômodos da casa.

É só começar. 

Combinando bem, que mal tem?

Outro detalhe importante é a questão das combinações de cores. Pode ser uma verdadeira missão escolher quais são as mais adequadas ou que tragam um resultado esperado. 

Por isso, trouxemos aqui como as cores podem transmitir algumas ideias que podem ser perfeitas para o seu tipo de ambiente. Confira abaixo algumas combinações:

Vintage

Para um toque mais clássico, apostar no vermelho ou no ocre podem trazer uma sensação de classe e refinamento. Em alguns casos, dependendo da cor, combiná-las com o ambiente de fora pintando as esquadrias com cores diferentes, como o branco, por exemplo, pode produzir o efeito desejado. 

Moderno

Cores como o cinza e o azul escuro podem trazer para a fachada da sua casa um tom de modernidade. Além disso, o branco e o preto também fazem muito bem esse trabalho. Em algumas casas, também é comum ver duas cores juntas para produzir a sensação de profundidade e sombra. Vale a pena pensar nisso. 

Romântico

Cores suaves como o branco e o rosa produzem um efeito de leveza e romantismo. As cores combinam tanto para quem deseja um ar mais moderno e sofisticado, quanto para quem deseja apostar no vintage. 

Mistura de materiais

E nem sempre de tintas se vive uma boa fachada. Misturar materiais com os tons da fachada também pode ser um excelente insight. Uma parede de madeira com algumas paredes brancas. Ou então vidro e uma parede branca também pode ser uma ideia e tanto.

Cor e luz

A luz faz um trabalho incrível quando o assunto é fachada. Iluminar a sua fachada produz um efeito inesquecível e realça ainda mais a cor das paredes que vão o cartão de visita da sua casa. 

7 dicas para você pintar a fachada da casa

Agora que você já tem os insights para idealizar a pintura da sua fachada, está na hora de colocar a mão na massa. Conheça agora as 7 dicas que você precisa saber para começar a sua pintura agora mesmo.

  1. Considere o estilo da sua casa: Antes de pintar, entenda um pouco mais o estilo de casa que é a sua. Quais os materiais que foram usados para a construção, o ambiente da casa. Por exemplo, se você mora em um local arborizado, nada mais justo do que optar por uma cor de parede que se sobressai ao verde, como o branco. 
  2. Leve em conta o seu gosto: É bom ouvir opiniões, mas você deve estar satisfeito(a) com a escolha da cor da fachada. Por isso, invista no que te faz bem.
  3. Prepare a sua parede: Pintar a parede com mofo não adianta. É necessário cuidar dessa superfície para que a parede não fique com aspecto sujo novamente em poucos meses. 
  4. Faça testes: Experimente pintar um metro da sua parede e veja se o tom e a cor te agradam. Dessa forma, fica mais fácil saber se o resultado final vai agradar. 
  5. Dê preferência para tintas acrílicas foscas: São mais resistentes, duram mais e apresentam um excelente custo-benefício. 
  6. Se optar por uma cor mais forte: Não espere muito para retocar, pois tons fortes tendem a desbotar com o passar do tempo. Sempre que possível, renove a pintura. 
  7. Se optar por uma cor clara: As cores claras sujam mais rápido. O branco, por exemplo, de tempos em tempos precisa ser renovado para manter a sensação de clareza e limpeza. 

Você viu nesse texto:

  • É importante escolher a cor da fachada de acordo com a identidade da pessoa que deseja pintar;
  • Existe certos cuidados com a parede na hora de pintá-la;
  • Testar a cor antes de pintar definitivamente pode ajudar a saber como será o resultado final;
  • Escolher a cor também precisa da consideração sobre o tipo de ambiente onde fica a casa;
  • Tintas acrílicas podem ser um bom negócio para pinturas de fachada.

Mais sobre dicas de decoração

Se você quer continuar cuidando da sua casa da melhor maneira possível, é hora de conhecer mais um conteúdo que preparamos para você. 

Mas antes, deixa a gente te fazer uma pergunta: sobrou material da última reforma aí? Sabia que você essas sobras para um ter um ótimo proveito dentro da sua casa?

No texto Sobrou material da reforma? Dicas para aproveitar restos de tinta! nós vamos falar tudo sobre esse assunto para que você não perca nada do material que você já tem em casa. 

Esperamos que goste do texto!

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de compartilhar esse texto com quem precisa saber sobre as dicas de pintura para fachada da casa.

Share:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *